Duas faces do ensino do alemão como língua estrangeira no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pupp Spinassé, Karen
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187489
Resumo: Há no Brasil inúmeras regiões onde a prática diária de uma variante da língua alemã (Hunsrückisch) é mantida devido ao grande número de imigrantes alemães que chegaram a esses locais ao longo dos séculos 19 e 20. Nesse artigo, resumidamente, são descritos aspectos relacionados à motivação dos alunos e à sua produção na língua estrangeira, a partir de dados levantados em pesquisas e entrevistas desenvolvidas com alunos de duas escolas em contexto bilíngue português-alemão, no qual a variante do alemão é uma língua minoritária. Este estudo tem por objetivo avaliar em que medida estão sendo respeitados e promovidos os direitos linguísticos dessa comunidade.
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spelling Pupp Spinassé, Karen2018-12-29T04:11:40Z20090104-1037http://hdl.handle.net/10183/187489000732211Há no Brasil inúmeras regiões onde a prática diária de uma variante da língua alemã (Hunsrückisch) é mantida devido ao grande número de imigrantes alemães que chegaram a esses locais ao longo dos séculos 19 e 20. Nesse artigo, resumidamente, são descritos aspectos relacionados à motivação dos alunos e à sua produção na língua estrangeira, a partir de dados levantados em pesquisas e entrevistas desenvolvidas com alunos de duas escolas em contexto bilíngue português-alemão, no qual a variante do alemão é uma língua minoritária. Este estudo tem por objetivo avaliar em que medida estão sendo respeitados e promovidos os direitos linguísticos dessa comunidade.In several regions of Brazil, we find the daily practice of a linguistic variation of the German language. This is the result of the large number of German-speaking immigrants coming to Brazil in the 19th and 20th centuries. In this article, we briefly describe issues related to the motivation and linguistic production of learners of German, taking into account research and interviews with students from two bilingual Portuguese- German schools in which the German variant is a minority language. The study evaluates the extent to which the linguistic rights of this community are being respected and promoted.application/pdfporEm aberto. Brasília, DF. Vol. 22, n. 81 (ago. 2009), p. 61-79Educação bilíngueLíngua alemãEnsino de línguasVariação lingüísticaGerman immigrationGerman languageLinguistic rightsLinguistic variationDuas faces do ensino do alemão como língua estrangeira no BrasilThe double face of teaching German as a foreign language in Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000732211.pdf.txt000732211.pdf.txtExtracted Texttext/plain56567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187489/2/000732211.pdf.txt9d20766eedf790d3a407256e5767467cMD52ORIGINAL000732211.pdfTexto completoapplication/pdf892744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187489/1/000732211.pdf9813d25b2d2bd3c23e8fd40eaf692626MD5110183/1874892022-11-05 04:49:30.466005oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187489Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:49:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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