MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cogitare Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243 |
Resumo: | Objetivo: avaliar se as características socioeconômicas de alunos da saúde interferem na motivação no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.Método: estudo analítico realizado em 2015 com 713 alunos de graduação da área de saúde. Foi aplicada a Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino em uma instituição de Ensino da Região metropolitana de São Paulo.Resultados: houve significância para o fator Desmotivação entre estudantes com companheiro estável. Menor renda familiar interferiu positivamente nos fatores Controle Externo e Controle Interno. Os semestres iniciais dos cursos implicaram em maiores médias no controle externo, controle interno, controle por identificação e na motivação intrínseca.Conclusão: o conhecimento da relação entre as características socioeconômicas e os fatores de motivação de estudantes em disciplinas totalmente a distância contribui para o planejamento de abordagens personalizadas e contextualizadas no ensino superior. |
id |
UFPR-15_563b57971b4530dbc6018cfb7ecf6e4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/60243 |
network_acronym_str |
UFPR-15 |
network_name_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICAMOTIVATION OF HEALTHY AREA STUDENTS IN DISCIPLINES THAT ARE 100% DISTANCE EDUCATION: SOCIOECONOMIC INFLUENCEMOTIVAÇÃO DE ALUNOS DA ÁREA DA SAÚDE EM DISCIPLINAS TOTALMENTE A DISTÂNCIA: INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICADistance Education; Higher education; Information Technology; Communication; Motivation.Educación a Distancia; Enseñanza Superior; Tecnología de la Información; Comunicación; Motivación.Enfermagem; EducaçãoEducação a Distância; Educação Superior; Tecnologia da Informação; Comunicação; Motivação.Objetivo: avaliar se as características socioeconômicas de alunos da saúde interferem na motivação no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.Método: estudo analítico realizado em 2015 com 713 alunos de graduação da área de saúde. Foi aplicada a Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino em uma instituição de Ensino da Região metropolitana de São Paulo.Resultados: houve significância para o fator Desmotivação entre estudantes com companheiro estável. Menor renda familiar interferiu positivamente nos fatores Controle Externo e Controle Interno. Os semestres iniciais dos cursos implicaram em maiores médias no controle externo, controle interno, controle por identificação e na motivação intrínseca.Conclusão: o conhecimento da relação entre as características socioeconômicas e os fatores de motivação de estudantes em disciplinas totalmente a distância contribui para o planejamento de abordagens personalizadas e contextualizadas no ensino superior.Objective: to evaluate whether the socioeconomic characteristics of health area students affect motivation in the use of Digital Information and Communication Technologies.Method: an analytical study was carried out in 2015 with 713 undergraduate students of the health area. The Scale of Evaluation of Motivation Factors with regard to the Integration of Information and Communication Technologies into Teaching was applied in a teaching institution of the metropolitan region of São Paulo.Results: the Demotivation factor was significant among students with stable partners. Lower family income positively affected the External Control and Internal Control factors. The initial semesters of the courses presented higher means in external control, internal control, control by identification and intrinsic motivation.Conclusion: the knowledge of the relationship between the socioeconomic characteristics and the motivation factors of students in distance education disciplines contributes to the planning of personalized and contextualized approaches in higher education.Objetivo: evaluar cuánto las características socioeconómicas de alumnos del área de la salud influyen en la motivación en el uso de las Tecnologías Digitales de la Información y Comunicación.Método: estudio analítico que se realizó en 2015 con 713 alumnos de enseñanza superior en área de salud. Se utilizó la Escala de Evaluación de Factores de Motivación con Relación a la Integración de las Tecnologías de Información y Comunicación a la Enseñanza en una institución de Enseñanza de la Región metropolitana de São Paulo.Resultados: hubo significancia para el factor Desmotivación entre estudiantes con pareja estable. Menor renta familiar influyó positivamente en los factores Control Externo y Control Interno. Los semestres iniciales de los cursos presentaron mayores promedios en el control externo, control interno, control por identificación y en la motivación intrínseca.Conclusión: el conocimiento acerca de las características socioeconómicas y los factores de motivación de estudiantes en asignaturas enteramente a distancia contribuye para el planeamiento de abordajes personalizados y contextualizadas en la enseñanza superior.Universidade Federal do ParanáAntunes, Fernanda ReginaAlves, Francine da CostaPina-Oliveira, Alfredo AlmeidaApostolico, Maíra RosaPuggina, Ana Claudia2019-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo analítico transversalapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/6024310.5380/ce.v24i0.60243Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019)2176-91331414-853610.5380/ce.v24i0reponame:Cogitare Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243/pdfhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243/pdf_enhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35136https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35137https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35138https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35140https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/38177Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagemhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-07T20:10:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/60243Revistahttps://revistas.ufpr.br/cogitare/indexPUBhttps://revistas.ufpr.br/cogitare/oaicogitare@ufpr.br2176-91331414-8536opendoar:2021-12-07T20:10:58Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA MOTIVATION OF HEALTHY AREA STUDENTS IN DISCIPLINES THAT ARE 100% DISTANCE EDUCATION: SOCIOECONOMIC INFLUENCE MOTIVAÇÃO DE ALUNOS DA ÁREA DA SAÚDE EM DISCIPLINAS TOTALMENTE A DISTÂNCIA: INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICA |
title |
MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA |
spellingShingle |
MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA Antunes, Fernanda Regina Distance Education; Higher education; Information Technology; Communication; Motivation. Educación a Distancia; Enseñanza Superior; Tecnología de la Información; Comunicación; Motivación. Enfermagem; Educação Educação a Distância; Educação Superior; Tecnologia da Informação; Comunicação; Motivação. |
title_short |
MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA |
title_full |
MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA |
title_fullStr |
MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA |
title_full_unstemmed |
MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA |
title_sort |
MOTIVACIÓN DE ALUMNOS DEL ÁREA DE SALUD EN ASIGNATURAS ENTERAMENTE A DISTANCIA: INFLUENCIA SOCIOECONÓMICA |
author |
Antunes, Fernanda Regina |
author_facet |
Antunes, Fernanda Regina Alves, Francine da Costa Pina-Oliveira, Alfredo Almeida Apostolico, Maíra Rosa Puggina, Ana Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Francine da Costa Pina-Oliveira, Alfredo Almeida Apostolico, Maíra Rosa Puggina, Ana Claudia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Fernanda Regina Alves, Francine da Costa Pina-Oliveira, Alfredo Almeida Apostolico, Maíra Rosa Puggina, Ana Claudia |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distance Education; Higher education; Information Technology; Communication; Motivation. Educación a Distancia; Enseñanza Superior; Tecnología de la Información; Comunicación; Motivación. Enfermagem; Educação Educação a Distância; Educação Superior; Tecnologia da Informação; Comunicação; Motivação. |
topic |
Distance Education; Higher education; Information Technology; Communication; Motivation. Educación a Distancia; Enseñanza Superior; Tecnología de la Información; Comunicación; Motivación. Enfermagem; Educação Educação a Distância; Educação Superior; Tecnologia da Informação; Comunicação; Motivação. |
description |
Objetivo: avaliar se as características socioeconômicas de alunos da saúde interferem na motivação no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.Método: estudo analítico realizado em 2015 com 713 alunos de graduação da área de saúde. Foi aplicada a Escala de Avaliação de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino em uma instituição de Ensino da Região metropolitana de São Paulo.Resultados: houve significância para o fator Desmotivação entre estudantes com companheiro estável. Menor renda familiar interferiu positivamente nos fatores Controle Externo e Controle Interno. Os semestres iniciais dos cursos implicaram em maiores médias no controle externo, controle interno, controle por identificação e na motivação intrínseca.Conclusão: o conhecimento da relação entre as características socioeconômicas e os fatores de motivação de estudantes em disciplinas totalmente a distância contribui para o planejamento de abordagens personalizadas e contextualizadas no ensino superior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo analítico transversal |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243 10.5380/ce.v24i0.60243 |
url |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243 |
identifier_str_mv |
10.5380/ce.v24i0.60243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243/pdf https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/60243/pdf_en https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35136 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35137 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35138 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/35140 https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/downloadSuppFile/60243/38177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Cogitare Enfermagem http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019) Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019) Cogitare Enfermagem; v. 24 (2019) 2176-9133 1414-8536 10.5380/ce.v24i0 reponame:Cogitare Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Cogitare Enfermagem (Online) |
collection |
Cogitare Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cogitare Enfermagem (Online) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
cogitare@ufpr.br |
_version_ |
1797068302735900672 |