Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Solaro, Thais Almada
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142144
Resumo: O cenário social em que estamos inseridos apresenta grandes contradições quanto a questões de sexualidade e gênero: por um lado, existem muitas pessoas com identidades sexuais diferentes do “heterossexual” e identidades de gênero diferentes do “masculino” e “feminino” que estão se expressando das mais diversas formas, e por outro lado os índices de violência e preconceitos com estes grupos são alarmantes. Da mesma forma, enquanto nos encontramos na chamada “era da informação”, com amplo acesso a conteúdos dos mais diversos, o número de adolescentes grávidas e pessoas com doenças sexualmente transmissíveis é alto e uma das causas disto é, justamente, a desinformação. Sendo a escola um local ideal para discussões destes assuntos, o presente trabalho tem como foco as abordagens de sexualidade e gênero na escola, tendo como objetivo analisar a forma como estas abordagens estão sendo desenvolvidas e quais as demandas dos alunos em relação a estes temas. O trabalho foi realizado em três escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Foram coletados dados através de questionários, respondidos pelos alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e professores dos mesmos. Os dados foram tabulados e analisados de forma qualitativa, proporcionando um entendimento da realidade dos sujeitos pesquisados. Foi possível perceber a importância de trabalhar estes temas com os adolescentes que têm ainda muitas dúvidas e ansiedades sobre estes assuntos e a necessidade de investir no preparo dos educadores e em projetos escolares envolvendo os professores e as famílias dos jovens, para permitir que esta temática seja trabalhada da melhor forma possível junto aos alunos.
id UFRGS-2_fdd081f81840d2fbeceed7804fbe64aa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142144
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Solaro, Thais AlmadaKindel, Eunice Aita Isaia2016-05-28T02:09:23Z2015http://hdl.handle.net/10183/142144000989406O cenário social em que estamos inseridos apresenta grandes contradições quanto a questões de sexualidade e gênero: por um lado, existem muitas pessoas com identidades sexuais diferentes do “heterossexual” e identidades de gênero diferentes do “masculino” e “feminino” que estão se expressando das mais diversas formas, e por outro lado os índices de violência e preconceitos com estes grupos são alarmantes. Da mesma forma, enquanto nos encontramos na chamada “era da informação”, com amplo acesso a conteúdos dos mais diversos, o número de adolescentes grávidas e pessoas com doenças sexualmente transmissíveis é alto e uma das causas disto é, justamente, a desinformação. Sendo a escola um local ideal para discussões destes assuntos, o presente trabalho tem como foco as abordagens de sexualidade e gênero na escola, tendo como objetivo analisar a forma como estas abordagens estão sendo desenvolvidas e quais as demandas dos alunos em relação a estes temas. O trabalho foi realizado em três escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Foram coletados dados através de questionários, respondidos pelos alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e professores dos mesmos. Os dados foram tabulados e analisados de forma qualitativa, proporcionando um entendimento da realidade dos sujeitos pesquisados. Foi possível perceber a importância de trabalhar estes temas com os adolescentes que têm ainda muitas dúvidas e ansiedades sobre estes assuntos e a necessidade de investir no preparo dos educadores e em projetos escolares envolvendo os professores e as famílias dos jovens, para permitir que esta temática seja trabalhada da melhor forma possível junto aos alunos.application/pdfporSala de aulaSexualidadeEnsino fundamentalSexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989406.pdf000989406.pdfTexto completoapplication/pdf1003980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142144/1/000989406.pdff4e372d3cb4df79441d064d3ad5814d3MD51TEXT000989406.pdf.txt000989406.pdf.txtExtracted Texttext/plain106529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142144/2/000989406.pdf.txt5852c7587a0de08ad8ca2af9d556fd3eMD52THUMBNAIL000989406.pdf.jpg000989406.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142144/3/000989406.pdf.jpg13be03e1746521c4db955209906341d7MD5310183/1421442018-10-26 09:29:54.187oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:29:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões
title Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões
spellingShingle Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões
Solaro, Thais Almada
Sala de aula
Sexualidade
Ensino fundamental
title_short Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões
title_full Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões
title_fullStr Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões
title_full_unstemmed Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões
title_sort Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões
author Solaro, Thais Almada
author_facet Solaro, Thais Almada
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Solaro, Thais Almada
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
contributor_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula
Sexualidade
Ensino fundamental
topic Sala de aula
Sexualidade
Ensino fundamental
description O cenário social em que estamos inseridos apresenta grandes contradições quanto a questões de sexualidade e gênero: por um lado, existem muitas pessoas com identidades sexuais diferentes do “heterossexual” e identidades de gênero diferentes do “masculino” e “feminino” que estão se expressando das mais diversas formas, e por outro lado os índices de violência e preconceitos com estes grupos são alarmantes. Da mesma forma, enquanto nos encontramos na chamada “era da informação”, com amplo acesso a conteúdos dos mais diversos, o número de adolescentes grávidas e pessoas com doenças sexualmente transmissíveis é alto e uma das causas disto é, justamente, a desinformação. Sendo a escola um local ideal para discussões destes assuntos, o presente trabalho tem como foco as abordagens de sexualidade e gênero na escola, tendo como objetivo analisar a forma como estas abordagens estão sendo desenvolvidas e quais as demandas dos alunos em relação a estes temas. O trabalho foi realizado em três escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Foram coletados dados através de questionários, respondidos pelos alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e professores dos mesmos. Os dados foram tabulados e analisados de forma qualitativa, proporcionando um entendimento da realidade dos sujeitos pesquisados. Foi possível perceber a importância de trabalhar estes temas com os adolescentes que têm ainda muitas dúvidas e ansiedades sobre estes assuntos e a necessidade de investir no preparo dos educadores e em projetos escolares envolvendo os professores e as famílias dos jovens, para permitir que esta temática seja trabalhada da melhor forma possível junto aos alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-28T02:09:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142144
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989406
url http://hdl.handle.net/10183/142144
identifier_str_mv 000989406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142144/1/000989406.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142144/2/000989406.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142144/3/000989406.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e372d3cb4df79441d064d3ad5814d3
5852c7587a0de08ad8ca2af9d556fd3e
13be03e1746521c4db955209906341d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224510645469184