Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142144 |
Resumo: | O cenário social em que estamos inseridos apresenta grandes contradições quanto a questões de sexualidade e gênero: por um lado, existem muitas pessoas com identidades sexuais diferentes do “heterossexual” e identidades de gênero diferentes do “masculino” e “feminino” que estão se expressando das mais diversas formas, e por outro lado os índices de violência e preconceitos com estes grupos são alarmantes. Da mesma forma, enquanto nos encontramos na chamada “era da informação”, com amplo acesso a conteúdos dos mais diversos, o número de adolescentes grávidas e pessoas com doenças sexualmente transmissíveis é alto e uma das causas disto é, justamente, a desinformação. Sendo a escola um local ideal para discussões destes assuntos, o presente trabalho tem como foco as abordagens de sexualidade e gênero na escola, tendo como objetivo analisar a forma como estas abordagens estão sendo desenvolvidas e quais as demandas dos alunos em relação a estes temas. O trabalho foi realizado em três escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Foram coletados dados através de questionários, respondidos pelos alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e professores dos mesmos. Os dados foram tabulados e analisados de forma qualitativa, proporcionando um entendimento da realidade dos sujeitos pesquisados. Foi possível perceber a importância de trabalhar estes temas com os adolescentes que têm ainda muitas dúvidas e ansiedades sobre estes assuntos e a necessidade de investir no preparo dos educadores e em projetos escolares envolvendo os professores e as famílias dos jovens, para permitir que esta temática seja trabalhada da melhor forma possível junto aos alunos. |
id |
UFRGS-2_fdd081f81840d2fbeceed7804fbe64aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142144 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Solaro, Thais AlmadaKindel, Eunice Aita Isaia2016-05-28T02:09:23Z2015http://hdl.handle.net/10183/142144000989406O cenário social em que estamos inseridos apresenta grandes contradições quanto a questões de sexualidade e gênero: por um lado, existem muitas pessoas com identidades sexuais diferentes do “heterossexual” e identidades de gênero diferentes do “masculino” e “feminino” que estão se expressando das mais diversas formas, e por outro lado os índices de violência e preconceitos com estes grupos são alarmantes. Da mesma forma, enquanto nos encontramos na chamada “era da informação”, com amplo acesso a conteúdos dos mais diversos, o número de adolescentes grávidas e pessoas com doenças sexualmente transmissíveis é alto e uma das causas disto é, justamente, a desinformação. Sendo a escola um local ideal para discussões destes assuntos, o presente trabalho tem como foco as abordagens de sexualidade e gênero na escola, tendo como objetivo analisar a forma como estas abordagens estão sendo desenvolvidas e quais as demandas dos alunos em relação a estes temas. O trabalho foi realizado em três escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Foram coletados dados através de questionários, respondidos pelos alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e professores dos mesmos. Os dados foram tabulados e analisados de forma qualitativa, proporcionando um entendimento da realidade dos sujeitos pesquisados. Foi possível perceber a importância de trabalhar estes temas com os adolescentes que têm ainda muitas dúvidas e ansiedades sobre estes assuntos e a necessidade de investir no preparo dos educadores e em projetos escolares envolvendo os professores e as famílias dos jovens, para permitir que esta temática seja trabalhada da melhor forma possível junto aos alunos.application/pdfporSala de aulaSexualidadeEnsino fundamentalSexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989406.pdf000989406.pdfTexto completoapplication/pdf1003980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142144/1/000989406.pdff4e372d3cb4df79441d064d3ad5814d3MD51TEXT000989406.pdf.txt000989406.pdf.txtExtracted Texttext/plain106529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142144/2/000989406.pdf.txt5852c7587a0de08ad8ca2af9d556fd3eMD52THUMBNAIL000989406.pdf.jpg000989406.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142144/3/000989406.pdf.jpg13be03e1746521c4db955209906341d7MD5310183/1421442018-10-26 09:29:54.187oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142144Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:29:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões |
title |
Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões |
spellingShingle |
Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões Solaro, Thais Almada Sala de aula Sexualidade Ensino fundamental |
title_short |
Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões |
title_full |
Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões |
title_fullStr |
Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões |
title_full_unstemmed |
Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões |
title_sort |
Sexualidade e gênero na sala de aula : abordagens didáticas e discussões |
author |
Solaro, Thais Almada |
author_facet |
Solaro, Thais Almada |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Solaro, Thais Almada |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
contributor_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de aula Sexualidade Ensino fundamental |
topic |
Sala de aula Sexualidade Ensino fundamental |
description |
O cenário social em que estamos inseridos apresenta grandes contradições quanto a questões de sexualidade e gênero: por um lado, existem muitas pessoas com identidades sexuais diferentes do “heterossexual” e identidades de gênero diferentes do “masculino” e “feminino” que estão se expressando das mais diversas formas, e por outro lado os índices de violência e preconceitos com estes grupos são alarmantes. Da mesma forma, enquanto nos encontramos na chamada “era da informação”, com amplo acesso a conteúdos dos mais diversos, o número de adolescentes grávidas e pessoas com doenças sexualmente transmissíveis é alto e uma das causas disto é, justamente, a desinformação. Sendo a escola um local ideal para discussões destes assuntos, o presente trabalho tem como foco as abordagens de sexualidade e gênero na escola, tendo como objetivo analisar a forma como estas abordagens estão sendo desenvolvidas e quais as demandas dos alunos em relação a estes temas. O trabalho foi realizado em três escolas de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Foram coletados dados através de questionários, respondidos pelos alunos do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e professores dos mesmos. Os dados foram tabulados e analisados de forma qualitativa, proporcionando um entendimento da realidade dos sujeitos pesquisados. Foi possível perceber a importância de trabalhar estes temas com os adolescentes que têm ainda muitas dúvidas e ansiedades sobre estes assuntos e a necessidade de investir no preparo dos educadores e em projetos escolares envolvendo os professores e as famílias dos jovens, para permitir que esta temática seja trabalhada da melhor forma possível junto aos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-28T02:09:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142144 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989406 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142144 |
identifier_str_mv |
000989406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142144/1/000989406.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142144/2/000989406.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142144/3/000989406.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e372d3cb4df79441d064d3ad5814d3 5852c7587a0de08ad8ca2af9d556fd3e 13be03e1746521c4db955209906341d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447175130251264 |