Percepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189871 |
Resumo: | Este estudo buscou descobrir o que pensam, dizem e expressam as crianças de uma turma de Jardim B em relação à inclusão de um colega com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). A pesquisa teve os seguintes objetivos: evidenciar que estratégias de inclusão ou exclusão aparecem nas interações, nas falas e nas brincadeiras espontâneas das crianças; analisar quais ações pedagógicas são capazes de se refletir em atitudes, gestos e/ou interações que favoreçam a inclusão. A análise das observações e entrevistas apontou que as crianças possuem suas ideias e atribuem significados para a inclusão – um processo dinâmico que se dá no cotidiano e no qual as interações desempenham papel fundamental. O estudo traz ainda algumas considerações acerca da inclusão e os desafios por ela impostos para o professor no cotidiano da educação infantil. |
id |
UFRGS-2_fe1de6a6befa3309a0829e937a287163 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189871 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Weber, Susana TyskaCorso, Luciana Vellinho2019-04-02T04:10:11Z2017http://hdl.handle.net/10183/189871001091329Este estudo buscou descobrir o que pensam, dizem e expressam as crianças de uma turma de Jardim B em relação à inclusão de um colega com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). A pesquisa teve os seguintes objetivos: evidenciar que estratégias de inclusão ou exclusão aparecem nas interações, nas falas e nas brincadeiras espontâneas das crianças; analisar quais ações pedagógicas são capazes de se refletir em atitudes, gestos e/ou interações que favoreçam a inclusão. A análise das observações e entrevistas apontou que as crianças possuem suas ideias e atribuem significados para a inclusão – um processo dinâmico que se dá no cotidiano e no qual as interações desempenham papel fundamental. O estudo traz ainda algumas considerações acerca da inclusão e os desafios por ela impostos para o professor no cotidiano da educação infantil.application/pdfporPara pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. p. 175-194Inclusão escolarEducação infantilTranstorno global do desenvolvimentoPercepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091329.pdf.txt001091329.pdf.txtExtracted Texttext/plain35827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189871/2/001091329.pdf.txt90df342a7eda46f8b3ba6138e074e62cMD52ORIGINAL001091329.pdfCapítuloapplication/pdf401926http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189871/1/001091329.pdf6527541ed0bc0a23bbe1fd47fff7a293MD5110183/1898712023-01-05 05:57:39.132768oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189871Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T07:57:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantil |
title |
Percepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantil |
spellingShingle |
Percepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantil Weber, Susana Tyska Inclusão escolar Educação infantil Transtorno global do desenvolvimento |
title_short |
Percepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantil |
title_full |
Percepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantil |
title_fullStr |
Percepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Percepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantil |
title_sort |
Percepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantil |
author |
Weber, Susana Tyska |
author_facet |
Weber, Susana Tyska Corso, Luciana Vellinho |
author_role |
author |
author2 |
Corso, Luciana Vellinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Susana Tyska Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Educação infantil Transtorno global do desenvolvimento |
topic |
Inclusão escolar Educação infantil Transtorno global do desenvolvimento |
description |
Este estudo buscou descobrir o que pensam, dizem e expressam as crianças de uma turma de Jardim B em relação à inclusão de um colega com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). A pesquisa teve os seguintes objetivos: evidenciar que estratégias de inclusão ou exclusão aparecem nas interações, nas falas e nas brincadeiras espontâneas das crianças; analisar quais ações pedagógicas são capazes de se refletir em atitudes, gestos e/ou interações que favoreçam a inclusão. A análise das observações e entrevistas apontou que as crianças possuem suas ideias e atribuem significados para a inclusão – um processo dinâmico que se dá no cotidiano e no qual as interações desempenham papel fundamental. O estudo traz ainda algumas considerações acerca da inclusão e os desafios por ela impostos para o professor no cotidiano da educação infantil. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-02T04:10:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189871 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001091329 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189871 |
identifier_str_mv |
001091329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Para pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. p. 175-194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189871/2/001091329.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189871/1/001091329.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90df342a7eda46f8b3ba6138e074e62c 6527541ed0bc0a23bbe1fd47fff7a293 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224963964796928 |