A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo, Desire
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103314
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência é discutida em toda a sociedade, no entanto nesta pesquisa pretende salientar a importância de uma reflexão acerca da influência das ações das instituições escolares sobre o processo de formação acadêmica e profissional destes sujeitos. A pesquisa tem como objetivo investigar que ações, institucionais influenciaram na inclusão de alunos com deficiência, no sistema de ensino regular. Para identificar que marcas deixadas por estas ações refletem-se na trajetória escolar, acadêmica e profissional destes sujeitos. Como metodologia de pesquisa, devido a riqueza da oralidade do sujeito pesquisado, foi escolhido o método História ou Narrativa de Vida. Nesta mesma direção foi necessária a aplicação de uma entrevista semi estruturada e flexível, para conhecer o sujeito da pesquisa, sua trajetória, limitações e suas impressões referentes às mudanças ocorridas na inclusão de pessoas com deficiência, tendo como base sua própria trajetória de vida e trajetória escolar. Após, os estudos realizados conclui que os investimentos institucionais na formação do sujeito pessoas com deficiência esta aquém do desejável, contudo a sim uma transformação na estrutura curricular e educacional, que consideravelmente vem mobilizando os fazeres docentes e as instituições a refletirem acerca das potencialidades das pessoas com deficiência e possíveis estratégias didático-pedagógicas para o desenvolvimento pleno destas potencialidades e formação profissional.
id UFRGS-2_fe5ae52799025566fcc34877f3ab3939
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103314
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Marcelo, DesirePasserino, Liliana Maria2014-09-17T02:11:47Z2014http://hdl.handle.net/10183/103314000936238A inclusão de pessoas com deficiência é discutida em toda a sociedade, no entanto nesta pesquisa pretende salientar a importância de uma reflexão acerca da influência das ações das instituições escolares sobre o processo de formação acadêmica e profissional destes sujeitos. A pesquisa tem como objetivo investigar que ações, institucionais influenciaram na inclusão de alunos com deficiência, no sistema de ensino regular. Para identificar que marcas deixadas por estas ações refletem-se na trajetória escolar, acadêmica e profissional destes sujeitos. Como metodologia de pesquisa, devido a riqueza da oralidade do sujeito pesquisado, foi escolhido o método História ou Narrativa de Vida. Nesta mesma direção foi necessária a aplicação de uma entrevista semi estruturada e flexível, para conhecer o sujeito da pesquisa, sua trajetória, limitações e suas impressões referentes às mudanças ocorridas na inclusão de pessoas com deficiência, tendo como base sua própria trajetória de vida e trajetória escolar. Após, os estudos realizados conclui que os investimentos institucionais na formação do sujeito pessoas com deficiência esta aquém do desejável, contudo a sim uma transformação na estrutura curricular e educacional, que consideravelmente vem mobilizando os fazeres docentes e as instituições a refletirem acerca das potencialidades das pessoas com deficiência e possíveis estratégias didático-pedagógicas para o desenvolvimento pleno destas potencialidades e formação profissional.application/pdfporEducação especialInclusão escolarAcessibilidadeA escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936238.pdf000936238.pdfTexto completoapplication/pdf680153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103314/1/000936238.pdf8d2f1d94d94057c448ad948a21d99cf2MD51TEXT000936238.pdf.txt000936238.pdf.txtExtracted Texttext/plain61251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103314/2/000936238.pdf.txt6c700e3d7118489e9c9e64cd830b8219MD52THUMBNAIL000936238.pdf.jpg000936238.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103314/3/000936238.pdf.jpgf4318ff2582e12a4f7213eefa84fca0bMD5310183/1033142018-10-24 08:52:24.944oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103314Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência
title A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência
spellingShingle A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência
Marcelo, Desire
Educação especial
Inclusão escolar
Acessibilidade
title_short A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência
title_full A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência
title_fullStr A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência
title_full_unstemmed A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência
title_sort A escola em minha vida : a influência da escola nos processos de formação de um sujeito com deficiência
author Marcelo, Desire
author_facet Marcelo, Desire
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo, Desire
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
contributor_str_mv Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão escolar
Acessibilidade
topic Educação especial
Inclusão escolar
Acessibilidade
description A inclusão de pessoas com deficiência é discutida em toda a sociedade, no entanto nesta pesquisa pretende salientar a importância de uma reflexão acerca da influência das ações das instituições escolares sobre o processo de formação acadêmica e profissional destes sujeitos. A pesquisa tem como objetivo investigar que ações, institucionais influenciaram na inclusão de alunos com deficiência, no sistema de ensino regular. Para identificar que marcas deixadas por estas ações refletem-se na trajetória escolar, acadêmica e profissional destes sujeitos. Como metodologia de pesquisa, devido a riqueza da oralidade do sujeito pesquisado, foi escolhido o método História ou Narrativa de Vida. Nesta mesma direção foi necessária a aplicação de uma entrevista semi estruturada e flexível, para conhecer o sujeito da pesquisa, sua trajetória, limitações e suas impressões referentes às mudanças ocorridas na inclusão de pessoas com deficiência, tendo como base sua própria trajetória de vida e trajetória escolar. Após, os estudos realizados conclui que os investimentos institucionais na formação do sujeito pessoas com deficiência esta aquém do desejável, contudo a sim uma transformação na estrutura curricular e educacional, que consideravelmente vem mobilizando os fazeres docentes e as instituições a refletirem acerca das potencialidades das pessoas com deficiência e possíveis estratégias didático-pedagógicas para o desenvolvimento pleno destas potencialidades e formação profissional.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-17T02:11:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103314
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000936238
url http://hdl.handle.net/10183/103314
identifier_str_mv 000936238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103314/1/000936238.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103314/2/000936238.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103314/3/000936238.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d2f1d94d94057c448ad948a21d99cf2
6c700e3d7118489e9c9e64cd830b8219
f4318ff2582e12a4f7213eefa84fca0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224472586354688