Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Natacha da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Wittizorecki, Elisandro Schultz, Fraga, Alex Branco, Fonseca, Denise Grosso da, Machado, Roseli Belmonte, Ilha, Franciele Roos da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254553
Resumo: A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e organizacionais são pontos chave de tensão e problemática na construção curricular. Estas implicam na oferta de formação continuada de professores, nas questões de tempo e espaço da escola, bem como na formulação de recorrentes e contrastantes orientações educacionais e curriculares, e por sua vez ressoam nas condições e possibilidades de autonomia da escola no sentido de sua construção curricular.
id UFRGS-2_9727510c053aeea8c089e0f325e66913
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254553
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tavares, Natacha da SilvaWittizorecki, Elisandro SchultzFraga, Alex BrancoFonseca, Denise Grosso daMachado, Roseli BelmonteIlha, Franciele Roos da Silva2023-02-10T04:55:01Z20210103-4111http://hdl.handle.net/10183/254553001147231A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e organizacionais são pontos chave de tensão e problemática na construção curricular. Estas implicam na oferta de formação continuada de professores, nas questões de tempo e espaço da escola, bem como na formulação de recorrentes e contrastantes orientações educacionais e curriculares, e por sua vez ressoam nas condições e possibilidades de autonomia da escola no sentido de sua construção curricular.The research that gave rise to this text was carried out by means of an ethnographic case study at a state schoolin Rio Grande do Sul in Viamão, duration of one academic year, through participant observation, semistructured interviews and documentary analysis. The objective of this article is to identify the tensions and problems involvedin the curricular construction process of the final years of elementary schoolin a state schoolin Rio Grande do Sul (RS). We understood that political and organizational decisions are key points of tension and problematic in curricular construction. These decisions imply the provision of continuous teacher training in the time and space of the school, as well as in the formulation of constant and different educational and curricular guidelines, and in turn resonate in the conditions and possibilities of autonomy of the schoolin the sense of its curricular construction.La investigación que originó este texto se realizó através de une studio de caso etnográfico en una escuela estatal de Rio Grande do Sul en la ciudad de Viamão que duró un año académico (diezmeses), através de observación participante, entrevistas semiestructuradas y análisis de documentos. El objetivo deeste artículo es identificar las tensiones y los problemas involucrados en el proceso de construcción curricularde los últimos años de la escuela primaria en una escuela estatal en Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que las decisiones políticas y organizativas son puntos clave de tensión y problemáticos en la construcción curricular. Estas decisiones implican la provisión de educación docente continua, cuestiones de tiempo y de espacio em la escuela, así como la formulación de orientaciones educativas y curriculares recurrentes y contrastantes, y a su vez resuenan con las condiciones y posibilidades de autonomíaescolar hacia construcción curricular.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 33, n.64 (2021), p. 01-20EducaçãoEnsino fundamentalCurrículoElementary schoolCurricular constructionBasic educationEnseñanza fundamentalConstrucción curricularEducación básicaDescaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricularNeglect, desorientation and continued (desin)formation: resonances in the curricular constructionPérdida, desorientación y entrenamiento continuo: resonancias en la construcción curricularinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147231.pdf.txt001147231.pdf.txtExtracted Texttext/plain49921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254553/2/001147231.pdf.txtbfa5a5df6b84f00b616de057525ec437MD52ORIGINAL001147231.pdfTexto completoapplication/pdf264416http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254553/1/001147231.pdf5f7ad91b639eb0c63cb93541420c3db2MD5110183/2545532023-02-11 06:05:06.673699oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:05:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Neglect, desorientation and continued (desin)formation: resonances in the curricular construction
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Pérdida, desorientación y entrenamiento continuo: resonancias en la construcción curricular
title Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular
spellingShingle Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular
Tavares, Natacha da Silva
Educação
Ensino fundamental
Currículo
Elementary school
Curricular construction
Basic education
Enseñanza fundamental
Construcción curricular
Educación básica
title_short Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular
title_full Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular
title_fullStr Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular
title_full_unstemmed Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular
title_sort Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular
author Tavares, Natacha da Silva
author_facet Tavares, Natacha da Silva
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Fraga, Alex Branco
Fonseca, Denise Grosso da
Machado, Roseli Belmonte
Ilha, Franciele Roos da Silva
author_role author
author2 Wittizorecki, Elisandro Schultz
Fraga, Alex Branco
Fonseca, Denise Grosso da
Machado, Roseli Belmonte
Ilha, Franciele Roos da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Natacha da Silva
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Fraga, Alex Branco
Fonseca, Denise Grosso da
Machado, Roseli Belmonte
Ilha, Franciele Roos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino fundamental
Currículo
topic Educação
Ensino fundamental
Currículo
Elementary school
Curricular construction
Basic education
Enseñanza fundamental
Construcción curricular
Educación básica
dc.subject.eng.fl_str_mv Elementary school
Curricular construction
Basic education
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza fundamental
Construcción curricular
Educación básica
description A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e organizacionais são pontos chave de tensão e problemática na construção curricular. Estas implicam na oferta de formação continuada de professores, nas questões de tempo e espaço da escola, bem como na formulação de recorrentes e contrastantes orientações educacionais e curriculares, e por sua vez ressoam nas condições e possibilidades de autonomia da escola no sentido de sua construção curricular.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-10T04:55:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254553
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-4111
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147231
identifier_str_mv 0103-4111
001147231
url http://hdl.handle.net/10183/254553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Motrivivência. Florianópolis. Vol. 33, n.64 (2021), p. 01-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254553/2/001147231.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254553/1/001147231.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bfa5a5df6b84f00b616de057525ec437
5f7ad91b639eb0c63cb93541420c3db2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225080359878656