De onde viemos e para onde vamos? : a identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adrielle Aurelina Paulina da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156821
Resumo: Atualmente o Hip Hop e, em consequência, as danças urbanas, são considerados uma das mais importantes expressões culturais da juventude internacional (MARTINS,2010). Com toda essa popularização, disseminação e mercantilização, talvez tenha havido um enfraquecimento de suas origens. A partir desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar e apontar se há e como é feito o trabalho de conscientização e conhecimento da origem e ideologias da cultura Hip Hop como identidade afro-brasileira, em grupos independentes de danças urbanas em duas cidades do estado do Rio Grande do Sul, Canoas e Porto Alegre. Com esta pesquisa, temos a intenção de reforçar os estudos sobre esta modalidade de dança, sua metodologia e ideologia. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa e descritiva, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas do tipo grupo focal, com bailarinos dos grupos de danças urbanas Game Over – Canoas e o grupo My House – Porto Alegre. As entrevistas obtidas foram submetidas a análise, que resultou em uma divisão em categorias para melhor compreensão e interpretação das informações: as Influências, Incentivo para dançar, Definição de danças urbanas, Como aprenderam a dançar, Percepção da Cultura Hip Hop, Percepção da identidade Afro-brasileira. Como principais conclusões, podemos apontar que há diferenças entre os modos com os quais a Cultura Hip Hop como identidade afro-brasileira é apreendida pelos dois grupos em seus discursos. No entanto, em em suas práticas e organização grupal, há uma vivência, talvez de forma não plenamente consciente, de alguns aspectos ideológicos da Cultura Hip Hop.
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