A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103314 |
Resumo: | A inclusão de pessoas com deficiência é discutida em toda a sociedade, no entanto nesta pesquisa pretende salientar a importância de uma reflexão acerca da influência das ações das instituições escolares sobre o processo de formação acadêmica e profissional destes sujeitos. A pesquisa tem como objetivo investigar que ações, institucionais influenciaram na inclusão de alunos com deficiência, no sistema de ensino regular. Para identificar que marcas deixadas por estas ações refletem-se na trajetória escolar, acadêmica e profissional destes sujeitos. Como metodologia de pesquisa, devido a riqueza da oralidade do sujeito pesquisado, foi escolhido o método História ou Narrativa de Vida. Nesta mesma direção foi necessária a aplicação de uma entrevista semi estruturada e flexível, para conhecer o sujeito da pesquisa, sua trajetória, limitações e suas impressões referentes às mudanças ocorridas na inclusão de pessoas com deficiência, tendo como base sua própria trajetória de vida e trajetória escolar. Após, os estudos realizados conclui que os investimentos institucionais na formação do sujeito pessoas com deficiência esta aquém do desejável, contudo a sim uma transformação na estrutura curricular e educacional, que consideravelmente vem mobilizando os fazeres docentes e as instituições a refletirem acerca das potencialidades das pessoas com deficiência e possíveis estratégias didático-pedagógicas para o desenvolvimento pleno destas potencialidades e formação profissional. |
id |
UFRGS-2_fe5ae52799025566fcc34877f3ab3939 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103314 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcelo, DesirePasserino, Liliana Maria2014-09-17T02:11:47Z2014http://hdl.handle.net/10183/103314000936238A inclusão de pessoas com deficiência é discutida em toda a sociedade, no entanto nesta pesquisa pretende salientar a importância de uma reflexão acerca da influência das ações das instituições escolares sobre o processo de formação acadêmica e profissional destes sujeitos. A pesquisa tem como objetivo investigar que ações, institucionais influenciaram na inclusão de alunos com deficiência, no sistema de ensino regular. Para identificar que marcas deixadas por estas ações refletem-se na trajetória escolar, acadêmica e profissional destes sujeitos. Como metodologia de pesquisa, devido a riqueza da oralidade do sujeito pesquisado, foi escolhido o método História ou Narrativa de Vida. Nesta mesma direção foi necessária a aplicação de uma entrevista semi estruturada e flexível, para conhecer o sujeito da pesquisa, sua trajetória, limitações e suas impressões referentes às mudanças ocorridas na inclusão de pessoas com deficiência, tendo como base sua própria trajetória de vida e trajetória escolar. Após, os estudos realizados conclui que os investimentos institucionais na formação do sujeito pessoas com deficiência esta aquém do desejável, contudo a sim uma transformação na estrutura curricular e educacional, que consideravelmente vem mobilizando os fazeres docentes e as instituições a refletirem acerca das potencialidades das pessoas com deficiência e possíveis estratégias didático-pedagógicas para o desenvolvimento pleno destas potencialidades e formação profissional.application/pdfporEducação especialInclusão escolarAcessibilidadeA escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936238.pdf000936238.pdfTexto completoapplication/pdf680153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103314/1/000936238.pdf8d2f1d94d94057c448ad948a21d99cf2MD51TEXT000936238.pdf.txt000936238.pdf.txtExtracted Texttext/plain61251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103314/2/000936238.pdf.txt6c700e3d7118489e9c9e64cd830b8219MD52THUMBNAIL000936238.pdf.jpg000936238.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103314/3/000936238.pdf.jpgf4318ff2582e12a4f7213eefa84fca0bMD5310183/1033142018-10-24 08:52:24.944oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103314Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência |
title |
A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência |
spellingShingle |
A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência Marcelo, Desire Educação especial Inclusão escolar Acessibilidade |
title_short |
A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência |
title_full |
A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência |
title_fullStr |
A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência |
title_full_unstemmed |
A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência |
title_sort |
A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência |
author |
Marcelo, Desire |
author_facet |
Marcelo, Desire |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo, Desire |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
contributor_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Inclusão escolar Acessibilidade |
topic |
Educação especial Inclusão escolar Acessibilidade |
description |
A inclusão de pessoas com deficiência é discutida em toda a sociedade, no entanto nesta pesquisa pretende salientar a importância de uma reflexão acerca da influência das ações das instituições escolares sobre o processo de formação acadêmica e profissional destes sujeitos. A pesquisa tem como objetivo investigar que ações, institucionais influenciaram na inclusão de alunos com deficiência, no sistema de ensino regular. Para identificar que marcas deixadas por estas ações refletem-se na trajetória escolar, acadêmica e profissional destes sujeitos. Como metodologia de pesquisa, devido a riqueza da oralidade do sujeito pesquisado, foi escolhido o método História ou Narrativa de Vida. Nesta mesma direção foi necessária a aplicação de uma entrevista semi estruturada e flexível, para conhecer o sujeito da pesquisa, sua trajetória, limitações e suas impressões referentes às mudanças ocorridas na inclusão de pessoas com deficiência, tendo como base sua própria trajetória de vida e trajetória escolar. Após, os estudos realizados conclui que os investimentos institucionais na formação do sujeito pessoas com deficiência esta aquém do desejável, contudo a sim uma transformação na estrutura curricular e educacional, que consideravelmente vem mobilizando os fazeres docentes e as instituições a refletirem acerca das potencialidades das pessoas com deficiência e possíveis estratégias didático-pedagógicas para o desenvolvimento pleno destas potencialidades e formação profissional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-17T02:11:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/103314 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000936238 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/103314 |
identifier_str_mv |
000936238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103314/1/000936238.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103314/2/000936238.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103314/3/000936238.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d2f1d94d94057c448ad948a21d99cf2 6c700e3d7118489e9c9e64cd830b8219 f4318ff2582e12a4f7213eefa84fca0b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224472586354688 |