Copa do Mundo de futebol : campanhas publicitárias da Nike e a recepção pelo público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Nilton Omolodju Marques da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274261
Resumo: O presente estudo aborda a relação entre comunicação e futebol. A pesquisa surge da necessidade de compreender como os filmes publicitários da Nike influenciaram a relação dos jovens com o esporte e a marca. O objetivo deste estudo é analisar como as campanhas de publicidade da Nike, das Copas do Mundo de 2010 a 2022 são recebidas pelos espectadores do esporte. A discussão teórica aborda comunicação e esporte em conjunto com os estudos sobre a recepção. A metodologia adotada é qualitativa através das técnicas de pesquisa documental (coletando cinco filmes publicitários do período analisado), e entrevistas semiestruturadas presenciais com seis informantes (homens jovens de 18 a 24 anos, fãs de futebol). Os resultados apresentados demonstram que os filmes publicitários impactam diretamente esses jovens, os quais alegam gostar da publicidade da marca porque os insere no mundo do futebol, além de se lembrarem da infância, assim sendo, consomem os produtos da marca por essa aproximação - além da qualidade dos materiais da marca.
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