Os profissionais do call center: uma experiência compartilhada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Jéssica Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32727
Resumo: A presente pesquisa buscou fazer uma análise do contexto de trabalho no qual estão inseridos os profissionais do call center. Tratou-se de verificar o desenvolvimento do setor na perspectiva histórica, no período da década de 90 do século passado até os dias atuais, fazendo associação com a qualificação, uma vez que coloca em questão o trabalho profissional desses trabalhadores. Assim, foi possível associar a atividade desenvolvida por esses profissionais, estabelecendo uma relação dialética entre modernização e precarização. Como o trabalho e a educação são atividades especificamente humanas, considerando que se constituem como elementos fundamentais na construção da identidade do indivíduo, de certo modo o eixo central desse estudo foi compreender, no espaço profissional dos teleoperadores, como a relação do trabalho e da educação se expressam no fazer desses profissionais, refletindo as grandes mudanças que ocorreram no campo do trabalho. Nesse sentido, foi possível identificar e refletir como essa atividade profissional das atendentes de uma central inserida na cidade de Salvador está submetida a um processo de trabalho exaustivo, dada as metas que devem ser cumpridas e as próprias condições físicas a que estão submetidas. Para realização dessa pesquisa utilizou-se de dois tipos de procedimentos: análise da bibliografia pertinente a essa área de estudo e dados empíricos coletados através de um questionário semi-estruturado, aplicados em 115 trabalhadores de uma empresa do ramo. Os resultados desse estudo indicam que as estratégias empresariais impostas aos teleoperadores compõem um padrão de intensificação do ritmo da atividade e, paralelamente a precarização do trabalho dadas as péssimas condições em que essa profissão é exercida no contexto do setor. Outro dado constatado foi que parte dos teleoperadores inseridos na empresa pesquisada, possuem escolaridade superior ao ensino médio, indicando a submissão desses profissionais ao trabalho menos qualificado e precarizado do call center.
id UFBA-2_ec68f322bba258a220ed5e4029649d8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/32727
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Pinheiro, Jéssica AlvesAntoniazzi, Maria Regina FilgueirasAntoniazzi, Maria Regina FilgueirasSiqueira, Sandra Maria MarinhoSantos, Jacineide Arão dos2021-01-27T20:49:03Z2021-01-27T20:49:03Z2021-01-272011-12TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32727A presente pesquisa buscou fazer uma análise do contexto de trabalho no qual estão inseridos os profissionais do call center. Tratou-se de verificar o desenvolvimento do setor na perspectiva histórica, no período da década de 90 do século passado até os dias atuais, fazendo associação com a qualificação, uma vez que coloca em questão o trabalho profissional desses trabalhadores. Assim, foi possível associar a atividade desenvolvida por esses profissionais, estabelecendo uma relação dialética entre modernização e precarização. Como o trabalho e a educação são atividades especificamente humanas, considerando que se constituem como elementos fundamentais na construção da identidade do indivíduo, de certo modo o eixo central desse estudo foi compreender, no espaço profissional dos teleoperadores, como a relação do trabalho e da educação se expressam no fazer desses profissionais, refletindo as grandes mudanças que ocorreram no campo do trabalho. Nesse sentido, foi possível identificar e refletir como essa atividade profissional das atendentes de uma central inserida na cidade de Salvador está submetida a um processo de trabalho exaustivo, dada as metas que devem ser cumpridas e as próprias condições físicas a que estão submetidas. Para realização dessa pesquisa utilizou-se de dois tipos de procedimentos: análise da bibliografia pertinente a essa área de estudo e dados empíricos coletados através de um questionário semi-estruturado, aplicados em 115 trabalhadores de uma empresa do ramo. Os resultados desse estudo indicam que as estratégias empresariais impostas aos teleoperadores compõem um padrão de intensificação do ritmo da atividade e, paralelamente a precarização do trabalho dadas as péssimas condições em que essa profissão é exercida no contexto do setor. Outro dado constatado foi que parte dos teleoperadores inseridos na empresa pesquisada, possuem escolaridade superior ao ensino médio, indicando a submissão desses profissionais ao trabalho menos qualificado e precarizado do call center.Submitted by Rafaela Bispo (bispo.rafaela@ufba.br) on 2021-01-27T19:18:32Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA JÉSSICA ALVES PINHEIRO.pdf: 526229 bytes, checksum: 99bff5de9ec4e994d6ac57a9a6ff7acb (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-01-27T20:49:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA JÉSSICA ALVES PINHEIRO.pdf: 526229 bytes, checksum: 99bff5de9ec4e994d6ac57a9a6ff7acb (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-27T20:49:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA JÉSSICA ALVES PINHEIRO.pdf: 526229 bytes, checksum: 99bff5de9ec4e994d6ac57a9a6ff7acb (MD5)TrabalhoPrecarizaçãoTeleoperadoresCall centerQualificaçãoOs profissionais do call center: uma experiência compartilhada.