Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230609 |
Resumo: | Este trabalho consiste em apresentar o desenvolvimento, a base teórica e reflexões sobre a aplicação de um projeto de ensino de Língua Portuguesa desenvolvido para o sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública em Porto Alegre. A motivação para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão tem origem no desejo de compartilhamento de reflexões com potencial útil para a prática de ensino, não se restringindo, desta forma, ao círculo acadêmico. A elaboração do projeto de ensino foi motivada pelo desejo de melhorar a experiência dos alunos em sala de aula, valorizando seus conhecimentos prévios e desenvolvendo conteúdos escolares de forma contextualizada. Por isso, foi desenvolvido a partir da análise de necessidades dos alunos e de um apanhado teórico contrário à estrutura do ensino tradicional. Através dos conhecimentos sobre mitologia ― conteúdo eleito para trabalho em sala de aula ― são explorados aspectos referentes ao letramento e à formação cidadã dos alunos. A temática é considerada um fator motivacional e foi eleita por estar fortemente presente entre as referências dos alunos e, por isso, favorecer a aprendizagem significativa. Conclui-se, a partir das reflexões sobre o desenvolvimento do projeto, a importância de compartilhar as experiências de docência dentro e fora da academia. |
id |
UFRGS-2_fe966a582bedce02ea5983d99b555bf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230609 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brugnera, Camila Dal-RiNaujorks, Jane da Costa2021-10-09T04:55:55Z2021http://hdl.handle.net/10183/230609001131359Este trabalho consiste em apresentar o desenvolvimento, a base teórica e reflexões sobre a aplicação de um projeto de ensino de Língua Portuguesa desenvolvido para o sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública em Porto Alegre. A motivação para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão tem origem no desejo de compartilhamento de reflexões com potencial útil para a prática de ensino, não se restringindo, desta forma, ao círculo acadêmico. A elaboração do projeto de ensino foi motivada pelo desejo de melhorar a experiência dos alunos em sala de aula, valorizando seus conhecimentos prévios e desenvolvendo conteúdos escolares de forma contextualizada. Por isso, foi desenvolvido a partir da análise de necessidades dos alunos e de um apanhado teórico contrário à estrutura do ensino tradicional. Através dos conhecimentos sobre mitologia ― conteúdo eleito para trabalho em sala de aula ― são explorados aspectos referentes ao letramento e à formação cidadã dos alunos. A temática é considerada um fator motivacional e foi eleita por estar fortemente presente entre as referências dos alunos e, por isso, favorecer a aprendizagem significativa. Conclui-se, a partir das reflexões sobre o desenvolvimento do projeto, a importância de compartilhar as experiências de docência dentro e fora da academia.This paper consists of presenting the development, theoretical background and considerations on implementing a Portuguese teaching project developed for a sixth grade of elementary school in a public school in Porto Alegre. The motivation for the development of this paper originates from the desire to share considerations with useful potential for teaching practice, thus not being restricted to the academic circle. The elaboration of the teaching project was motivated by the desire to improve the students' experience in the classroom, valuing their previous knowledge and developing school content in a contextualized way. For this reason, it was developed from the analysis of students' needs and from a theoretical background opposite to a traditional education structure. Through knowledge about mythology ― content chosen to be used in the classroom ― aspects related to students' literacy and citizenship education are explored. The theme is considered a motivational element and was chosen because it is strongly present among students' references and, therefore, fosters meaningful learning. It is concluded, from the considerations on the development of this project, the importance of sharing the teaching experiences inside and out the academic context.application/pdfporEnsino de língua portuguesaProjeto de ensinoAprendizagem significativaCidadaniaMitologiaPortuguese teachingMeaningful learningCitizenship educationTeaching projectMythologyMitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2021Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131359.pdf.txt001131359.pdf.txtExtracted Texttext/plain100051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230609/2/001131359.pdf.txtbca6fed9c971a5ee760d36de494e7962MD52ORIGINAL001131359.pdfTexto completoapplication/pdf328067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230609/1/001131359.pdf5c808a98e307c266f5a6e7aa8aa9ab35MD5110183/2306092022-08-06 04:45:53.357766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230609Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:45:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino |
title |
Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino |
spellingShingle |
Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino Brugnera, Camila Dal-Ri Ensino de língua portuguesa Projeto de ensino Aprendizagem significativa Cidadania Mitologia Portuguese teaching Meaningful learning Citizenship education Teaching project Mythology |
title_short |
Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino |
title_full |
Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino |
title_fullStr |
Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino |
title_full_unstemmed |
Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino |
title_sort |
Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino |
author |
Brugnera, Camila Dal-Ri |
author_facet |
Brugnera, Camila Dal-Ri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brugnera, Camila Dal-Ri |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Naujorks, Jane da Costa |
contributor_str_mv |
Naujorks, Jane da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa Projeto de ensino Aprendizagem significativa Cidadania Mitologia |
topic |
Ensino de língua portuguesa Projeto de ensino Aprendizagem significativa Cidadania Mitologia Portuguese teaching Meaningful learning Citizenship education Teaching project Mythology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Portuguese teaching Meaningful learning Citizenship education Teaching project Mythology |
description |
Este trabalho consiste em apresentar o desenvolvimento, a base teórica e reflexões sobre a aplicação de um projeto de ensino de Língua Portuguesa desenvolvido para o sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública em Porto Alegre. A motivação para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão tem origem no desejo de compartilhamento de reflexões com potencial útil para a prática de ensino, não se restringindo, desta forma, ao círculo acadêmico. A elaboração do projeto de ensino foi motivada pelo desejo de melhorar a experiência dos alunos em sala de aula, valorizando seus conhecimentos prévios e desenvolvendo conteúdos escolares de forma contextualizada. Por isso, foi desenvolvido a partir da análise de necessidades dos alunos e de um apanhado teórico contrário à estrutura do ensino tradicional. Através dos conhecimentos sobre mitologia ― conteúdo eleito para trabalho em sala de aula ― são explorados aspectos referentes ao letramento e à formação cidadã dos alunos. A temática é considerada um fator motivacional e foi eleita por estar fortemente presente entre as referências dos alunos e, por isso, favorecer a aprendizagem significativa. Conclui-se, a partir das reflexões sobre o desenvolvimento do projeto, a importância de compartilhar as experiências de docência dentro e fora da academia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-09T04:55:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230609 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001131359 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230609 |
identifier_str_mv |
001131359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230609/2/001131359.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230609/1/001131359.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bca6fed9c971a5ee760d36de494e7962 5c808a98e307c266f5a6e7aa8aa9ab35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447283157696512 |