A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87769 |
Resumo: | Apesar dos avanços nas discussões acerca da avaliação, com o intuito de romper com práticas tradicionais, ainda se percebe um distanciamento entre a teorização e as formas de realização do processo avaliativo nas escolas. Nesta perspectiva esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as concepções de avaliação subjacentes à prática pedagógica dos professores de Educação Física de escolas de Viamão/RS, bem como conhecer os instrumentos e critérios utilizados pelos professores de Educação Física, interlocutores deste estudo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado através de análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e observações. Foi possível identificar que os instrumentos utilizados na avaliação das aulas de Educação Física, são variados e parecem atender as dimensões procedimental, conceitual e atitudinal. A análise possibilitou constatar que a prática pedagógica e avaliativa das professoras transita entre distintas concepções. Porém, esta análise também evidencia que não há uma intencionalidade pedagógica, a orientar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação desenvolvido pelas docentes. |
id |
UFRGS-2_ffaec637daf6b5a386772bfe79d47a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87769 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Tavares, Natacha da SilvaFonseca, Denise Grosso da2014-02-26T01:51:48Z2013http://hdl.handle.net/10183/87769000911736Apesar dos avanços nas discussões acerca da avaliação, com o intuito de romper com práticas tradicionais, ainda se percebe um distanciamento entre a teorização e as formas de realização do processo avaliativo nas escolas. Nesta perspectiva esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as concepções de avaliação subjacentes à prática pedagógica dos professores de Educação Física de escolas de Viamão/RS, bem como conhecer os instrumentos e critérios utilizados pelos professores de Educação Física, interlocutores deste estudo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado através de análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e observações. Foi possível identificar que os instrumentos utilizados na avaliação das aulas de Educação Física, são variados e parecem atender as dimensões procedimental, conceitual e atitudinal. A análise possibilitou constatar que a prática pedagógica e avaliativa das professoras transita entre distintas concepções. Porém, esta análise também evidencia que não há uma intencionalidade pedagógica, a orientar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação desenvolvido pelas docentes.Hay, em estos dias, avances en las discusiones acerca de la evaluación, con el propósito de romper con las prácticas tradicionales. Sin embargo, es posible, hallar una brecha entre la teoría y las realizaciones del proceso de evaluación en las escuelas. Así, esta investigación se realizó con la intencíon de comprender los conceptos de evaluación que estan subyacentes en la práctica pedagógica de los docentes de Educación Física de las escuelas de la ciudad de Viamão/RS y conocer las herramientas y criterios utilizados por estos docentes. Se trata de un estudio cualitativo, realizado a través del análisis de documentos, entrevistas semi-estructuradas y observaciones. Fue posible identificar que los instrumentos utilizados, en la evaluación en las clases de educación física, son variados y parecen relacionarse con las dimensiones “procedimentais”, conceptuales y actitudinales . El análisis ha permitido ver que la práctica pedagógica de los docentes y los movimientos de evaluación estan permeados de diferentes concepciones. Sin embargo, el análisis también muestra que no hay una intención pedagógica para orientar el proceso de enseñanza-aprendizaje-evaluación de las docentes.application/pdfporEducação física escolarAvaliaçãoEducación física en la escuelaEvaluaciónEvaluación en edcucación físicaA avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911736.pdf000911736.pdfTexto completoapplication/pdf1131434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87769/1/000911736.pdf946ce159878dbd2210ccfc7707f19ce7MD51TEXT000911736.pdf.txt000911736.pdf.txtExtracted Texttext/plain148939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87769/2/000911736.pdf.txt8d01923c97a2ec22e44757053bf1bf9aMD52THUMBNAIL000911736.pdf.jpg000911736.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87769/3/000911736.pdf.jpgfd76af6b93466c52760c8fbe4d874700MD5310183/877692022-06-17 04:47:43.490965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:47:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS |
title |
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS |
spellingShingle |
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS Tavares, Natacha da Silva Educação física escolar Avaliação Educación física en la escuela Evaluación Evaluación en edcucación física |
title_short |
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS |
title_full |
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS |
title_fullStr |
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS |
title_full_unstemmed |
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS |
title_sort |
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS |
author |
Tavares, Natacha da Silva |
author_facet |
Tavares, Natacha da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Natacha da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
contributor_str_mv |
Fonseca, Denise Grosso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Avaliação |
topic |
Educação física escolar Avaliação Educación física en la escuela Evaluación Evaluación en edcucación física |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación física en la escuela Evaluación Evaluación en edcucación física |
description |
Apesar dos avanços nas discussões acerca da avaliação, com o intuito de romper com práticas tradicionais, ainda se percebe um distanciamento entre a teorização e as formas de realização do processo avaliativo nas escolas. Nesta perspectiva esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as concepções de avaliação subjacentes à prática pedagógica dos professores de Educação Física de escolas de Viamão/RS, bem como conhecer os instrumentos e critérios utilizados pelos professores de Educação Física, interlocutores deste estudo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado através de análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e observações. Foi possível identificar que os instrumentos utilizados na avaliação das aulas de Educação Física, são variados e parecem atender as dimensões procedimental, conceitual e atitudinal. A análise possibilitou constatar que a prática pedagógica e avaliativa das professoras transita entre distintas concepções. Porém, esta análise também evidencia que não há uma intencionalidade pedagógica, a orientar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação desenvolvido pelas docentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-26T01:51:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/87769 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911736 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/87769 |
identifier_str_mv |
000911736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87769/1/000911736.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87769/2/000911736.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87769/3/000911736.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
946ce159878dbd2210ccfc7707f19ce7 8d01923c97a2ec22e44757053bf1bf9a fd76af6b93466c52760c8fbe4d874700 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224460167020544 |