Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araujo, Ives Solano, Veit, Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98906
Resumo: Investigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa.
id UFRGS-2_fbe047ebbab8c744352f417d826e305c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98906
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dorneles, Pedro Fernando TeixeiraAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angela2014-07-29T02:05:06Z20121516-7313http://hdl.handle.net/10183/98906000827546Investigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa.The purpose was to investigate ways to integrate computational and experimental activities to make them complementary, thus helping students to achieve meaningful learning of physics concepts and to understand some ideas about scientific models. We designed a didactical approach covering electromagnetism topics at the level of General Physics based on Ausubel’s meaningful learning theory, Bunge’s epistemological view about scientific models and science development and Vygotsky’s socialinteraction theory. This didactical approach was applied to a class of undergraduate physics students. The results show that the integration of these two kinds of activities can provide the students a more appropriate epistemological perspective of the roles of theoretical models in Physics and experimental and computational activities in the learning processes. This encourages interactivity and engagement of the students with their own learning, transforming the classroom into an environment suitable for the meaningful learning of physical concepts of electromagnetism.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 18, n. 1 (2012), p. 99-122Ensino de físicaEnsino superiorSimulação computacionalAprendizagem significativaComputer activitiesExperimental activitiesElectromagnetismPhysics teachingHigher educationDidacticsIntegração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geralIntegration between computational and experimental activities as instructional resources in teaching electromagnetism in general physics info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000827546.pdf000827546.pdfTexto completoapplication/pdf213180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98906/1/000827546.pdf8b8b2900792b841fb53ba8fdea8759baMD51TEXT000827546.pdf.txt000827546.pdf.txtExtracted Texttext/plain78560http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98906/2/000827546.pdf.txt0d96ec02478348e57a68cc60590ad607MD52THUMBNAIL000827546.pdf.jpg000827546.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98906/3/000827546.pdf.jpgccb1a52de320929d7e55d1f46a0e504dMD5310183/989062023-08-09 03:48:53.924165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98906Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-09T06:48:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integration between computational and experimental activities as instructional resources in teaching electromagnetism in general physics
title Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
spellingShingle Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Ensino de física
Ensino superior
Simulação computacional
Aprendizagem significativa
Computer activities
Experimental activities
Electromagnetism
Physics teaching
Higher education
Didactics
title_short Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
title_full Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
title_fullStr Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
title_full_unstemmed Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
title_sort Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
author Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
author_facet Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author_role author
author2 Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino superior
Simulação computacional
Aprendizagem significativa
topic Ensino de física
Ensino superior
Simulação computacional
Aprendizagem significativa
Computer activities
Experimental activities
Electromagnetism
Physics teaching
Higher education
Didactics
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer activities
Experimental activities
Electromagnetism
Physics teaching
Higher education
Didactics
description Investigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T02:05:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98906
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000827546
identifier_str_mv 1516-7313
000827546
url http://hdl.handle.net/10183/98906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & educação. Bauru. Vol. 18, n. 1 (2012), p. 99-122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98906/1/000827546.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98906/2/000827546.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98906/3/000827546.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b8b2900792b841fb53ba8fdea8759ba
0d96ec02478348e57a68cc60590ad607
ccb1a52de320929d7e55d1f46a0e504d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447551781896192