Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/246537 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de licenciatura da Ciências Sociais propõe-se a relatar e analisar o período de estágio docente na disciplina de Sociologia, durante o segundo semestre de 2016, em uma escola tradicional de Porto Alegre. Compreendendo os limites e explorando as possibilidades dos estudantes durante o estágio. Analisando as minhas escolhas pedagógicas, a fim de construir um ambiente propício para o desenvolvimento do saber sociológico. Buscando as percepções dos estudantes durante o período do estágio, com o intuito de a partir das opiniões dos mesmos, aperfeiçoar a metodologia em sala de aula. Relacionando também, a experiência do estágio com os preceitos sociológicos e didáticos-pedagógicos do ensino da Sociologia. |
id |
UFRGS-2_fd1c79a20af4ba5e4e253ab24a660a2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246537 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Ana Carolini Andres daRaizer, Leandro2022-08-10T04:48:36Z2018http://hdl.handle.net/10183/246537001146588O presente trabalho de conclusão de licenciatura da Ciências Sociais propõe-se a relatar e analisar o período de estágio docente na disciplina de Sociologia, durante o segundo semestre de 2016, em uma escola tradicional de Porto Alegre. Compreendendo os limites e explorando as possibilidades dos estudantes durante o estágio. Analisando as minhas escolhas pedagógicas, a fim de construir um ambiente propício para o desenvolvimento do saber sociológico. Buscando as percepções dos estudantes durante o período do estágio, com o intuito de a partir das opiniões dos mesmos, aperfeiçoar a metodologia em sala de aula. Relacionando também, a experiência do estágio com os preceitos sociológicos e didáticos-pedagógicos do ensino da Sociologia.This study completion degree of Social Sciences proposes to report and analyze the teacher probationary period in the discipline of Sociology during the second half of 2016, in a traditional school of Porto Alegre. Understanding the limits and exploring the possibilities of the students during the internship. Analyzing my pedagogical choices in order to build an enabling environment for the development of sociological knowledge. Seeking the perceptions of students during the internship period, in order to from the views of the same, improve the methodology in the classroom. Relating also the stage experience with sociological and didactic and pedagogical principles of teaching Sociology.application/pdfporEstágio supervisionadoEnsino de sociologiaEnsino médioDocênciaEnsino e aprendizagemInternshipTeachingHigh SchoolLearningEnsinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146588.pdf.txt001146588.pdf.txtExtracted Texttext/plain45999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246537/2/001146588.pdf.txtfa5f2a84323768429056696adbcde821MD52ORIGINAL001146588.pdfTexto completoapplication/pdf225027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246537/1/001146588.pdf900b8de5bf58ab3c2a35f780856c29c3MD5110183/2465372022-08-11 04:44:58.264374oai:www.lume.ufrgs.br:10183/246537Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-11T07:44:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência |
title |
Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência |
spellingShingle |
Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência Silva, Ana Carolini Andres da Estágio supervisionado Ensino de sociologia Ensino médio Docência Ensino e aprendizagem Internship Teaching High School Learning |
title_short |
Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência |
title_full |
Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência |
title_fullStr |
Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência |
title_sort |
Ensinar e aprender sociologia no ensino médio : um relato de experiência |
author |
Silva, Ana Carolini Andres da |
author_facet |
Silva, Ana Carolini Andres da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Carolini Andres da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Raizer, Leandro |
contributor_str_mv |
Raizer, Leandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Ensino de sociologia Ensino médio Docência Ensino e aprendizagem |
topic |
Estágio supervisionado Ensino de sociologia Ensino médio Docência Ensino e aprendizagem Internship Teaching High School Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Internship Teaching High School Learning |
description |
O presente trabalho de conclusão de licenciatura da Ciências Sociais propõe-se a relatar e analisar o período de estágio docente na disciplina de Sociologia, durante o segundo semestre de 2016, em uma escola tradicional de Porto Alegre. Compreendendo os limites e explorando as possibilidades dos estudantes durante o estágio. Analisando as minhas escolhas pedagógicas, a fim de construir um ambiente propício para o desenvolvimento do saber sociológico. Buscando as percepções dos estudantes durante o período do estágio, com o intuito de a partir das opiniões dos mesmos, aperfeiçoar a metodologia em sala de aula. Relacionando também, a experiência do estágio com os preceitos sociológicos e didáticos-pedagógicos do ensino da Sociologia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-10T04:48:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/246537 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001146588 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/246537 |
identifier_str_mv |
001146588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246537/2/001146588.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/246537/1/001146588.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa5f2a84323768429056696adbcde821 900b8de5bf58ab3c2a35f780856c29c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224639650725888 |