Satisfação do usuário interno do Sistema de Processo Eletrônico (E-PROC) da Justiça Federal da 4ª Região
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/130616 |
Resumo: | Cada vez mais as instituições públicas buscam nas Tecnologias de Informação (TI) soluções para melhorar o desempenho e auxiliar na tomada de decisões. O Poder Judiciário também vem buscando soluções inovadoras de TI no combate à morosidade, problema que, por muito tempo, foi um impedimento ao exercício de direitos fundamentais dos cidadãos. Diante dessa necessidade, surge o Sistema de Processo Eletrônico (e-Proc). Trata-se de um Sistema de Informação (SI) que tem por objetivo o registro eletrônico de todos os processos judiciais da Justiça Federal da 4ª Região. Dessa forma, este trabalho propõe-se a realizar uma pesquisa survey quantitativa a fim de medir o nível de satisfação dos usuários internos do sistema, buscando descobrir quais seriam as suas principais necessidades. Para isso, foi utilizada a adaptação do modelo de DeLone e McLean (1992), que busca avaliar o sucesso dos sistemas de informações por meio da percepção se seus usuários. Com a análise dos dados obtidos, concluiu-se que a dimensão mais positiva do sistema é referente ao impacto que sua utilização causa na execução do trabalho do servidor público, de forma individual. Já o ponto mais fraco do sistema, no qual são necessárias melhorias, é referente à qualidade do sistema, principalmente no que tange à recuperação de erros e à velocidade de resposta. |
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Diefenbach, Gabriela de SouzaMaçada, Antônio Carlos Gastaud2015-12-02T02:41:31Z2015http://hdl.handle.net/10183/130616000978549Cada vez mais as instituições públicas buscam nas Tecnologias de Informação (TI) soluções para melhorar o desempenho e auxiliar na tomada de decisões. O Poder Judiciário também vem buscando soluções inovadoras de TI no combate à morosidade, problema que, por muito tempo, foi um impedimento ao exercício de direitos fundamentais dos cidadãos. Diante dessa necessidade, surge o Sistema de Processo Eletrônico (e-Proc). Trata-se de um Sistema de Informação (SI) que tem por objetivo o registro eletrônico de todos os processos judiciais da Justiça Federal da 4ª Região. Dessa forma, este trabalho propõe-se a realizar uma pesquisa survey quantitativa a fim de medir o nível de satisfação dos usuários internos do sistema, buscando descobrir quais seriam as suas principais necessidades. Para isso, foi utilizada a adaptação do modelo de DeLone e McLean (1992), que busca avaliar o sucesso dos sistemas de informações por meio da percepção se seus usuários. Com a análise dos dados obtidos, concluiu-se que a dimensão mais positiva do sistema é referente ao impacto que sua utilização causa na execução do trabalho do servidor público, de forma individual. Já o ponto mais fraco do sistema, no qual são necessárias melhorias, é referente à qualidade do sistema, principalmente no que tange à recuperação de erros e à velocidade de resposta.Public institutions increasingly seek solutions to improve their performance and to assist them to make the best decisions in the field of Information Technology (IT). The judiciary is also seeking innovative IT solutions to combat slowness, a problem that has been an impediment to the exercise of fundamental rights of the citizens for a long time. Given this need, the Electronic Case System (e-Proc) has arisen. It is an Information System (IS) which aims to make the electronic record of all legal proceedings in the Federal Court of the 4th Region. Thus, this paper proposes to conduct a quantitative survey to measure the level of satisfaction of internal users of this system, trying to find out what their main needs would be. In order to achieve this goal, it was used the adaptation of DeLone and McLean model (1992), which tries to measure the success of information systems through the perception of its users. The analyses of the obtained data makes it possible to conclude that the most positive dimension of the system refers to the impact that its use has in the work done by the public servant individually. On the other hand, the weakest point - in which improvement is needed - refers to the quality of the system, especially regarding error recovery and response speed.application/pdfporSatisfação do usuárioProcesso eletrônicoSistema de informaçãoInformation systemsUser satisfactionElectronic case system (e-Proc)Federal court of the 4th regionSatisfação do usuário interno do Sistema de Processo Eletrônico (E-PROC) da Justiça Federal da 4ª Regiãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978549.pdf000978549.pdfTexto completoapplication/pdf1229278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130616/1/000978549.pdf3af971798e9778a37d1c06432e95c292MD51TEXT000978549.pdf.txt000978549.pdf.txtExtracted Texttext/plain137089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130616/2/000978549.pdf.txt93691110ca63d261d6a2d3f37c9f1a9aMD52THUMBNAIL000978549.pdf.jpg000978549.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130616/3/000978549.pdf.jpg1d61b8795051154682830381b62442eeMD5310183/1306162019-07-10 02:34:28.383633oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130616Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-10T05:34:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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