A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Natacha da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87769
Resumo: Apesar dos avanços nas discussões acerca da avaliação, com o intuito de romper com práticas tradicionais, ainda se percebe um distanciamento entre a teorização e as formas de realização do processo avaliativo nas escolas. Nesta perspectiva esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as concepções de avaliação subjacentes à prática pedagógica dos professores de Educação Física de escolas de Viamão/RS, bem como conhecer os instrumentos e critérios utilizados pelos professores de Educação Física, interlocutores deste estudo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado através de análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e observações. Foi possível identificar que os instrumentos utilizados na avaliação das aulas de Educação Física, são variados e parecem atender as dimensões procedimental, conceitual e atitudinal. A análise possibilitou constatar que a prática pedagógica e avaliativa das professoras transita entre distintas concepções. Porém, esta análise também evidencia que não há uma intencionalidade pedagógica, a orientar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação desenvolvido pelas docentes.
id UFRGS-2_ffaec637daf6b5a386772bfe79d47a1c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87769
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tavares, Natacha da SilvaFonseca, Denise Grosso da2014-02-26T01:51:48Z2013http://hdl.handle.net/10183/87769000911736Apesar dos avanços nas discussões acerca da avaliação, com o intuito de romper com práticas tradicionais, ainda se percebe um distanciamento entre a teorização e as formas de realização do processo avaliativo nas escolas. Nesta perspectiva esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as concepções de avaliação subjacentes à prática pedagógica dos professores de Educação Física de escolas de Viamão/RS, bem como conhecer os instrumentos e critérios utilizados pelos professores de Educação Física, interlocutores deste estudo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado através de análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e observações. Foi possível identificar que os instrumentos utilizados na avaliação das aulas de Educação Física, são variados e parecem atender as dimensões procedimental, conceitual e atitudinal. A análise possibilitou constatar que a prática pedagógica e avaliativa das professoras transita entre distintas concepções. Porém, esta análise também evidencia que não há uma intencionalidade pedagógica, a orientar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação desenvolvido pelas docentes.Hay, em estos dias, avances en las discusiones acerca de la evaluación, con el propósito de romper con las prácticas tradicionales. Sin embargo, es posible, hallar una brecha entre la teoría y las realizaciones del proceso de evaluación en las escuelas. Así, esta investigación se realizó con la intencíon de comprender los conceptos de evaluación que estan subyacentes en la práctica pedagógica de los docentes de Educación Física de las escuelas de la ciudad de Viamão/RS y conocer las herramientas y criterios utilizados por estos docentes. Se trata de un estudio cualitativo, realizado a través del análisis de documentos, entrevistas semi-estructuradas y observaciones. Fue posible identificar que los instrumentos utilizados, en la evaluación en las clases de educación física, son variados y parecen relacionarse con las dimensiones “procedimentais”, conceptuales y actitudinales . El análisis ha permitido ver que la práctica pedagógica de los docentes y los movimientos de evaluación estan permeados de diferentes concepciones. Sin embargo, el análisis también muestra que no hay una intención pedagógica para orientar el proceso de enseñanza-aprendizaje-evaluación de las docentes.application/pdfporEducação física escolarAvaliaçãoEducación física en la escuelaEvaluaciónEvaluación en edcucación físicaA avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911736.pdf000911736.pdfTexto completoapplication/pdf1131434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87769/1/000911736.pdf946ce159878dbd2210ccfc7707f19ce7MD51TEXT000911736.pdf.txt000911736.pdf.txtExtracted Texttext/plain148939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87769/2/000911736.pdf.txt8d01923c97a2ec22e44757053bf1bf9aMD52THUMBNAIL000911736.pdf.jpg000911736.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87769/3/000911736.pdf.jpgfd76af6b93466c52760c8fbe4d874700MD5310183/877692022-06-17 04:47:43.490965oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:47:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS
title A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS
spellingShingle A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS
Tavares, Natacha da Silva
Educação física escolar
Avaliação
Educación física en la escuela
Evaluación
Evaluación en edcucación física
title_short A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS
title_full A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS
title_fullStr A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS
title_full_unstemmed A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS
title_sort A avaliação do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS
author Tavares, Natacha da Silva
author_facet Tavares, Natacha da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Natacha da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
contributor_str_mv Fonseca, Denise Grosso da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Avaliação
topic Educação física escolar
Avaliação
Educación física en la escuela
Evaluación
Evaluación en edcucación física
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación física en la escuela
Evaluación
Evaluación en edcucación física
description Apesar dos avanços nas discussões acerca da avaliação, com o intuito de romper com práticas tradicionais, ainda se percebe um distanciamento entre a teorização e as formas de realização do processo avaliativo nas escolas. Nesta perspectiva esta pesquisa foi realizada com o propósito de compreender as concepções de avaliação subjacentes à prática pedagógica dos professores de Educação Física de escolas de Viamão/RS, bem como conhecer os instrumentos e critérios utilizados pelos professores de Educação Física, interlocutores deste estudo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado através de análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e observações. Foi possível identificar que os instrumentos utilizados na avaliação das aulas de Educação Física, são variados e parecem atender as dimensões procedimental, conceitual e atitudinal. A análise possibilitou constatar que a prática pedagógica e avaliativa das professoras transita entre distintas concepções. Porém, esta análise também evidencia que não há uma intencionalidade pedagógica, a orientar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação desenvolvido pelas docentes.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-02-26T01:51:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87769
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911736
url http://hdl.handle.net/10183/87769
identifier_str_mv 000911736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87769/1/000911736.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87769/2/000911736.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87769/3/000911736.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 946ce159878dbd2210ccfc7707f19ce7
8d01923c97a2ec22e44757053bf1bf9a
fd76af6b93466c52760c8fbe4d874700
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224460167020544