Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brugnera, Camila Dal-Ri
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230609
Resumo: Este trabalho consiste em apresentar o desenvolvimento, a base teórica e reflexões sobre a aplicação de um projeto de ensino de Língua Portuguesa desenvolvido para o sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública em Porto Alegre. A motivação para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão tem origem no desejo de compartilhamento de reflexões com potencial útil para a prática de ensino, não se restringindo, desta forma, ao círculo acadêmico. A elaboração do projeto de ensino foi motivada pelo desejo de melhorar a experiência dos alunos em sala de aula, valorizando seus conhecimentos prévios e desenvolvendo conteúdos escolares de forma contextualizada. Por isso, foi desenvolvido a partir da análise de necessidades dos alunos e de um apanhado teórico contrário à estrutura do ensino tradicional. Através dos conhecimentos sobre mitologia ― conteúdo eleito para trabalho em sala de aula ― são explorados aspectos referentes ao letramento e à formação cidadã dos alunos. A temática é considerada um fator motivacional e foi eleita por estar fortemente presente entre as referências dos alunos e, por isso, favorecer a aprendizagem significativa. Conclui-se, a partir das reflexões sobre o desenvolvimento do projeto, a importância de compartilhar as experiências de docência dentro e fora da academia.
id UFRGS-2_fe966a582bedce02ea5983d99b555bf1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230609
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brugnera, Camila Dal-RiNaujorks, Jane da Costa2021-10-09T04:55:55Z2021http://hdl.handle.net/10183/230609001131359Este trabalho consiste em apresentar o desenvolvimento, a base teórica e reflexões sobre a aplicação de um projeto de ensino de Língua Portuguesa desenvolvido para o sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública em Porto Alegre. A motivação para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão tem origem no desejo de compartilhamento de reflexões com potencial útil para a prática de ensino, não se restringindo, desta forma, ao círculo acadêmico. A elaboração do projeto de ensino foi motivada pelo desejo de melhorar a experiência dos alunos em sala de aula, valorizando seus conhecimentos prévios e desenvolvendo conteúdos escolares de forma contextualizada. Por isso, foi desenvolvido a partir da análise de necessidades dos alunos e de um apanhado teórico contrário à estrutura do ensino tradicional. Através dos conhecimentos sobre mitologia ― conteúdo eleito para trabalho em sala de aula ― são explorados aspectos referentes ao letramento e à formação cidadã dos alunos. A temática é considerada um fator motivacional e foi eleita por estar fortemente presente entre as referências dos alunos e, por isso, favorecer a aprendizagem significativa. Conclui-se, a partir das reflexões sobre o desenvolvimento do projeto, a importância de compartilhar as experiências de docência dentro e fora da academia.This paper consists of presenting the development, theoretical background and considerations on implementing a Portuguese teaching project developed for a sixth grade of elementary school in a public school in Porto Alegre. The motivation for the development of this paper originates from the desire to share considerations with useful potential for teaching practice, thus not being restricted to the academic circle. The elaboration of the teaching project was motivated by the desire to improve the students' experience in the classroom, valuing their previous knowledge and developing school content in a contextualized way. For this reason, it was developed from the analysis of students' needs and from a theoretical background opposite to a traditional education structure. Through knowledge about mythology ― content chosen to be used in the classroom ― aspects related to students' literacy and citizenship education are explored. The theme is considered a motivational element and was chosen because it is strongly present among students' references and, therefore, fosters meaningful learning. It is concluded, from the considerations on the development of this project, the importance of sharing the teaching experiences inside and out the academic context.application/pdfporEnsino de língua portuguesaProjeto de ensinoAprendizagem significativaCidadaniaMitologiaPortuguese teachingMeaningful learningCitizenship educationTeaching projectMythologyMitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2021Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131359.pdf.txt001131359.pdf.txtExtracted Texttext/plain100051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230609/2/001131359.pdf.txtbca6fed9c971a5ee760d36de494e7962MD52ORIGINAL001131359.pdfTexto completoapplication/pdf328067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230609/1/001131359.pdf5c808a98e307c266f5a6e7aa8aa9ab35MD5110183/2306092022-08-06 04:45:53.357766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230609Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:45:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino
title Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino
spellingShingle Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino
Brugnera, Camila Dal-Ri
Ensino de língua portuguesa
Projeto de ensino
Aprendizagem significativa
Cidadania
Mitologia
Portuguese teaching
Meaningful learning
Citizenship education
Teaching project
Mythology
title_short Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino
title_full Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino
title_fullStr Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino
title_full_unstemmed Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino
title_sort Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino
author Brugnera, Camila Dal-Ri
author_facet Brugnera, Camila Dal-Ri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brugnera, Camila Dal-Ri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Naujorks, Jane da Costa
contributor_str_mv Naujorks, Jane da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa
Projeto de ensino
Aprendizagem significativa
Cidadania
Mitologia
topic Ensino de língua portuguesa
Projeto de ensino
Aprendizagem significativa
Cidadania
Mitologia
Portuguese teaching
Meaningful learning
Citizenship education
Teaching project
Mythology
dc.subject.eng.fl_str_mv Portuguese teaching
Meaningful learning
Citizenship education
Teaching project
Mythology
description Este trabalho consiste em apresentar o desenvolvimento, a base teórica e reflexões sobre a aplicação de um projeto de ensino de Língua Portuguesa desenvolvido para o sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública em Porto Alegre. A motivação para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão tem origem no desejo de compartilhamento de reflexões com potencial útil para a prática de ensino, não se restringindo, desta forma, ao círculo acadêmico. A elaboração do projeto de ensino foi motivada pelo desejo de melhorar a experiência dos alunos em sala de aula, valorizando seus conhecimentos prévios e desenvolvendo conteúdos escolares de forma contextualizada. Por isso, foi desenvolvido a partir da análise de necessidades dos alunos e de um apanhado teórico contrário à estrutura do ensino tradicional. Através dos conhecimentos sobre mitologia ― conteúdo eleito para trabalho em sala de aula ― são explorados aspectos referentes ao letramento e à formação cidadã dos alunos. A temática é considerada um fator motivacional e foi eleita por estar fortemente presente entre as referências dos alunos e, por isso, favorecer a aprendizagem significativa. Conclui-se, a partir das reflexões sobre o desenvolvimento do projeto, a importância de compartilhar as experiências de docência dentro e fora da academia.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-09T04:55:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230609
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131359
url http://hdl.handle.net/10183/230609
identifier_str_mv 001131359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230609/2/001131359.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230609/1/001131359.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bca6fed9c971a5ee760d36de494e7962
5c808a98e307c266f5a6e7aa8aa9ab35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224613953273856