AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108891 |
Resumo: | A pandemia do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, trouxe ao mundo a necessidade de uma nova visão em saúde. Com isso, houve o crescimento exponencial de serviços com foco na telessaúde, proporcionando atendimentos de forma remota também no Brasil. Objetiva-se relatar a experiência de acadêmicos da área da saúde no Call Center implementado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Curitiba, por meio de ação extensionista desenvolvida com o atendimento de ligações telefônicas. Os atendimentos foram iniciados em junho de 2020, com orientação populacional e rastreio de pessoas sintomáticas para Covid-19, bem como o monitoramento destas ao longo de 14 dias. Foi possível a percepção dos obstáculos do atendimento à distância, bem como a compreensão da importância da capacitação do acadêmico a teleatendimentos, da adaptação da anamnese médica por meio telefônico e do desenvolvimento de empatia com paciente angustiado e com demais profissionais da equipe, fortalecendo a relação entre acadêmicos universitários e a população geral.Palavras-chave: Telessaúde. Relações Comunidade-Instituição. Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus. |
id |
UFRGS-32_2bfb6a80a813b0aade19431d8993432a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/108891 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDEA pandemia do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, trouxe ao mundo a necessidade de uma nova visão em saúde. Com isso, houve o crescimento exponencial de serviços com foco na telessaúde, proporcionando atendimentos de forma remota também no Brasil. Objetiva-se relatar a experiência de acadêmicos da área da saúde no Call Center implementado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Curitiba, por meio de ação extensionista desenvolvida com o atendimento de ligações telefônicas. Os atendimentos foram iniciados em junho de 2020, com orientação populacional e rastreio de pessoas sintomáticas para Covid-19, bem como o monitoramento destas ao longo de 14 dias. Foi possível a percepção dos obstáculos do atendimento à distância, bem como a compreensão da importância da capacitação do acadêmico a teleatendimentos, da adaptação da anamnese médica por meio telefônico e do desenvolvimento de empatia com paciente angustiado e com demais profissionais da equipe, fortalecendo a relação entre acadêmicos universitários e a população geral.Palavras-chave: Telessaúde. Relações Comunidade-Instituição. Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus.Editora da UFRGS2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/10889110.54909/sp.v4i2.108891Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 61-70Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 61-70Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 61-702525-507X10.54909/sp.v4i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108891/59845Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Isabela Cristina Santos Freire deAraujo, Camila BarretoMartins, Gabriela Caetano LopesBoçon Junior, FranciscoSardi, Bárbara VieiraDitterich, Rafael GomesBellani, William Augusto Gomes de Oliveira2023-07-26T15:48:08Zoai:seer.ufrgs.br:article/108891Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:48:08Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE |
title |
AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE |
spellingShingle |
AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE Paula, Isabela Cristina Santos Freire de |
title_short |
AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE |
title_full |
AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE |
title_fullStr |
AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE |
title_full_unstemmed |
AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE |
title_sort |
AÇÃO VOLUNTÁRIA EM CALL CENTER COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DA SAÚDE |
author |
Paula, Isabela Cristina Santos Freire de |
author_facet |
Paula, Isabela Cristina Santos Freire de Araujo, Camila Barreto Martins, Gabriela Caetano Lopes Boçon Junior, Francisco Sardi, Bárbara Vieira Ditterich, Rafael Gomes Bellani, William Augusto Gomes de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Camila Barreto Martins, Gabriela Caetano Lopes Boçon Junior, Francisco Sardi, Bárbara Vieira Ditterich, Rafael Gomes Bellani, William Augusto Gomes de Oliveira |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Isabela Cristina Santos Freire de Araujo, Camila Barreto Martins, Gabriela Caetano Lopes Boçon Junior, Francisco Sardi, Bárbara Vieira Ditterich, Rafael Gomes Bellani, William Augusto Gomes de Oliveira |
description |
A pandemia do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, trouxe ao mundo a necessidade de uma nova visão em saúde. Com isso, houve o crescimento exponencial de serviços com foco na telessaúde, proporcionando atendimentos de forma remota também no Brasil. Objetiva-se relatar a experiência de acadêmicos da área da saúde no Call Center implementado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Curitiba, por meio de ação extensionista desenvolvida com o atendimento de ligações telefônicas. Os atendimentos foram iniciados em junho de 2020, com orientação populacional e rastreio de pessoas sintomáticas para Covid-19, bem como o monitoramento destas ao longo de 14 dias. Foi possível a percepção dos obstáculos do atendimento à distância, bem como a compreensão da importância da capacitação do acadêmico a teleatendimentos, da adaptação da anamnese médica por meio telefônico e do desenvolvimento de empatia com paciente angustiado e com demais profissionais da equipe, fortalecendo a relação entre acadêmicos universitários e a população geral.Palavras-chave: Telessaúde. Relações Comunidade-Instituição. Educação em Saúde. Infecções por Coronavírus. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108891 10.54909/sp.v4i2.108891 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108891 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v4i2.108891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/108891/59845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 4 No. 2 (2020): Saberes Plur.; 61-70 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2020): Saberes Plur.; 61-70 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 4 n. 2 (2020): Saberes Plur.; 61-70 2525-507X 10.54909/sp.v4i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388522288119808 |