O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Rosania Vieira do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5429
Resumo: O presente estudo busca provocar uma discussão salutar e profunda entre os profissionais da educação, acerca do processo de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil. Para tanto, discutimos os aspectos históricos sobre o autismo, suas características e conceitos, para além, das suas peculiaridades no contexto da educação inclusiva e infantil. Buscamos suporte teórico nas produções de: Oliveira (2021); Chiote (2011); Simão (2020); Schmidt (2014); Orrú (2016); Mendes (2010); Carvalho (2006) além de documentos legais voltados para a educação especial. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo os instrumentos e procedimentos para coleta de dados e informações foram a observação e a entrevista estruturada. Os resultados apontaram que existem ações que favorecem o processo de inclusão, no entanto, não de forma plena, cabendo ao professor/a da sala comum um olhar mais atento.
id UNEB-8_b285d7d27cd5f2fc468bd1e9eab2effb
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5429
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantilThe process of including children with autism spectrum disorder in early childhood educationEducação infantilInclusãoTranstorno do espectroAutistaO presente estudo busca provocar uma discussão salutar e profunda entre os profissionais da educação, acerca do processo de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil. Para tanto, discutimos os aspectos históricos sobre o autismo, suas características e conceitos, para além, das suas peculiaridades no contexto da educação inclusiva e infantil. Buscamos suporte teórico nas produções de: Oliveira (2021); Chiote (2011); Simão (2020); Schmidt (2014); Orrú (2016); Mendes (2010); Carvalho (2006) além de documentos legais voltados para a educação especial. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo os instrumentos e procedimentos para coleta de dados e informações foram a observação e a entrevista estruturada. Os resultados apontaram que existem ações que favorecem o processo de inclusão, no entanto, não de forma plena, cabendo ao professor/a da sala comum um olhar mais atento.The present study aims to bring a healthy and profound discussion among the vocational education, about the process of inclusion of children with autism spectrum disorder in preschool education. To do so, we discuss the historical aspects of autism, its technical features and concepts, in addition to its peculiarities in the context of inclusive and preschool education. We seek theoretical support in the productions of: Oliveira (2021); Chiote (2011); Simon (2020); Schmidt (2014); Orru (2016); Mendes (2010); Carvalho (2006) in addition to legal documents for special education. The research had a qualitative approach, of the field research type, the instruments and procedures for collecting data and information were observation and structured interview. The results pointed out that there are actions that favor the inclusion process, however, not fully, it is up to the common classroom teacher to take a closer look.Universidade do Estado da BahiaColegiado de PedagogiaRibeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaSantos, Jânia Cardoso dosMelo, Sandra Cristina Lousada deNascimento, Rosania Vieira do2024-05-20T11:32:26Z2024-05-20T11:32:26Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfNASCIMENTO, Rosania Vieira do. O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. 2023. 58 f. Orientadora: Carla Cassiana Lima de Almeida Nascimento. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Colegiado de Pedagogia, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5429porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:20Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5429Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:20Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil
The process of including children with autism spectrum disorder in early childhood education
title O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil
spellingShingle O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil
Nascimento, Rosania Vieira do
Educação infantil
Inclusão
Transtorno do espectro
Autista
title_short O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil
title_full O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil
title_fullStr O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil
title_full_unstemmed O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil
title_sort O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil
author Nascimento, Rosania Vieira do
author_facet Nascimento, Rosania Vieira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida
Santos, Jânia Cardoso dos
Melo, Sandra Cristina Lousada de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Rosania Vieira do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Inclusão
Transtorno do espectro
Autista
topic Educação infantil
Inclusão
Transtorno do espectro
Autista
description O presente estudo busca provocar uma discussão salutar e profunda entre os profissionais da educação, acerca do processo de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil. Para tanto, discutimos os aspectos históricos sobre o autismo, suas características e conceitos, para além, das suas peculiaridades no contexto da educação inclusiva e infantil. Buscamos suporte teórico nas produções de: Oliveira (2021); Chiote (2011); Simão (2020); Schmidt (2014); Orrú (2016); Mendes (2010); Carvalho (2006) além de documentos legais voltados para a educação especial. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo os instrumentos e procedimentos para coleta de dados e informações foram a observação e a entrevista estruturada. Os resultados apontaram que existem ações que favorecem o processo de inclusão, no entanto, não de forma plena, cabendo ao professor/a da sala comum um olhar mais atento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-07
2024-05-20T11:32:26Z
2024-05-20T11:32:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Rosania Vieira do. O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. 2023. 58 f. Orientadora: Carla Cassiana Lima de Almeida Nascimento. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Colegiado de Pedagogia, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, 2023.
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5429
identifier_str_mv NASCIMENTO, Rosania Vieira do. O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. 2023. 58 f. Orientadora: Carla Cassiana Lima de Almeida Nascimento. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Colegiado de Pedagogia, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, 2023.
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Colegiado de Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia
Colegiado de Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131148335218688