Cibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografia
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196460 |
Resumo: | Em tempos e espaços de aprendizagem ubíqua, a sala de aula torna-se um território multidimensional, fonte de saberes múltiplos, conectados, multifacetados e interativos, no qual o digital encontra-se arraigado no cotidiano dos nossos alunos. As reflexões e proposições sobre a relação de autoria de OAs através de e-práticas pedagógicas colocam a cibercultura na apropriação de saberes, ampliando os potenciais tecnológicos de aprendizagem, principalmente, por direcionar o conhecimento às práticas comuns do seu cotidiano, tecendo currículos nômades. Deste modo, a relação cibercultura, OAs e e-práticas cria potenciais com diferentes linguagens para mediar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia. Experiência, vivência e territorialização de formas distintas e plurais de aprendizagem, a autoria como apropriação dos saberes são rasuras na escola. |
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Giordani, Ana Claudia CarvalhoTonini, Ivaine Maria2019-07-02T02:35:35Z2019http://hdl.handle.net/10183/196460001096597Em tempos e espaços de aprendizagem ubíqua, a sala de aula torna-se um território multidimensional, fonte de saberes múltiplos, conectados, multifacetados e interativos, no qual o digital encontra-se arraigado no cotidiano dos nossos alunos. As reflexões e proposições sobre a relação de autoria de OAs através de e-práticas pedagógicas colocam a cibercultura na apropriação de saberes, ampliando os potenciais tecnológicos de aprendizagem, principalmente, por direcionar o conhecimento às práticas comuns do seu cotidiano, tecendo currículos nômades. Deste modo, a relação cibercultura, OAs e e-práticas cria potenciais com diferentes linguagens para mediar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia. Experiência, vivência e territorialização de formas distintas e plurais de aprendizagem, a autoria como apropriação dos saberes são rasuras na escola.In times and spaces of learning, a classroom becomes a multidimensional territory, source of multiple knowledges, connected, multifaceted and interactive, without digital qualification is rooted without our students’ daily routine. As reflections and proposals on the autonomous relationship of OAs through pedagogical practices and practices, it is fundamental, by directing knowledge about the usual practices of their daily lives, weaving nomadic curricula. In this way, the relation cyberculture, OAs and e-practices creates potential with different languages for the process of teaching and learning Geography. Experience, experience and territorialization of distinct and plural forms of learning, the authorship as appropriation of the flavors are erasures in the school.application/pdfporMovimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 187-198CiberculturaCurrículoGeografiaGeography teachingCybercultureNomadic curriculumCibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096597.pdf.txt001096597.pdf.txtExtracted Texttext/plain28304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196460/2/001096597.pdf.txt5895095bae6ef24cd14429df5fe81fc4MD52ORIGINAL001096597.pdfCapítuloapplication/pdf224421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196460/1/001096597.pdf10a69fa0e7de3affe6f7077a10a652c0MD5110183/1964602023-01-05 05:57:42.026455oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196460Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T07:57:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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