As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87008 |
Resumo: | Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação de professores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPES até setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem para entender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e a prática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências da perspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas de formação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre o cotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria uma série de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favor da etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potente análise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionam a análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas e permitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas. |
id |
UFRGS-2_fe64fa7056dc97da2d6b5189597d3ab4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87008 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Leandro OliveiraMolina Neto, VicenteBossle, FabianoWittizorecki, Elisandro Schultz2014-01-30T01:51:53Z20130102-8308http://hdl.handle.net/10183/87008000894430Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação de professores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPES até setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem para entender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e a prática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências da perspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas de formação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre o cotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria uma série de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favor da etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potente análise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionam a análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas e permitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas.This review study discusses how public policies for teacher education were problematized in studies deposited in the CAPES Bank of Theses by September 2012. Aims to identify how these studies contribute to understanding the relationship between public policies for teacher education and teaching practice. Through the analysis, were identified influences of neoliberal perspective and international organizations on training policies in Brazil and the need to develop research on the school routine, since the result of this relationship promote a number of implications in the formative processes. At the end, we argue in favor of ethnography and studies of self-referential, along with a powerful document analysis, methodological procedures that determine the critical analysis, enable to better understand the daily life of schools and allow problematize the pedagogical practices and policy processes.Esta revisión sistemática analiza las políticas públicas de formación del profesorado de los estudios depositados en el Banco de la CAPES tesis en septiembre de 2012. Tiene como objetivo identificar cómo estos estudios contribuyen a la comprensión de la relación entre las políticas públicas para la formación del profesorado y la enseñanza práctica. A través del análisis, se identificó la influencia de la perspectiva neoliberal y de las organizaciones internacionales en materia de políticas de formación en Brasil y la necesidad de desarrollar la investigación en la rutina de la escuela, ya que el resultado de esta relación promover una serie de implicaciones en los procesos formativos. Al final, se argumenta a favor de la etnografía y los estudios de autoreferencial, junto con un análisis de los documentos de gran alcance, los procedimientos metodológicos que determinan el análisis crítico, permiten entender mejor la vida cotidiana de las escuelas y permiten problematizar las prácticas pedagógicas y propuestas de políticas.application/pdfporKinesis. Santa Maria. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2013), p. 39-56Políticas públicasPublic politics of teacher’s educationEducation in physical educationPedagogical practicePolíticas públicas de la formación docenteFormación en educación físicaPráctica pedagógicaAs políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPESPublic policies of teacher’s education : a review study of Capes Bank of ThesesLas políticas públicas de la formación : una revisión de estudio del Banco de Tesis Capesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000894430.pdf000894430.pdfTexto completoapplication/pdf137873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87008/1/000894430.pdfa292942a1490f7ce9e08abd29226067aMD51TEXT000894430.pdf.txt000894430.pdf.txtExtracted Texttext/plain36921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87008/2/000894430.pdf.txtf938c2ea63b39fdb38c718ec65c4bec0MD52THUMBNAIL000894430.pdf.jpg000894430.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87008/3/000894430.pdf.jpg73f3f380e3ab52a8606f2b41920db04dMD5310183/870082018-10-17 09:16:13.867oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87008Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:16:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Public policies of teacher’s education : a review study of Capes Bank of Theses |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Las políticas públicas de la formación : una revisión de estudio del Banco de Tesis Capes |
title |
As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES |
spellingShingle |
As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES Rocha, Leandro Oliveira Políticas públicas Public politics of teacher’s education Education in physical education Pedagogical practice Políticas públicas de la formación docente Formación en educación física Práctica pedagógica |
title_short |
As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES |
title_full |
As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES |
title_fullStr |
As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES |
title_full_unstemmed |
As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES |
title_sort |
As políticas públicas de formação de professores : um estudo de revisão do Banco de Teses da CAPES |
author |
Rocha, Leandro Oliveira |
author_facet |
Rocha, Leandro Oliveira Molina Neto, Vicente Bossle, Fabiano Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
author2 |
Molina Neto, Vicente Bossle, Fabiano Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Leandro Oliveira Molina Neto, Vicente Bossle, Fabiano Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas |
topic |
Políticas públicas Public politics of teacher’s education Education in physical education Pedagogical practice Políticas públicas de la formación docente Formación en educación física Práctica pedagógica |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Public politics of teacher’s education Education in physical education Pedagogical practice |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Políticas públicas de la formación docente Formación en educación física Práctica pedagógica |
description |
Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação de professores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPES até setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem para entender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e a prática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências da perspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas de formação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre o cotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria uma série de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favor da etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potente análise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionam a análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas e permitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-30T01:51:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/87008 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-8308 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000894430 |
identifier_str_mv |
0102-8308 000894430 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/87008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Kinesis. Santa Maria. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2013), p. 39-56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87008/1/000894430.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87008/2/000894430.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87008/3/000894430.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a292942a1490f7ce9e08abd29226067a f938c2ea63b39fdb38c718ec65c4bec0 73f3f380e3ab52a8606f2b41920db04d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224824240996352 |