Uso de um software de correção automática : uma alternativa para viabilizar o processo avaliativo contínuo no contexto do ensino universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sauerwein, Ricardo Andreas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Josemar, Pastorio, Dioni Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196333
Resumo: A avaliação continuada tem sido apontada como um dos fatores-chave para se alcançar uma aprendizagem mais efetiva. Porém, no caso de turmas grandes, um limitante para a implementação desse tipo de avaliação é a sobrecarga que acarreta ao docente no que concerne à correção, processamento e divulgação do aproveitamento das atividades realizadas. O emprego de ferramentas computacionais para apoiar o trabalho docente no processo avaliativo vem sendo apontado como uma das possíveis alternativas para superar essa dificuldade. Por isso, neste trabalho, temos por objetivo investigar as potencialidades de um software de correção automática — Auto Multiple Choice (AMC). Ou seja, analisamos o AMC como ferramenta usada na implementação de um processo de avaliação continuada, baseada na resolução de problemas numéricos, composto de seis (6) testes curtos e duas (2) provas, o qual foi implementado com duas turmas de cursos Engenharia, com um total de sessenta e sete (67) alunos.
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spelling Sauerwein, Ricardo AndreasAlves, JosemarPastorio, Dioni Paulo2019-06-27T02:36:27Z20181516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/196333001092503A avaliação continuada tem sido apontada como um dos fatores-chave para se alcançar uma aprendizagem mais efetiva. Porém, no caso de turmas grandes, um limitante para a implementação desse tipo de avaliação é a sobrecarga que acarreta ao docente no que concerne à correção, processamento e divulgação do aproveitamento das atividades realizadas. O emprego de ferramentas computacionais para apoiar o trabalho docente no processo avaliativo vem sendo apontado como uma das possíveis alternativas para superar essa dificuldade. Por isso, neste trabalho, temos por objetivo investigar as potencialidades de um software de correção automática — Auto Multiple Choice (AMC). Ou seja, analisamos o AMC como ferramenta usada na implementação de um processo de avaliação continuada, baseada na resolução de problemas numéricos, composto de seis (6) testes curtos e duas (2) provas, o qual foi implementado com duas turmas de cursos Engenharia, com um total de sessenta e sete (67) alunos.Continuous assessment has been identified as one of the key factors for achieving more effective learning. However, in the context of large classes, a limitation for the execution of this type of assessment is the overload that it entails to the teacher regarding the correction, processing and feedback of the activities carried out. The use of computational tools to support the teacher work in the assessment process has been pointed out as one of the possible alternatives to overcome this difficulty. Therefore, in this work, we aim to investigate the potentialities of an automatic correction software — Auto Multiple Choice (AMC). That is, we analyze the AMC as a tool effectively used in the implementation of a continuous assessment process, based on the solving of numerical problems, composed of 6 short tests and 2 main tests, which was implemented with two classes of engineering courses, with a total of 67 students.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 21, n. 3 (set./dez. 2018), p. 62-72Ensino de físicaAvaliação da aprendizagemResolução de problemasMétodos computacionaisAutomatic correction softwareAuto multiple choiceContinuous assessment processPhysics teachingUso de um software de correção automática : uma alternativa para viabilizar o processo avaliativo contínuo no contexto do ensino universitárioUse of automatic correction software : an alternative to allow the process of continuous assessment in the context of university educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092503.pdf.txt001092503.pdf.txtExtracted Texttext/plain38789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196333/2/001092503.pdf.txt68af5f1b0cff9e8b1c67d7a0d85a5201MD52ORIGINAL001092503.pdfTexto completoapplication/pdf307303http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196333/1/001092503.pdfde35b7f9f6f107d391032f304d3dca17MD5110183/1963332023-06-03 03:37:52.805994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196333Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-03T06:37:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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