A integração das mídias no ensino médio politécnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orsato, Ivanete Terezinha Buttura
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133901
Resumo: Com o objetivo de ressaltar a importância das mídias na disciplina de Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico, foi desenvolvido um trabalho de pesquisa juntamente com os alunos e os professores que atuam na disciplina de Seminário Integrado desta modalidade de ensino, em uma Escola da rede Estadual que atua no nível do Ensino Médio Politécnico, situada na Região Norte do Rio Grande do Sul. Como tema do trabalho, destaca-se a importância das mídias no contexto escolar como fonte de informação e conhecimento, fundamental no desenvolvimento da proposta do ensino médio politécnico, bem como a inserção da disciplina de Seminário Integrado com a participação efetiva dos estudantes no desenvolvimento da pesquisa com a integração das mídias na construção de aprendizagens. A integração das diferentes mídias nas escolas ainda é um desafio para a maioria dos profissionais em educação, mas é necessário que ocorra essa integração para que o espaço escolar torne-se cada vez mais um local de construção de aprendizagens, dinâmico e atrativo para os alunos, pois estes já nasceram conectados com as diferentes mídias. A pesquisa de caráter qualitativo foi desenvolvida através da análise textual discursiva, das entrevistas realizadas aos professores e alunos e dos materiais produzidos pelos alunos na disciplina de Seminário Integrado, com o objetivo de demonstrar a importância da interação entre as mídias e o trabalho pedagógico, proporcionando uma abordagem mais ampla dos aspectos sociais no contexto escolar e analisar a integração das mídias como ferramenta disponível para o professor mediar as informações expostas pelos alunos transformando-as em aprendizagens. Após a análise dos materiais, verifica-se que a interação evidente entre as mídias e o trabalho pedagógico tem proporcionado uma abordagem mais ampla dos aspectos sociais no contexto escolar. Envolvendo os alunos com o cotidiano no intuito de provocar, analisar, discutir e interagir com diferentes situações para a construção do conhecimento. Portanto a integração das mídias é uma forma que o professor pode utilizar para mediar às informações expostas pelos alunos transformando-as em aprendizagens.
id UFRGS-2_0cc5874bf1b0f4fb79c098d3174de51c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133901
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Orsato, Ivanete Terezinha ButturaSilveira, Paloma Dias2016-03-17T02:05:30Z2015http://hdl.handle.net/10183/133901000981013Com o objetivo de ressaltar a importância das mídias na disciplina de Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico, foi desenvolvido um trabalho de pesquisa juntamente com os alunos e os professores que atuam na disciplina de Seminário Integrado desta modalidade de ensino, em uma Escola da rede Estadual que atua no nível do Ensino Médio Politécnico, situada na Região Norte do Rio Grande do Sul. Como tema do trabalho, destaca-se a importância das mídias no contexto escolar como fonte de informação e conhecimento, fundamental no desenvolvimento da proposta do ensino médio politécnico, bem como a inserção da disciplina de Seminário Integrado com a participação efetiva dos estudantes no desenvolvimento da pesquisa com a integração das mídias na construção de aprendizagens. A integração das diferentes mídias nas escolas ainda é um desafio para a maioria dos profissionais em educação, mas é necessário que ocorra essa integração para que o espaço escolar torne-se cada vez mais um local de construção de aprendizagens, dinâmico e atrativo para os alunos, pois estes já nasceram conectados com as diferentes mídias. A pesquisa de caráter qualitativo foi desenvolvida através da análise textual discursiva, das entrevistas realizadas aos professores e alunos e dos materiais produzidos pelos alunos na disciplina de Seminário Integrado, com o objetivo de demonstrar a importância da interação entre as mídias e o trabalho pedagógico, proporcionando uma abordagem mais ampla dos aspectos sociais no contexto escolar e analisar a integração das mídias como ferramenta disponível para o professor mediar as informações expostas pelos alunos transformando-as em aprendizagens. Após a análise dos materiais, verifica-se que a interação evidente entre as mídias e o trabalho pedagógico tem proporcionado uma abordagem mais ampla dos aspectos sociais no contexto escolar. Envolvendo os alunos com o cotidiano no intuito de provocar, analisar, discutir e interagir com diferentes situações para a construção do conhecimento. Portanto a integração das mídias é uma forma que o professor pode utilizar para mediar às informações expostas pelos alunos transformando-as em aprendizagens.In order to emphasize the importance of media in Integrated Seminar discipline Polytechnic High School, a research project was developed together with students and teachers who work in Integrated Seminar discipline this type of education, in a state network of School which acts at the level of the Polytechnic High School, located in the northern region of Rio Grande do Sul. As a working theme, highlights the importance of media in the school context as a source of information and knowledge, instrumental in developing the proposal the average polytechnics as well as the insertion of the Integrated Seminar discipline with the effective participation of students in the development of research on the integration of media in building learning. The integration of different media in schools is still a challenge for most professionals in education, but it is necessary to occur this integration to the school environment increasingly becomes-a construction site of learning, dynamic and attractive for students because they were born connected with the different media. The qualitative research was carried out by discursive textual analysis of interviews conducted