Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Carolini Andres da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/246537
Resumo: O presente trabalho de conclusão de licenciatura da Ciências Sociais propõe-se a relatar e analisar o período de estágio docente na disciplina de Sociologia, durante o segundo semestre de 2016, em uma escola tradicional de Porto Alegre. Compreendendo os limites e explorando as possibilidades dos estudantes durante o estágio. Analisando as minhas escolhas pedagógicas, a fim de construir um ambiente propício para o desenvolvimento do saber sociológico. Buscando as percepções dos estudantes durante o período do estágio, com o intuito de a partir das opiniões dos mesmos, aperfeiçoar a metodologia em sala de aula. Relacionando também, a experiência do estágio com os preceitos sociológicos e didáticos-pedagógicos do ensino da Sociologia.
id UFRGS-2_fd1c79a20af4ba5e4e253ab24a660a2b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246537
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Ana Carolini Andres daRaizer, Leandro2022-08-10T04:48:36Z2018http://hdl.handle.net/10183/246537001146588O presente trabalho de conclusão de licenciatura da Ciências Sociais propõe-se a relatar e analisar o período de estágio docente na disciplina de Sociologia, durante o segundo semestre de 2016, em uma escola tradicional de Porto Alegre. Compreendendo os limites e explorando as possibilidades dos estudantes durante o estágio. Analisando as minhas escolhas pedagógicas, a fim de construir um ambiente propício para o desenvolvimento do saber sociológico. Buscando as percepções dos estudantes durante o período do estágio, com o intuito de a partir das opiniões dos mesmos, aperfeiçoar a metodologia em sala de aula. Relacionando também, a experiência do estágio com os preceitos sociológicos e didáticos-pedagógicos do ensino da Sociologia.This study completion degree of Social Sciences proposes to report and analyze the teacher probationary period in the discipline of Sociology during the second half of 2016, in a traditional school of Porto Alegre. Understanding the limits and exploring the possibilities of the students during the internship. Analyzing my pedagogical choices in order to build an enabling environment for the development of sociological knowledge. Seeking the perceptions of students during the internship period, in order to from the views of the same, improve the methodology in the classroom. Relating also the stage experience with sociological and didactic and pedagogical principles of teaching Sociology.application/pdfporEstágio supervisionadoEnsino de sociologiaEnsino médioDocênciaEnsino e aprendizagemInternshipTeachingHigh SchoolLearningEnsinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146588.pdf.txt001146588.pdf.txtExtracted Texttext/plain45999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246537/2/001146588.pdf.txtfa5f2a84323768429056696adbcde821MD52ORIGINAL001146588.pdfTexto completoapplication/pdf225027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246537/1/001146588.pdf900b8de5bf58ab3c2a35f780856c29c3MD5110183/2465372022-08-11 04:44:58.264374oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246537Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-11T07:44:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência
title Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência
spellingShingle Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência
Silva, Ana Carolini Andres da
Estágio supervisionado
Ensino de sociologia
Ensino médio
Docência
Ensino e aprendizagem
Internship
Teaching
High School
Learning
title_short Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência
title_full Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência
title_fullStr Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência
title_full_unstemmed Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência
title_sort Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência
author Silva, Ana Carolini Andres da
author_facet Silva, Ana Carolini Andres da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Carolini Andres da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raizer, Leandro
contributor_str_mv Raizer, Leandro
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Ensino de sociologia
Ensino médio
Docência
Ensino e aprendizagem
topic Estágio supervisionado
Ensino de sociologia
Ensino médio
Docência
Ensino e aprendizagem
Internship
Teaching
High School
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Internship
Teaching
High School
Learning
description O presente trabalho de conclusão de licenciatura da Ciências Sociais propõe-se a relatar e analisar o período de estágio docente na disciplina de Sociologia, durante o segundo semestre de 2016, em uma escola tradicional de Porto Alegre. Compreendendo os limites e explorando as possibilidades dos estudantes durante o estágio. Analisando as minhas escolhas pedagógicas, a fim de construir um ambiente propício para o desenvolvimento do saber sociológico. Buscando as percepções dos estudantes durante o período do estágio, com o intuito de a partir das opiniões dos mesmos, aperfeiçoar a metodologia em sala de aula. Relacionando também, a experiência do estágio com os preceitos sociológicos e didáticos-pedagógicos do ensino da Sociologia.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-10T04:48:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/246537
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001146588
url http://hdl.handle.net/10183/246537
identifier_str_mv 001146588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246537/2/001146588.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246537/1/001146588.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa5f2a84323768429056696adbcde821
900b8de5bf58ab3c2a35f780856c29c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224639650725888