AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Isabela Cristina Santos Freire de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araujo, Camila Barreto, Martins, Gabriela Caetano Lopes, Boçon Junior, Francisco, Sardi, Bárbara Vieira, Ditterich, Rafael Gomes, Bellani, William Augusto Gomes de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108891
Resumo: A pandemia do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, trouxe ao mundo a necessidade de uma nova visão em saúde. Com isso, houve o crescimento exponencial de serviços com foco na telessaúde, proporcionando atendimentos de forma remota também no Brasil. Objetiva-se relatar a experiência de acadêmicos da área da saúde no Call Center implementado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Curitiba, por meio de ação extensionista desenvolvida com o atendimento de ligações telefônicas. Os atendimentos foram iniciados em junho de 2020, com orientação populacional e rastreio de pessoas sintomáticas para Covid-19, bem como o monitoramento destas ao longo de 14 dias. Foi possível a percepção dos obstáculos do atendimento à distância, bem como a compreensão da importância da capacitação do acadêmico a teleatendimentos, da adaptação da anamnese médica por meio telefônico e do desenvolvimento de empatia com paciente angustiado e com demais profissionais da equipe, fortalecendo a relação entre acadêmicos universitários e a população geral.Palavras-chave: Telessaúde. Relações Comunidade-Instituição. Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus.
id UFRGS-32_2bfb6a80a813b0aade19431d8993432a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/108891
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDEA pandemia do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, trouxe ao mundo a necessidade de uma nova visão em saúde. Com isso, houve o crescimento exponencial de serviços com foco na telessaúde, proporcionando atendimentos de forma remota também no Brasil. Objetiva-se relatar a experiência de acadêmicos da área da saúde no Call Center implementado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Curitiba, por meio de ação extensionista desenvolvida com o atendimento de ligações telefônicas. Os atendimentos foram iniciados em junho de 2020, com orientação populacional e rastreio de pessoas sintomáticas para Covid-19, bem como o monitoramento destas ao longo de 14 dias. Foi possível a percepção dos obstáculos do atendimento à distância, bem como a compreensão da importância da capacitação do acadêmico a teleatendimentos, da adaptação da anamnese médica por meio telefônico e do desenvolvimento de empatia com paciente angustiado e com demais profissionais da equipe, fortalecendo a relação entre acadêmicos universitários e a população geral.Palavras-chave: Telessaúde. Relações Comunidade-Instituição. Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus.Editora da UFRGS2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10889110.54909/sp.v4i2.108891Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 61-70Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 61-70Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 61-702525-507X10.54909/sp.v4i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108891/59845Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Isabela Cristina Santos Freire deAraujo, Camila BarretoMartins, Gabriela Caetano LopesBoçon Junior, FranciscoSardi, Bárbara VieiraDitterich, Rafael GomesBellani, William Augusto Gomes de Oliveira2023-07-26T15:48:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/108891Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:08Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE
title AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE
spellingShingle AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE
Paula, Isabela Cristina Santos Freire de
title_short AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE
title_full AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE
title_fullStr AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE
title_full_unstemmed AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE
title_sort AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE
author Paula, Isabela Cristina Santos Freire de
author_facet Paula, Isabela Cristina Santos Freire de
Araujo, Camila Barreto
Martins, Gabriela Caetano Lopes
Boçon Junior, Francisco
Sardi, Bárbara Vieira
Ditterich, Rafael Gomes
Bellani, William Augusto Gomes de Oliveira
author_role author
author2 Araujo, Camila Barreto
Martins, Gabriela Caetano Lopes
Boçon Junior, Francisco
Sardi, Bárbara Vieira
Ditterich, Rafael Gomes
Bellani, William Augusto Gomes de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Isabela Cristina Santos Freire de
Araujo, Camila Barreto
Martins, Gabriela Caetano Lopes
Boçon Junior, Francisco
Sardi, Bárbara Vieira
Ditterich, Rafael Gomes
Bellani, William Augusto Gomes de Oliveira
description A pandemia do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, trouxe ao mundo a necessidade de uma nova visão em saúde. Com isso, houve o crescimento exponencial de serviços com foco na telessaúde, proporcionando atendimentos de forma remota também no Brasil. Objetiva-se relatar a experiência de acadêmicos da área da saúde no Call Center implementado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Curitiba, por meio de ação extensionista desenvolvida com o atendimento de ligações telefônicas. Os atendimentos foram iniciados em junho de 2020, com orientação populacional e rastreio de pessoas sintomáticas para Covid-19, bem como o monitoramento destas ao longo de 14 dias. Foi possível a percepção dos obstáculos do atendimento à distância, bem como a compreensão da importância da capacitação do acadêmico a teleatendimentos, da adaptação da anamnese médica por meio telefônico e do desenvolvimento de empatia com paciente angustiado e com demais profissionais da equipe, fortalecendo a relação entre acadêmicos universitários e a população geral.Palavras-chave: Telessaúde. Relações Comunidade-Instituição. Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108891
10.54909/sp.v4i2.108891
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108891
identifier_str_mv 10.54909/sp.v4i2.108891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108891/59845
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 61-70
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 61-70
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 61-70
2525-507X
10.54909/sp.v4i2
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388522288119808