O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5429 |
Resumo: | O presente estudo busca provocar uma discussão salutar e profunda entre os profissionais da educação, acerca do processo de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil. Para tanto, discutimos os aspectos históricos sobre o autismo, suas características e conceitos, para além, das suas peculiaridades no contexto da educação inclusiva e infantil. Buscamos suporte teórico nas produções de: Oliveira (2021); Chiote (2011); Simão (2020); Schmidt (2014); Orrú (2016); Mendes (2010); Carvalho (2006) além de documentos legais voltados para a educação especial. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo os instrumentos e procedimentos para coleta de dados e informações foram a observação e a entrevista estruturada. Os resultados apontaram que existem ações que favorecem o processo de inclusão, no entanto, não de forma plena, cabendo ao professor/a da sala comum um olhar mais atento. |
id |
UNEB-8_b285d7d27cd5f2fc468bd1e9eab2effb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5429 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantilThe process of including children with autism spectrum disorder in early childhood educationEducação infantilInclusãoTranstorno do espectroAutistaO presente estudo busca provocar uma discussão salutar e profunda entre os profissionais da educação, acerca do processo de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil. Para tanto, discutimos os aspectos históricos sobre o autismo, suas características e conceitos, para além, das suas peculiaridades no contexto da educação inclusiva e infantil. Buscamos suporte teórico nas produções de: Oliveira (2021); Chiote (2011); Simão (2020); Schmidt (2014); Orrú (2016); Mendes (2010); Carvalho (2006) além de documentos legais voltados para a educação especial. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo os instrumentos e procedimentos para coleta de dados e informações foram a observação e a entrevista estruturada. Os resultados apontaram que existem ações que favorecem o processo de inclusão, no entanto, não de forma plena, cabendo ao professor/a da sala comum um olhar mais atento.The present study aims to bring a healthy and profound discussion among the vocational education, about the process of inclusion of children with autism spectrum disorder in preschool education. To do so, we discuss the historical aspects of autism, its technical features and concepts, in addition to its peculiarities in the context of inclusive and preschool education. We seek theoretical support in the productions of: Oliveira (2021); Chiote (2011); Simon (2020); Schmidt (2014); Orru (2016); Mendes (2010); Carvalho (2006) in addition to legal documents for special education. The research had a qualitative approach, of the field research type, the instruments and procedures for collecting data and information were observation and structured interview. The results pointed out that there are actions that favor the inclusion process, however, not fully, it is up to the common classroom teacher to take a closer look.Universidade do Estado da BahiaColegiado de PedagogiaRibeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaSantos, Jânia Cardoso dosMelo, Sandra Cristina Lousada deNascimento, Rosania Vieira do2024-05-20T11:32:26Z2024-05-20T11:32:26Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfNASCIMENTO, Rosania Vieira do. O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. 2023. 58 f. Orientadora: Carla Cassiana Lima de Almeida Nascimento. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Colegiado de Pedagogia, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5429porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-22T03:00:20Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5429Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-22T03:00:20Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil The process of including children with autism spectrum disorder in early childhood education |
title |
O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil |
spellingShingle |
O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil Nascimento, Rosania Vieira do Educação infantil Inclusão Transtorno do espectro Autista |
title_short |
O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil |
title_full |
O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil |
title_fullStr |
O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil |
title_sort |
O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil |
author |
Nascimento, Rosania Vieira do |
author_facet |
Nascimento, Rosania Vieira do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida Santos, Jânia Cardoso dos Melo, Sandra Cristina Lousada de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Rosania Vieira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Inclusão Transtorno do espectro Autista |
topic |
Educação infantil Inclusão Transtorno do espectro Autista |
description |
O presente estudo busca provocar uma discussão salutar e profunda entre os profissionais da educação, acerca do processo de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil. Para tanto, discutimos os aspectos históricos sobre o autismo, suas características e conceitos, para além, das suas peculiaridades no contexto da educação inclusiva e infantil. Buscamos suporte teórico nas produções de: Oliveira (2021); Chiote (2011); Simão (2020); Schmidt (2014); Orrú (2016); Mendes (2010); Carvalho (2006) além de documentos legais voltados para a educação especial. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo os instrumentos e procedimentos para coleta de dados e informações foram a observação e a entrevista estruturada. Os resultados apontaram que existem ações que favorecem o processo de inclusão, no entanto, não de forma plena, cabendo ao professor/a da sala comum um olhar mais atento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-07 2024-05-20T11:32:26Z 2024-05-20T11:32:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Rosania Vieira do. O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. 2023. 58 f. Orientadora: Carla Cassiana Lima de Almeida Nascimento. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Colegiado de Pedagogia, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, 2023. https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5429 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Rosania Vieira do. O processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. 2023. 58 f. Orientadora: Carla Cassiana Lima de Almeida Nascimento. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Colegiado de Pedagogia, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, 2023. |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia Colegiado de Pedagogia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia Colegiado de Pedagogia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131148335218688 |