Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98906 |
Resumo: | Investigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa. |
id |
UFRGS-2_fbe047ebbab8c744352f417d826e305c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98906 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dorneles, Pedro Fernando TeixeiraAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angela2014-07-29T02:05:06Z20121516-7313http://hdl.handle.net/10183/98906000827546Investigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa.The purpose was to investigate ways to integrate computational and experimental activities to make them complementary, thus helping students to achieve meaningful learning of physics concepts and to understand some ideas about scientific models. We designed a didactical approach covering electromagnetism topics at the level of General Physics based on Ausubel’s meaningful learning theory, Bunge’s epistemological view about scientific models and science development and Vygotsky’s socialinteraction theory. This didactical approach was applied to a class of undergraduate physics students. The results show that the integration of these two kinds of activities can provide the students a more appropriate epistemological perspective of the roles of theoretical models in Physics and experimental and computational activities in the learning processes. This encourages interactivity and engagement of the students with their own learning, transforming the classroom into an environment suitable for the meaningful learning of physical concepts of electromagnetism.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 18, n. 1 (2012), p. 99-122Ensino de físicaEnsino superiorSimulação computacionalAprendizagem significativaComputer activitiesExperimental activitiesElectromagnetismPhysics teachingHigher educationDidacticsIntegração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geralIntegration between computational and experimental activities as instructional resources in teaching electromagnetism in general physics info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000827546.pdf000827546.pdfTexto completoapplication/pdf213180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98906/1/000827546.pdf8b8b2900792b841fb53ba8fdea8759baMD51TEXT000827546.pdf.txt000827546.pdf.txtExtracted Texttext/plain78560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98906/2/000827546.pdf.txt0d96ec02478348e57a68cc60590ad607MD52THUMBNAIL000827546.pdf.jpg000827546.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98906/3/000827546.pdf.jpgccb1a52de320929d7e55d1f46a0e504dMD5310183/989062023-08-09 03:48:53.924165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98906Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-09T06:48:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Integration between computational and experimental activities as instructional resources in teaching electromagnetism in general physics |
title |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
spellingShingle |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral Dorneles, Pedro Fernando Teixeira Ensino de física Ensino superior Simulação computacional Aprendizagem significativa Computer activities Experimental activities Electromagnetism Physics teaching Higher education Didactics |
title_short |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
title_full |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
title_fullStr |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
title_full_unstemmed |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
title_sort |
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral |
author |
Dorneles, Pedro Fernando Teixeira |
author_facet |
Dorneles, Pedro Fernando Teixeira Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorneles, Pedro Fernando Teixeira Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino superior Simulação computacional Aprendizagem significativa |
topic |
Ensino de física Ensino superior Simulação computacional Aprendizagem significativa Computer activities Experimental activities Electromagnetism Physics teaching Higher education Didactics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computer activities Experimental activities Electromagnetism Physics teaching Higher education Didactics |
description |
Investigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-29T02:05:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98906 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000827546 |
identifier_str_mv |
1516-7313 000827546 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência & educação. Bauru. Vol. 18, n. 1 (2012), p. 99-122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98906/1/000827546.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98906/2/000827546.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98906/3/000827546.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b8b2900792b841fb53ba8fdea8759ba 0d96ec02478348e57a68cc60590ad607 ccb1a52de320929d7e55d1f46a0e504d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447551781896192 |