Espaço escolar e os processos de inclusão e exclusão de alunos com deficiência: estudo de caso em Junco/BA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/1832 |
Resumo: | Neste trabalho objetivou-se compreender como o espaço escolar produz e reproduz os processos de inclusão e exclusão de alunos com deficiência. Para tanto, a pesquisa “Espaço escolar e os processos de inclusão e exclusão de alunos com deficiência: estudo de caso em Junco/Ba”, foi desenvolvida por meio do Estudo de Caso Etnográfico com abordagem qualitativa. Como dispositivos elegemos a observação participante com protocolo observacional para registrar as informações; pesquisa documental; entrevista semiestruturada com os atores educacionais. Para trabalhar com o Estudo de Caso Etnográfico optamos pela técnica de análise descrição densa, e triangulação de dados. Apresentamos o problema da pesquisa, que também se configura em uma questão norteadora: Como a ocupação do espaço escolar por alunos com deficiência impacta no processo de inclusão e exclusão? Participaram dessa pesquisa 08 familiares responsáveis pelos alunos com deficiência e que frequentam a Sala de Recurso Multifuncional (SRMF) da Escola Municipal pesquisada; 03 professores da sala comum e da Sala de Recurso Multifuncional com modalidade de Atendimento Educacional Especializado (AEE); 04 componentes do corpo diretivo; 07 profissionais de apoio; e 08 alunos com deficiência. Como principal aporte teórico utilizamos para as abordagens Inclusão e Exclusão: conceito; análise histórica e perspectivas, utilizamos os seguintes autores: Sassaki (1998); Stainback (1999); Mantoan (2006); Lima (2006); Pimentel (2007); Ropoli et al. (2010); Piletti (2014); Mattos (2014); Carvalho (2014). Sobre a abordagem Espaço utilizamos: conceito; características; fatores críticos; perspectivas, por meio dos seguintes autores: Milton Santos (2014); Harvey (2009); Bauman (2001; 2005); Rodrigues (2003); Silva (2015). Para a categoria Acessibilidade utilizamos: conceito; características; fatores críticos; perspectivas, a partir dos seguintes autores: Santos (2013); Giacomini, Sartoretto e Bersch (2010); Silva (2006); Os resultados que emergiram desse estudo indicaram as seguintes necessidades: apoio do poder público municipal para a reestruturação do espaço físico e pedagógico da escola para a inclusão de alunos com deficiência; reelaboração do projeto político pedagógico e que contemple a inclusão escolar; formação continuada para os atores educacionais com foco na inclusão de alunos com deficiência. Dessa forma, temos como objetivo, propor uma ação interventiva por meio do plano de ação dialogal com início em setembro a dezembro de 2018 e março a julho de 2019, alcançando sua culminância com a realização da Conferência Municipal de Inclusão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Jacobina; Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED); Grupo de Estudos em Educação Inclusiva e Especial (GEEDICE) que é um desdobramento do Grupo de Pesquisa em Diversidade, Formação, Educação Básica e discursos (DIFEBA). |
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Espaço escolar e os processos de inclusão e exclusão de alunos com deficiência: estudo de caso em Junco/BASchool space and the processes of inclusion and exclusion of students with disabilities: case study in Junco/BAInclusão e ExclusãoEspaço escolarAcessibilidadeNeste trabalho objetivou-se compreender como o espaço escolar produz e reproduz os processos de inclusão e exclusão de alunos com deficiência. Para tanto, a pesquisa “Espaço escolar e os processos de inclusão e exclusão de alunos com deficiência: estudo de caso em Junco/Ba”, foi desenvolvida por meio do Estudo de Caso Etnográfico com abordagem qualitativa. Como dispositivos elegemos a observação participante com protocolo observacional para registrar as informações; pesquisa documental; entrevista semiestruturada com os atores educacionais. Para trabalhar com o Estudo de Caso Etnográfico optamos pela técnica de análise descrição densa, e triangulação de dados. Apresentamos o problema da pesquisa, que também se configura em uma questão norteadora: Como a ocupação do espaço escolar por alunos com deficiência impacta no processo de inclusão e exclusão? Participaram dessa pesquisa 08 familiares responsáveis pelos alunos com deficiência e que frequentam a Sala de Recurso Multifuncional (SRMF) da Escola Municipal pesquisada; 03 professores da sala comum e da Sala de Recurso Multifuncional com modalidade de Atendimento Educacional Especializado (AEE); 04 componentes do corpo diretivo; 07 profissionais de apoio; e 08 alunos com deficiência. Como principal aporte teórico utilizamos para as abordagens Inclusão e Exclusão: conceito; análise histórica e perspectivas, utilizamos os seguintes autores: