Cibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordani, Ana Claudia Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tonini, Ivaine Maria
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196460
Resumo: Em tempos e espaços de aprendizagem ubíqua, a sala de aula torna-se um território multidimensional, fonte de saberes múltiplos, conectados, multifacetados e interativos, no qual o digital encontra-se arraigado no cotidiano dos nossos alunos. As reflexões e proposições sobre a relação de autoria de OAs através de e-práticas pedagógicas colocam a cibercultura na apropriação de saberes, ampliando os potenciais tecnológicos de aprendizagem, principalmente, por direcionar o conhecimento às práticas comuns do seu cotidiano, tecendo currículos nômades. Deste modo, a relação cibercultura, OAs e e-práticas cria potenciais com diferentes linguagens para mediar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia. Experiência, vivência e territorialização de formas distintas e plurais de aprendizagem, a autoria como apropriação dos saberes são rasuras na escola.
id UFRGS-2_fd6f531daa4f42370077a3c343d5f6fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196460
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Giordani, Ana Claudia CarvalhoTonini, Ivaine Maria2019-07-02T02:35:35Z2019http://hdl.handle.net/10183/196460001096597Em tempos e espaços de aprendizagem ubíqua, a sala de aula torna-se um território multidimensional, fonte de saberes múltiplos, conectados, multifacetados e interativos, no qual o digital encontra-se arraigado no cotidiano dos nossos alunos. As reflexões e proposições sobre a relação de autoria de OAs através de e-práticas pedagógicas colocam a cibercultura na apropriação de saberes, ampliando os potenciais tecnológicos de aprendizagem, principalmente, por direcionar o conhecimento às práticas comuns do seu cotidiano, tecendo currículos nômades. Deste modo, a relação cibercultura, OAs e e-práticas cria potenciais com diferentes linguagens para mediar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia. Experiência, vivência e territorialização de formas distintas e plurais de aprendizagem, a autoria como apropriação dos saberes são rasuras na escola.In times and spaces of learning, a classroom becomes a multidimensional territory, source of multiple knowledges, connected, multifaceted and interactive, without digital qualification is rooted without our students’ daily routine. As reflections and proposals on the autonomous relationship of OAs through pedagogical practices and practices, it is fundamental, by directing knowledge about the usual practices of their daily lives, weaving nomadic curricula. In this way, the relation cyberculture, OAs and e-practices creates potential with different languages for the process of teaching and learning Geography. Experience, experience and territorialization of distinct and plural forms of learning, the authorship as appropriation of the flavors are erasures in the school.application/pdfporMovimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 187-198CiberculturaCurrículoGeografiaGeography teachingCybercultureNomadic curriculumCibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096597.pdf.txt001096597.pdf.txtExtracted Texttext/plain28304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196460/2/001096597.pdf.txt5895095bae6ef24cd14429df5fe81fc4MD52ORIGINAL001096597.pdfCapítuloapplication/pdf224421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196460/1/001096597.pdf10a69fa0e7de3affe6f7077a10a652c0MD5110183/1964602023-01-05 05:57:42.026455oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196460Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T07:57:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografia
title Cibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografia
spellingShingle Cibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografia
Giordani, Ana Claudia Carvalho
Cibercultura
Currículo
Geografia
Geography teaching
Cyberculture
Nomadic curriculum
title_short Cibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografia
title_full Cibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografia
title_fullStr Cibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografia
title_full_unstemmed Cibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografia
title_sort Cibercultura e currículo nômade : potencialidades para aprender geografia
author Giordani, Ana Claudia Carvalho
author_facet Giordani, Ana Claudia Carvalho
Tonini, Ivaine Maria
author_role author
author2 Tonini, Ivaine Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordani, Ana Claudia Carvalho
Tonini, Ivaine Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura
Currículo
Geografia
topic Cibercultura
Currículo
Geografia
Geography teaching
Cyberculture
Nomadic curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
Cyberculture
Nomadic curriculum
description Em tempos e espaços de aprendizagem ubíqua, a sala de aula torna-se um território multidimensional, fonte de saberes múltiplos, conectados, multifacetados e interativos, no qual o digital encontra-se arraigado no cotidiano dos nossos alunos. As reflexões e proposições sobre a relação de autoria de OAs através de e-práticas pedagógicas colocam a cibercultura na apropriação de saberes, ampliando os potenciais tecnológicos de aprendizagem, principalmente, por direcionar o conhecimento às práticas comuns do seu cotidiano, tecendo currículos nômades. Deste modo, a relação cibercultura, OAs e e-práticas cria potenciais com diferentes linguagens para mediar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia. Experiência, vivência e territorialização de formas distintas e plurais de aprendizagem, a autoria como apropriação dos saberes são rasuras na escola.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-02T02:35:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196460
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096597
url http://hdl.handle.net/10183/196460
identifier_str_mv 001096597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 187-198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196460/2/001096597.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196460/1/001096597.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5895095bae6ef24cd14429df5fe81fc4
10a69fa0e7de3affe6f7077a10a652c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224970265690112