Enredamentos de gênero no ensino da arte : investigando os estereótipos na arte e na cultura visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Taís Ritter
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85200
Resumo: A presente pesquisa parte, inicialmente, de uma problematização das discussões sobre identidade trazidas por Zygmunt Bauman, Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva. Em seguida, detém-se na temática de gênero, entendo-a como um estudo oriundo da problemática da identidade. Nesse sentido, este trabalho constrói-se na medida em que investiga os estereótipos vinculados às identidades de gênero, localizando tanto a permanência, assim como a transgressão desses, que nesse último caso designo como poética de deslocamento. As poéticas de deslocamento, que se potencializam enquanto instâncias de escapes, desvios, transgressões, questionamento das normas e padrões de gênero cristalizados pela cultura, são o prisma pelo qual é abordada a identidade de gênero, como forma de deslocar e borrar as molduras dos estereótipos que enquadram e modelam as identidades de gênero. Estas permanências e/ou deslocamentos são compreendidos, num primeiro momento, na perspectiva da esfera erudita da arte, por meio da análise de alguns trabalhos da série Untitled Film Still (1977–1980) de Cindy Sherman e das relações tecidas em torno do fazer da costura na obra de Leonilson e na série Bastidores (1997) de Rosana Paulino. Os estereótipos de gênero foram analisados da mesma forma, no encontro que se estabeleceu entre a cultura visual e o ensino da arte. Através de uma abordagem do repertório cultural trazidos pelos alunos das turmas de estágio curricular obrigatório (7ª série), no qual se sobressaiu a presença do funk carioca, desencadeou-se uma experiência pedagógica, marcada pela construção de documentários sobre o funk carioca, os quais serão aqui analisados segundo a ótica da temática de gênero.
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