Sassaki (1998); Stainback (1999); Mantoan (2006); Lima (2006); Pimentel (2007); Ropoli et al. (2010); Piletti (2014); Mattos (2014); Carvalho (2014). Sobre a abordagem Espaço utilizamos: conceito; características; fatores críticos; perspectivas, por meio dos seguintes autores: Milton Santos (2014); Harvey (2009); Bauman (2001; 2005); Rodrigues (2003); Silva (2015). Para a categoria Acessibilidade utilizamos: conceito; características; fatores críticos; perspectivas, a partir dos seguintes autores: Santos (2013); Giacomini, Sartoretto e Bersch (2010); Silva (2006); Os resultados que emergiram desse estudo indicaram as seguintes necessidades: apoio do poder público municipal para a reestruturação do espaço físico e pedagógico da escola para a inclusão de alunos com deficiência; reelaboração do projeto político pedagógico e que contemple a inclusão escolar; formação continuada para os atores educacionais com foco na inclusão de alunos com deficiência. Dessa forma, temos como objetivo, propor uma ação interventiva por meio do plano de ação dialogal com início em setembro a dezembro de 2018 e março a julho de 2019, alcançando sua culminância com a realização da Conferência Municipal de Inclusão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Jacobina; Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED); Grupo de Estudos em Educação Inclusiva e Especial (GEEDICE) que é um desdobramento do Grupo de Pesquisa em Diversidade, Formação, Educação Básica e discursos (DIFEBA).This study has aimed at understanding how the school space can produces and reproduces the process of inclusion and exclusion of students with disabilities. “The school space and the process of inclusion and exclusion of students with disabilities: a case study in Junco/BA” was developed as an Ethnographic case study within a qualitative approach. As data collection methods we have chosen participant observation (based on an observational protocol); document analysis; and semi-structured interview. Considering this is an Ethnographic Case Study, we have opted for thick description as data analysis method. The research question posed was: How does the occupation of school space by students with disabilities impact on the inclusion and exclusion process of them? The participants in this study were 08 family members responsible for students with disabilities that attends the Multifunctional Resource Room (SRMF) of the Municipal School researched; 03 teachers from regular school and the Multifunctional Resource Room with the Specialized Educational Assistance (AEE) modality; 04 members from the school managing body; 07 members of the support staff; and 08 students with disabilities. As the main theoretical contribution regarding Inclusion and Exclusion categories we have used: for Concept, Historical Analysis and Perspectives: Sassaki (1998); Stainback (1999); Mantoan (2006); Lima (2006); Pimentel (2007); Ropoli et al. (2010); Piletti (2014); Mattos (2014); Carvalho (2014). Regarding Space as a research category we have based our discussion on the following authors: for Concept, Characteristics, Critical Factors and Perspectives,: Milton Santos (2014); Harvey (2009); Bauman (2001; 2005); Rodrigues (2003); Silva (2015). For Accessibility as category we have used the contributions of: for Concept; Characteristics; Critical factors; Perspectives: Santos (2013); Giacomini, Sartoretto and Bersch (2010); Silva (2006). The results found indicate: the need of municipal public power support for restructuring the physical and pedagogical space of the school for the inclusion of students with disabilities; re-elaboration of the school political pedagogical project to contemplate the inclusion in school; actions contemplating continuing education for educational actors focusing on the inclusion of students with disabilities. Based on the findings, we are proposing an intervention action through a dialogical action plan (from September, 2018 to July 2019), culminating in Municipal Conference for Educational Inclusion, in partnership with the Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) of Jacobina; Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED); Grupo de Estudos em Educação Inclusiva e Especial (GEEDICE), and Grupo de Pesquisa em Diversidade, Formação, Educação Básica e discursos (DIFEBA).Salvadori, Juliana CristinaMatos, Nicoletta Mendes deCarvalho, Mª Ana Lúcia Oliveira Freitas dePimentel, Susana CoutoSilva, Lucineide Oliveira2021-08-12T20:21:33Z2021-08-12T20:21:33Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSILVA, Lucineide Oliveira. Espaço escolar e os processos de inclusão e exclusão de alunos com deficiência: estudo de caso em Junco/BA. Orientadora: Juliana Cristina Salvadori. 2018. 182f. 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