Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles,Pedro Fernando Teixeira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araujo,Ives Solano, Veit,Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100007
Resumo: Investigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa.
id UNESP-22_75ee5c57b62688cabf770822218f022d
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000100007
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geralAtividades experimentaisAtividades computacionaisEletromagnetismoEnsino de físicaEnsino SuperiorDidáticaInvestigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100007Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000100007info:eu-repo/semantics/openAccessDorneles,Pedro Fernando TeixeiraAraujo,Ives SolanoVeit,Eliane Angelapor2012-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000100007Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:43.323314Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
title Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
spellingShingle Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
Dorneles,Pedro Fernando Teixeira
Atividades experimentais
Atividades computacionais
Eletromagnetismo
Ensino de física
Ensino Superior
Didática
title_short Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
title_full Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
title_fullStr Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
title_full_unstemmed Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
title_sort Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em física geral
author Dorneles,Pedro Fernando Teixeira
author_facet Dorneles,Pedro Fernando Teixeira
Araujo,Ives Solano
Veit,Eliane Angela
author_role author
author2 Araujo,Ives Solano
Veit,Eliane Angela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles,Pedro Fernando Teixeira
Araujo,Ives Solano
Veit,Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades experimentais
Atividades computacionais
Eletromagnetismo
Ensino de física
Ensino Superior
Didática
topic Atividades experimentais
Atividades computacionais
Eletromagnetismo
Ensino de física
Ensino Superior
Didática
description Investigam-se formas de integração entre atividades computacionais e experimentais de modo a torná-las complementares, auxiliando os alunos a atingirem uma aprendizagem significativa de conceitos de Física e compreenderem algumas ideias sobre modelos científicos. A proposta didática, fundamentada: na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa, na visão epistemológica de Bunge sobre modelos teóricos, e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, foi aplicada a uma turma de licenciatura em Física da UFRGS, abrangendo todo o conteúdo de Eletromagnetismo em nível de Física Geral. Os resultados mostram que a integração proposta pode proporcionar aos alunos uma visão epistemológica mais adequada sobre o papel dos modelos teóricos em Física e das atividades computacionais e experimentais nos processos de aprendizagem, promovendo a interatividade e seu engajamento no próprio aprendizado, e transformando a sala de aula em um ambiente propício para uma aprendizagem significativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956565381120