As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leandro Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Molina Neto, Vicente, Bossle, Fabiano, Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87008
Resumo: Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação de professores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPES até setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem para entender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e a prática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências da perspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas de formação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre o cotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria uma série de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favor da etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potente análise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionam a análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas e permitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas.
id UFRGS-2_fe64fa7056dc97da2d6b5189597d3ab4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87008
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Leandro OliveiraMolina Neto, VicenteBossle, FabianoWittizorecki, Elisandro Schultz2014-01-30T01:51:53Z20130102-8308http://hdl.handle.net/10183/87008000894430Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação de professores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPES até setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem para entender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e a prática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências da perspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas de formação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre o cotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria uma série de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favor da etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potente análise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionam a análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas e permitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas.This review study discusses how public policies for teacher education were problematized in studies deposited in the CAPES Bank of Theses by September 2012. Aims to identify how these studies contribute to understanding the relationship between public policies for teacher education and teaching practice. Through the analysis, were identified influences of neoliberal perspective and international organizations on training policies in Brazil and the need to develop research on the school routine, since the result of this relationship promote a number of implications in the formative processes. At the end, we argue in favor of ethnography and studies of self-referential, along with a powerful document analysis, methodological procedures that determine the critical analysis, enable to better understand the daily life of schools and allow problematize the pedagogical practices and policy processes.Esta revisión sistemática analiza las políticas públicas de formación del profesorado de los estudios depositados en el Banco de la CAPES tesis en septiembre de 2012. Tiene como objetivo identificar cómo estos estudios contribuyen a la comprensión de la relación entre las políticas públicas para la formación del profesorado y la enseñanza práctica. A través del análisis, se identificó la influencia de la perspectiva neoliberal y de las organizaciones internacionales en materia de políticas de formación en Brasil y la necesidad de desarrollar la investigación en la rutina de la escuela, ya que el resultado de esta relación promover una serie de implicaciones en los procesos formativos. Al final, se argumenta a favor de la etnografía y los estudios de autoreferencial, junto con un análisis de los documentos de gran alcance, los procedimientos metodológicos que determinan el análisis crítico, permiten entender mejor la vida cotidiana de las escuelas y permiten problematizar las prácticas pedagógicas y propuestas de políticas.application/pdfporKinesis. Santa Maria. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2013), p. 39-56Políticas públicasPublic politics of teacher’s educationEducation in physical educationPedagogical practicePolíticas públicas de la formación docenteFormación en educación físicaPráctica pedagógicaAs políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPESPublic policies of teacher’s education : a review study of Capes Bank of ThesesLas políticas públicas de la formación : una revisión de estudio del Banco de Tesis Capesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000894430.pdf000894430.pdfTexto completoapplication/pdf137873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87008/1/000894430.pdfa292942a1490f7ce9e08abd29226067aMD51TEXT000894430.pdf.txt000894430.pdf.txtExtracted Texttext/plain36921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87008/2/000894430.pdf.txtf938c2ea63b39fdb38c718ec65c4bec0MD52THUMBNAIL000894430.pdf.jpg000894430.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87008/3/000894430.pdf.jpg73f3f380e3ab52a8606f2b41920db04dMD5310183/870082018-10-17 09:16:13.867oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87008Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:16:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Public policies of teacher’s education : a review study of Capes Bank of Theses
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Las políticas públicas de la formación : una revisión de estudio del Banco de Tesis Capes
title As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES
spellingShingle As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES
Rocha, Leandro Oliveira
Políticas públicas
Public politics of teacher’s education
Education in physical education
Pedagogical practice
Políticas públicas de la formación docente
Formación en educación física
Práctica pedagógica
title_short As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES
title_full As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES
title_fullStr As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES
title_full_unstemmed As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES
title_sort As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES
author Rocha, Leandro Oliveira
author_facet Rocha, Leandro Oliveira
Molina Neto, Vicente
Bossle, Fabiano
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Molina Neto, Vicente
Bossle, Fabiano
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Leandro Oliveira
Molina Neto, Vicente
Bossle, Fabiano
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
topic Políticas públicas
Public politics of teacher’s education
Education in physical education
Pedagogical practice
Políticas públicas de la formación docente
Formación en educación física
Práctica pedagógica
dc.subject.eng.fl_str_mv Public politics of teacher’s education
Education in physical education
Pedagogical practice
dc.subject.spa.fl_str_mv Políticas públicas de la formación docente
Formación en educación física
Práctica pedagógica
description Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação de professores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPES até setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem para entender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e a prática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências da perspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas de formação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre o cotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria uma série de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favor da etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potente análise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionam a análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas e permitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-30T01:51:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87008
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-8308
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000894430
identifier_str_mv 0102-8308
000894430
url http://hdl.handle.net/10183/87008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Kinesis. Santa Maria. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2013), p. 39-56
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87008/1/000894430.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87008/2/000894430.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87008/3/000894430.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a292942a1490f7ce9e08abd29226067a
f938c2ea63b39fdb38c718ec65c4bec0
73f3f380e3ab52a8606f2b41920db04d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224824240996352