with teachers and students and materials produced by the students in the discipline of Integrated Seminar, in order to demonstrate the importance of the interaction between the media and the educational work, providing a broader approach to the social aspects in the school context and that the integration of media as a tool available to the teacher mediate the information exposed by the students turning them into learning. After analyzing the material, it turns out that the apparent interaction between the media and the educational work has provided a broader approach to the social aspects in the school context. Involving students with daily life in order to provoke, analyze, discuss and interact with different situations for the construction of knowledge. Therefore, the integration of media is one way that the teacher can use to mediate the information exposed by the students turning them into learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)PolitecniaMídiaSala de aulaMedia educationMedium polytechnic educationIntegrated seminarA integração das mídias no ensino médio politécnicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoSerafina Corrêa, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981013.pdf000981013.pdfTexto completoapplication/pdf2746848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133901/1/000981013.pdfd0eab1697c1bcbb1399eb705159d3c10MD51TEXT000981013.pdf.txt000981013.pdf.txtExtracted Texttext/plain122833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133901/2/000981013.pdf.txta978e30e3d3ef23c2b0e652b092013f8MD52THUMBNAIL000981013.pdf.jpg000981013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133901/3/000981013.pdf.jpgd0f4798334473dee8940749c8c695effMD5310183/1339012018-10-29 07:44:13.389oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133901Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A integração das mídias no ensino médio politécnico
title A integração das mídias no ensino médio politécnico
spellingShingle A integração das mídias no ensino médio politécnico
Orsato, Ivanete Terezinha Buttura
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Politecnia
Mídia
Sala de aula
Media education
Medium polytechnic education
Integrated seminar
title_short A integração das mídias no ensino médio politécnico
title_full A integração das mídias no ensino médio politécnico
title_fullStr A integração das mídias no ensino médio politécnico
title_full_unstemmed A integração das mídias no ensino médio politécnico
title_sort A integração das mídias no ensino médio politécnico
author Orsato, Ivanete Terezinha Buttura
author_facet Orsato, Ivanete Terezinha Buttura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orsato, Ivanete Terezinha Buttura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Paloma Dias
contributor_str_mv Silveira, Paloma Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Politecnia
Mídia
Sala de aula
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Politecnia
Mídia
Sala de aula
Media education
Medium polytechnic education
Integrated seminar
dc.subject.eng.fl_str_mv Media education
Medium polytechnic education
Integrated seminar
description Com o objetivo de ressaltar a importância das mídias na disciplina de Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico, foi desenvolvido um trabalho de pesquisa juntamente com os alunos e os professores que atuam na disciplina de Seminário Integrado desta modalidade de ensino, em uma Escola da rede Estadual que atua no nível do Ensino Médio Politécnico, situada na Região Norte do Rio Grande do Sul. Como tema do trabalho, destaca-se a importância das mídias no contexto escolar como fonte de informação e conhecimento, fundamental no desenvolvimento da proposta do ensino médio politécnico, bem como a inserção da disciplina de Seminário Integrado com a participação efetiva dos estudantes no desenvolvimento da pesquisa com a integração das mídias na construção de aprendizagens. A integração das diferentes mídias nas escolas ainda é um desafio para a maioria dos profissionais em educação, mas é necessário que ocorra essa integração para que o espaço escolar torne-se cada vez mais um local de construção de aprendizagens, dinâmico e atrativo para os alunos, pois estes já nasceram conectados com as diferentes mídias. A pesquisa de caráter qualitativo foi desenvolvida através da análise textual discursiva, das entrevistas realizadas aos professores e alunos e dos materiais produzidos pelos alunos na disciplina de Seminário Integrado, com o objetivo de demonstrar a importância da interação entre as mídias e o trabalho pedagógico, proporcionando uma abordagem mais ampla dos aspectos sociais no contexto escolar e analisar a integração das mídias como ferramenta disponível para o professor mediar as informações expostas pelos alunos transformando-as em aprendizagens. Após a análise dos materiais, verifica-se que a interação evidente entre as mídias e o trabalho pedagógico tem proporcionado uma abordagem mais ampla dos aspectos sociais no contexto escolar. Envolvendo os alunos com o cotidiano no intuito de provocar, analisar, discutir e interagir com diferentes situações para a construção do conhecimento. Portanto a integração das mídias é uma forma que o professor pode utilizar para mediar às informações expostas pelos alunos transformando-as em aprendizagens.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:05:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133901
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981013
url http://hdl.handle.net/10183/133901
identifier_str_mv 000981013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133901/1/000981013.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133901/2/000981013.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133901/3/000981013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d0eab1697c1bcbb1399eb705159d3c10
a978e30e3d3ef23c2b0e652b092013f8
d0f4798334473dee8940749c8c695eff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500676657152