MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Fernanda Regina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alves, Francine da Costa, Pina-Oliveira, Alfredo Almeida, Apostolico, Maíra Rosa, Puggina, Ana Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cogitare Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243
Resumo: Objetivo: avaliar se as características socioeconômicas de alunos da saúde interferem na motivação no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.Método: estudo analítico realizado em 2015 com 713 alunos de graduação da área de saúde. Foi aplicada a Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino em uma instituição de Ensino da Região metropolitana de São Paulo.Resultados: houve significância para o fator Desmotivação entre estudantes com companheiro estável. Menor renda familiar interferiu positivamente nos fatores Controle Externo e Controle Interno. Os semestres iniciais dos cursos implicaram em maiores médias no controle externo, controle interno, controle por identificação e na motivação intrínseca.Conclusão: o conhecimento da relação entre as características socioeconômicas e os fatores de motivação de estudantes em disciplinas totalmente a distância contribui para o planejamento de abordagens personalizadas e contextualizadas no ensino superior.
id UFPR-15_563b57971b4530dbc6018cfb7ecf6e4f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/60243
network_acronym_str UFPR-15
network_name_str Cogitare Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICAMOTIVATION OF HEALTHY AREA STUDENTS IN DISCIPLINES THAT ARE 100% DISTANCE EDUCATION: SOCIOECONOMIC INFLUENCEMOTIVAÇÃO DE ALUNOS DA ÁREA DA SAÚDE EM DISCIPLINAS TOTALMENTE A DISTÂNCIA: INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICADistance Education; Higher education; Information Technology; Communication; Motivation.Educación a Distancia; Enseñanza Superior; Tecnología de la Información; Comunicación; Motivación.Enfermagem; EducaçãoEducação a Distância; Educação Superior; Tecnologia da Informação; Comunicação; Motivação.Objetivo: avaliar se as características socioeconômicas de alunos da saúde interferem na motivação no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.Método: estudo analítico realizado em 2015 com 713 alunos de graduação da área de saúde. Foi aplicada a Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino em uma instituição de Ensino da Região metropolitana de São Paulo.Resultados: houve significância para o fator Desmotivação entre estudantes com companheiro estável. Menor renda familiar interferiu positivamente nos fatores Controle Externo e Controle Interno. Os semestres iniciais dos cursos implicaram em maiores médias no controle externo, controle interno, controle por identificação e na motivação intrínseca.Conclusão: o conhecimento da relação entre as características socioeconômicas e os fatores de motivação de estudantes em disciplinas totalmente a distância contribui para o planejamento de abordagens personalizadas e contextualizadas no ensino superior.Objective: to evaluate whether the socioeconomic characteristics of health area students affect motivation in the use of Digital Information and Communication Technologies.Method: an analytical study was carried out in 2015 with 713 undergraduate students of the health area. The Scale of Evaluation of Motivation Factors with regard to the Integration of Information and Communication Technologies into Teaching was applied in a teaching institution of the metropolitan region of São Paulo.Results: the Demotivation factor was significant among students with stable partners. Lower family income positively affected the External Control and Internal Control factors. The initial semesters of the courses presented higher means in external control, internal control, control by identification and intrinsic motivation.Conclusion: the knowledge of the relationship between the socioeconomic characteristics and the motivation factors of students in distance education disciplines contributes to the planning of personalized and contextualized approaches in higher education.Objetivo: evaluar cuánto las características socioeconómicas de alumnos del área de la salud influyen en la motivación en el uso de las Tecnologías Digitales de la Información y Comunicación.Método: estudio analítico que se realizó en 2015 con 713 alumnos de enseñanza superior en área de salud. Se utilizó la Escala de Evaluación de Factores de Motivación con Relación a la Integración de las Tecnologías de Información y Comunicación a la Enseñanza en una institución de Enseñanza de la Región metropolitana de São Paulo.Resultados: hubo significancia para el factor Desmotivación entre estudiantes con pareja estable. Menor renta familiar influyó positivamente en los factores Control Externo y Control Interno. Los semestres iniciales de los cursos presentaron mayores promedios en el control externo, control interno, control por identificación y en la motivación intrínseca.Conclusión: el conocimiento acerca de las características socioeconómicas y los factores de motivación de estudiantes en asignaturas enteramente a distancia contribuye para el planeamiento de abordajes personalizados y contextualizadas en la enseñanza superior.Universidade Federal do ParanáAntunes, Fernanda