O programa Mais Educação na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151561 |
Resumo: | Este trabalho apresenta as ações desenvolvidas no Projeto de Intervenção aplicado na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria Dutra, em Canguçu/RS. Tiveram por objetivo ampliar a participação dos alunos no Programa Mais Educação e melhorar as relações estabelecidas entre a escola e este Programa. A finalidade foi incentivar e conscientizar alunos e comunidade escolar sobre a importância do programa na conquista de maior qualidade do aprendizado. A metodologia usada foi à pesquisa-ação, a qual é apropriada neste caso, por associar a pesquisa a uma proposta de intervenção na realidade. Algumas ações realizadas foram: reuniões, visitas domiciliares, palestras, oficinas e apresentação de painéis. O estudo está baseado nos princípios do direito à educação e da gestão democrática. Foi possível constatar que há falta de orientação e comunicação entre a comunidade escolar, principalmente quanto à solidificação de uma política pública de educação em tempo integral, como é o caso do Programa Mais Educação. Neste sentido, é fundamental que a escola difunda mais os objetivos e benefícios do deste Programa. Vê-se, deste modo, a necessidade de uma gestão democrática na escola onde o gestor tenha a participação e o apoio de toda a comunidade. Com este apoio a escola pode torna-se um espaço participativo e pleno, no qual possam ser eliminadas as desigualdades.Escola e comunidade atuando juntas podem promover democracia. |
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