The Production of the subject with high abilities in mathematics and school inclusion in contemporary education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jelinek, Karin Ritter
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: López Bello, Samuel Edmundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232839
Resumo: Entendendo as altas habilidades em Matemática como práticas que, em meio a relações de poder-saber, identificam, comparam e classificam os sujeitos-alunos como sendo portadores de altas habilidades, este artigo tem por objetivo discutir como jogos de poder-linguagem produzem essas formas-sujeito na escola contemporânea. A produção analítico-conceitual tomou como base os pensamentos de M. Foucault e autores afins, no que se refere às discussões sobre linguagem, práticas discursivas, relações de poder e formas de governo. Na esteira desses estudos, pensa-se a política educacional inclusiva, destacando seus efeitos nas maneiras de se orientarem condutas e performances no âmbito do neoliberalismo e seus efeitos na escola contemporânea no Brasil. Assim, as altas habilidades não constituem apenas uma atualização de nomenclatura ou uma mera acomodação de vocabulário, mas diz respeito a todo um jogo de poder e classificação que no espaço escolar produz "o sujeito-aluno portador de altas habilidades" a partir de normas, processos e finalidades comportamentais e performativas.
id UFRGS-2_fc9ff730b9c10ad6f100da170c8ec0e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232839
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jelinek, Karin RitterLópez Bello, Samuel Edmundo2021-12-11T04:46:18Z20180103-7307http://hdl.handle.net/10183/232839001085760Entendendo as altas habilidades em Matemática como práticas que, em meio a relações de poder-saber, identificam, comparam e classificam os sujeitos-alunos como sendo portadores de altas habilidades, este artigo tem por objetivo discutir como jogos de poder-linguagem produzem essas formas-sujeito na escola contemporânea. A produção analítico-conceitual tomou como base os pensamentos de M. Foucault e autores afins, no que se refere às discussões sobre linguagem, práticas discursivas, relações de poder e formas de governo. Na esteira desses estudos, pensa-se a política educacional inclusiva, destacando seus efeitos nas maneiras de se orientarem condutas e performances no âmbito do neoliberalismo e seus efeitos na escola contemporânea no Brasil. Assim, as altas habilidades não constituem apenas uma atualização de nomenclatura ou uma mera acomodação de vocabulário, mas diz respeito a todo um jogo de poder e classificação que no espaço escolar produz "o sujeito-aluno portador de altas habilidades" a partir de normas, processos e finalidades comportamentais e performativas.Understanding high abilities in Mathematics as practices that amidst power-knowledge relations identify, compare, and classify the student-subjects as persons with high abilities, this article aims to discuss how power-language games produce these subject-forms in contemporary school. Our analytical-conceptual production was based on the thoughts of M. Foucault and related authors in relation to language, discursive practices, power relations, and forms of government. Following these studies, the inclusive educational policy is analyzed, emphasizing its effects on how conducts and performances are handled in the context of neoliberalism, as well as its effects on contemporary school in Brazil. Thus, high abilities constitute no mere update of nomenclature or adjustment of vocabulary, but refer to a game of power and classification that produces, in the school space, the student-subject with high abilities based on norms, processes, and purposes related to behavior and performanceapplication/pdfengPro-posições. Campinas, SP. Vol. 29, n.3 (set./dez. 2018), p. 117-137MatemáticaInclusão escolarInclusão escolarSubject with high abilitiesMathematicsEducational neoliberalismschool inclusionpower-language gamesThe Production of the subject with high abilities in mathematics and school inclusion in contemporary educationA produção do sujeito de altas habilidades em matemática e a inclusão escolar na educação contemporânea info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085760.pdf.txt001085760.pdf.txtExtracted Texttext/plain52910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232839/2/001085760.pdf.txtc52e0dc7eeb597e16732b6e9a42cae4eMD52ORIGINAL001085760.pdfTexto completo (inglês)application/pdf653596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232839/1/001085760.pdff6f1c197169f14b26c3e55ed8a2ff07bMD5110183/2328392021-12-20 05:30:42.453939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232839Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-20T07:30:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The Production of the subject with high abilities in mathematics and school inclusion in contemporary education
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A produção do sujeito de altas habilidades em matemática e a inclusão escolar na educação contemporânea
title The Production of the subject with high abilities in mathematics and school inclusion in contemporary education
spellingShingle The Production of the subject with high abilities in mathematics and school inclusion in contemporary education
Jelinek, Karin Ritter
Matemática
Inclusão escolar
Inclusão escolar
Subject with high abilities
Mathematics
Educational neoliberalism
school inclusion
power-language games
title_short The Production of the subject with high abilities in mathematics and school inclusion in contemporary education
title_full The Production of the subject with high abilities in mathematics and school inclusion in contemporary education
title_fullStr The Production of the subject with high abilities in mathematics and school inclusion in contemporary education
title_full_unstemmed The Production of the subject with high abilities in mathematics and school inclusion in contemporary education
title_sort The Production of the subject with high abilities in mathematics and school inclusion in contemporary education
author Jelinek, Karin Ritter
author_facet Jelinek, Karin Ritter
López Bello, Samuel Edmundo
author_role author
author2 López Bello, Samuel Edmundo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jelinek, Karin Ritter
López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Inclusão escolar
Inclusão escolar
topic Matemática
Inclusão escolar
Inclusão escolar
Subject with high abilities
Mathematics
Educational neoliberalism
school inclusion
power-language games
dc.subject.eng.fl_str_mv Subject with high abilities
Mathematics
Educational neoliberalism
school inclusion
power-language games
description Entendendo as altas habilidades em Matemática como práticas que, em meio a relações de poder-saber, identificam, comparam e classificam os sujeitos-alunos como sendo portadores de altas habilidades, este artigo tem por objetivo discutir como jogos de poder-linguagem produzem essas formas-sujeito na escola contemporânea. A produção analítico-conceitual tomou como base os pensamentos de M. Foucault e autores afins, no que se refere às discussões sobre linguagem, práticas discursivas, relações de poder e formas de governo. Na esteira desses estudos, pensa-se a política educacional inclusiva, destacando seus efeitos nas maneiras de se orientarem condutas e performances no âmbito do neoliberalismo e seus efeitos na escola contemporânea no Brasil. Assim, as altas habilidades não constituem apenas uma atualização de nomenclatura ou uma mera acomodação de vocabulário, mas diz respeito a todo um jogo de poder e classificação que no espaço escolar produz "o sujeito-aluno portador de altas habilidades" a partir de normas, processos e finalidades comportamentais e performativas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-11T04:46:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232839
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-7307
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085760
identifier_str_mv 0103-7307
001085760
url http://hdl.handle.net/10183/232839
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pro-posições. Campinas, SP. Vol. 29, n.3 (set./dez. 2018), p. 117-137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232839/2/001085760.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232839/1/001085760.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c52e0dc7eeb597e16732b6e9a42cae4e
f6f1c197169f14b26c3e55ed8a2ff07b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225045526183936