Formação de escreventes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Lumena Carolina Madeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11856
Resumo: O modelo que motivou o estudo refere-se a Hayes e Flower (1980), que autores consagrados como Luís Barbeiro (2007), Duarte (2008), Luísa Álvares Pereira (2003), entre outros, defendem. Dele extraímos o ciclo de escrita traduzindo-se no exercício da planificação, da redação e da revisão, que implicam estratégias específicas. Após a revisão da literatura sobre o tema supracitado, estabelecemos uma ligação entre o referido tema e os planos de aula selecionados para o efeito. No final procede-se ao estudo prático onde tratamos as atividades relativas aos subprocessos da planificação, da redação e da revisão. De todas as atividades relativas ao ato de escrita, selecionámos o resumo também este inserido no subprocesso da escrita.
id RCAP_d7aa0d1f4d6ec8b921cd7ee2cf306f12
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11856
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de escreventesEstratégias para o contexto pedagógicoCiclo de EscritaEscritaEstratégiasModelosPlanos de AulaProcesso de EscritaResumoDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO modelo que motivou o estudo refere-se a Hayes e Flower (1980), que autores consagrados como Luís Barbeiro (2007), Duarte (2008), Luísa Álvares Pereira (2003), entre outros, defendem. Dele extraímos o ciclo de escrita traduzindo-se no exercício da planificação, da redação e da revisão, que implicam estratégias específicas. Após a revisão da literatura sobre o tema supracitado, estabelecemos uma ligação entre o referido tema e os planos de aula selecionados para o efeito. No final procede-se ao estudo prático onde tratamos as atividades relativas aos subprocessos da planificação, da redação e da revisão. De todas as atividades relativas ao ato de escrita, selecionámos o resumo também este inserido no subprocesso da escrita.El modelo que motivó este estudio se refiere a Hayes y Flower (1980), del cual autores de renombre como Luís Barbeiro (2007), Duarte (2008), Luísa Álvares Pereira (2003), entre otros, defienden. De ella extraemos el ciclo de escritura traduciéndose en el ejercicio de la planificación, de la redacción y de la revisión, que implican estrategias específicas. Después de la revisión de la literatura sobre el tema antes mencionado, establecimos una relación entre el tema referido y los planes de clase seleccionados para tal fin. Al final, procedemos al estudio práctico donde nos ocupamos de las actividades relacionadas con los subprocesos de planificación, redacción y revisión. De todas las actividades relacionadas con el acto de escritura, seleccionamos el resumen, que también se incluye en el subproceso de escritura.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumRaposo, Lumena Carolina Madeira2023-09-16T00:30:24Z2020-11-062020-09-212020-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11856TID:202858464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:36Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:32.983447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de escreventes
Estratégias para o contexto pedagógico
title Formação de escreventes
spellingShingle Formação de escreventes
Raposo, Lumena Carolina Madeira
Ciclo de Escrita
Escrita
Estratégias
Modelos
Planos de Aula
Processo de Escrita
Resumo
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Formação de escreventes
title_full Formação de escreventes
title_fullStr Formação de escreventes
title_full_unstemmed Formação de escreventes
title_sort Formação de escreventes
author Raposo, Lumena Carolina Madeira
author_facet Raposo, Lumena Carolina Madeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Lumena Carolina Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo de Escrita
Escrita
Estratégias
Modelos
Planos de Aula
Processo de Escrita
Resumo
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Ciclo de Escrita
Escrita
Estratégias
Modelos
Planos de Aula
Processo de Escrita
Resumo
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O modelo que motivou o estudo refere-se a Hayes e Flower (1980), que autores consagrados como Luís Barbeiro (2007), Duarte (2008), Luísa Álvares Pereira (2003), entre outros, defendem. Dele extraímos o ciclo de escrita traduzindo-se no exercício da planificação, da redação e da revisão, que implicam estratégias específicas. Após a revisão da literatura sobre o tema supracitado, estabelecemos uma ligação entre o referido tema e os planos de aula selecionados para o efeito. No final procede-se ao estudo prático onde tratamos as atividades relativas aos subprocessos da planificação, da redação e da revisão. De todas as atividades relativas ao ato de escrita, selecionámos o resumo também este inserido no subprocesso da escrita.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-06
2020-09-21
2020-11-06T00:00:00Z
2023-09-16T00:30:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11856
TID:202858464
url http://hdl.handle.net/10400.6/11856
identifier_str_mv TID:202858464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136404592132096