ReginaAlves, Francine da CostaPina-Oliveira, Alfredo AlmeidaApostolico, Maíra RosaPuggina, Ana Claudia2019-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo analítico transversalapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6024310.5380/ce.v24i0.60243Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)2176-91331414-853610.5380/ce.v24i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35136https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35137https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35138https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35140https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/38177Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:10:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/60243Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:10:58Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA
MOTIVATION OF HEALTHY AREA STUDENTS IN DISCIPLINES THAT ARE 100% DISTANCE EDUCATION: SOCIOECONOMIC INFLUENCE
MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DA ÁREA DA SAÚDE EM DISCIPLINAS TOTALMENTE A DISTÂNCIA: INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICA
title MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA
spellingShingle MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA
Antunes, Fernanda Regina
Distance Education; Higher education; Information Technology; Communication; Motivation.
Educación a Distancia; Enseñanza Superior; Tecnología de la Información; Comunicación; Motivación.
Enfermagem; Educação
Educação a Distância; Educação Superior; Tecnologia da Informação; Comunicação; Motivação.
title_short MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA
title_full MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA
title_fullStr MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA
title_full_unstemmed MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA
title_sort MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA
author Antunes, Fernanda Regina
author_facet Antunes, Fernanda Regina
Alves, Francine da Costa
Pina-Oliveira, Alfredo Almeida
Apostolico, Maíra Rosa
Puggina, Ana Claudia
author_role author
author2 Alves, Francine da Costa
Pina-Oliveira, Alfredo Almeida
Apostolico, Maíra Rosa
Puggina, Ana Claudia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Fernanda Regina
Alves, Francine da Costa
Pina-Oliveira, Alfredo Almeida
Apostolico, Maíra Rosa
Puggina, Ana Claudia
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Distance Education; Higher education; Information Technology; Communication; Motivation.
Educación a Distancia; Enseñanza Superior; Tecnología de la Información; Comunicación; Motivación.
Enfermagem; Educação
Educação a Distância; Educação Superior; Tecnologia da Informação; Comunicação; Motivação.
topic Distance Education; Higher education; Information Technology; Communication; Motivation.
Educación a Distancia; Enseñanza Superior; Tecnología de la Información; Comunicación; Motivación.
Enfermagem; Educação
Educação a Distância; Educação Superior; Tecnologia da Informação; Comunicação; Motivação.
description Objetivo: avaliar se as características socioeconômicas de alunos da saúde interferem na motivação no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.Método: estudo analítico realizado em 2015 com 713 alunos de graduação da área de saúde. Foi aplicada a Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino em uma instituição de Ensino da Região metropolitana de São Paulo.Resultados: houve significância para o fator Desmotivação entre estudantes com companheiro estável. Menor renda familiar interferiu positivamente nos fatores Controle Externo e Controle Interno. Os semestres iniciais dos cursos implicaram em maiores médias no controle externo, controle interno, controle por identificação e na motivação intrínseca.Conclusão: o conhecimento da relação entre as características socioeconômicas e os fatores de motivação de estudantes em disciplinas totalmente a distância contribui para o planejamento de abordagens personalizadas e contextualizadas no ensino superior.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-03
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo analítico transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243
10.5380/ce.v24i0.60243
url https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243
identifier_str_mv 10.5380/ce.v24i0.60243
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243/pdf
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243/pdf_en
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35136
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35137
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35138
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35140
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/38177
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagem
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)
Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)
Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)
2176-9133
1414-8536
10.5380/ce.v24i0
reponame:Cogitare Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Cogitare Enfermagem (Online)
collection Cogitare Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv cogitare@ufpr.br
_version_ 1797068302735900672