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de EducaçãoUFBA/FACEDBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMONOGRAFIA JÉSSICA ALVES PINHEIRO.pdfMONOGRAFIA JÉSSICA ALVES PINHEIRO.pdfapplication/pdf526229https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32727/1/MONOGRAFIA%20J%c3%89SSICA%20ALVES%20PINHEIRO.pdf99bff5de9ec4e994d6ac57a9a6ff7acbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32727/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTMONOGRAFIA JÉSSICA ALVES PINHEIRO.pdf.txtMONOGRAFIA JÉSSICA ALVES PINHEIRO.pdf.txtExtracted texttext/plain151962https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32727/3/MONOGRAFIA%20J%c3%89SSICA%20ALVES%20PINHEIRO.pdf.txt606c7afb3d6db7b2cc82684fd03af8c1MD53ri/327272022-03-10 14:57:54.048oai:repositorio.ufba.br:ri/32727VGVybW8gZGUgTGljZW4/YSwgbj9vIGV4Y2x1c2l2bywgcGFyYSBvIGRlcD9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZCQS4KCiBQZWxvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3M/Pz8/byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldSByZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW4/Pz8/YSwgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIG8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGM/Pz8/cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBjb20gYSBmaW5hbGlkYWRlLCBwcmltZWlyYSwgZGUgcHJlc2VydmE/Pz8/Pz8/P28uIAoKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuPz8/P28gZXhjbHVzaXZvcywgbWFudD8/Pz9tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1aT8/Pz8/Pz8/bywgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbj8/Pz9hIGVudGVuZGUgcXVlOgoKIE1hbnRlbmRvIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCByZXBhc3NhZG9zIGEgdGVyY2Vpcm9zLCBlbSBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2E/Pz8/Pz8/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/Pz8/cmlvIHBvZGUgcmVzdHJpbmdpciBvIGFjZXNzbyBhbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1hPz8/Pz8/Pz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50byAoTWV0YWRhZG9zIGRlc2NyaXRpdm9zKS4KCiBEZXN0YSBmb3JtYSwgYXRlbmRlbmRvIGFvcyBhbnNlaW9zIGRlc3NhIHVuaXZlcnNpZGFkZSBlbSBtYW50ZXIgc3VhIHByb2R1Pz8/Pz8/Pz9vIGNpZW50Pz8/P2ZpY2EgY29tIGFzIHJlc3RyaT8/Pz8/Pz8/ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgZWRpdG9yZXMgZGUgcGVyaT8/Pz9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/Pz8/Pz8/P2VzIHNlbSBpbmljaWF0aXZhcyBxdWUgc2VndWVtIGEgcG9sPz8/P3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwPz8/P3NpdG9zIGNvbXB1bHM/Pz8/cmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBtYW50Pz8/P20gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW50Pz8/P20gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gYW9zIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGE/Pz8/Pz8/P28gZGVzc2UgdGVybW8gbj8/Pz9vIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:57:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os profissionais do call center: uma experiência compartilhada.
title Os profissionais do call center: uma experiência compartilhada.
spellingShingle Os profissionais do call center: uma experiência compartilhada.
Pinheiro, Jéssica Alves
Trabalho
Precarização
Teleoperadores
Call center
Qualificação
title_short Os profissionais do call center: uma experiência compartilhada.
title_full Os profissionais do call center: uma experiência compartilhada.
title_fullStr Os profissionais do call center: uma experiência compartilhada.
title_full_unstemmed Os profissionais do call center: uma experiência compartilhada.
title_sort Os profissionais do call center: uma experiência compartilhada.
author Pinheiro, Jéssica Alves
author_facet Pinheiro, Jéssica Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Jéssica Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antoniazzi, Maria Regina Filgueiras
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antoniazzi, Maria Regina Filgueiras
Siqueira, Sandra Maria Marinho
Santos, Jacineide Arão dos
contributor_str_mv Antoniazzi, Maria Regina Filgueiras
Antoniazzi, Maria Regina Filgueiras
Siqueira, Sandra Maria Marinho
Santos, Jacineide Arão dos
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Precarização
Teleoperadores
Call center
Qualificação
topic Trabalho
Precarização
Teleoperadores
Call center
Qualificação
description A presente pesquisa buscou fazer uma análise do contexto de trabalho no qual estão inseridos os profissionais do call center. Tratou-se de verificar o desenvolvimento do setor na perspectiva histórica, no período da década de 90 do século passado até os dias atuais, fazendo associação com a qualificação, uma vez que coloca em questão o trabalho profissional desses trabalhadores. Assim, foi possível associar a atividade desenvolvida por esses profissionais, estabelecendo uma relação dialética entre modernização e precarização. Como o trabalho e a educação são atividades especificamente humanas, considerando que se constituem como elementos fundamentais na construção da identidade do indivíduo, de certo modo o eixo central desse estudo foi compreender, no espaço profissional dos teleoperadores, como a relação do trabalho e da educação se expressam no fazer desses profissionais, refletindo as grandes mudanças que ocorreram no campo do trabalho. Nesse sentido, foi possível identificar e refletir como essa atividade profissional das atendentes de uma central inserida na cidade de Salvador está submetida a um processo de trabalho exaustivo, dada as metas que devem ser cumpridas e as próprias condições físicas a que estão submetidas. Para realização dessa pesquisa utilizou-se de dois tipos de procedimentos: análise da bibliografia pertinente a essa área de estudo e dados empíricos coletados através de um questionário semi-estruturado, aplicados em 115 trabalhadores de uma empresa do ramo. Os resultados desse estudo indicam que as estratégias empresariais impostas aos teleoperadores compõem um padrão de intensificação do ritmo da atividade e, paralelamente a precarização do trabalho dadas as péssimas condições em que essa profissão é exercida no contexto do setor. Outro dado constatado foi que parte dos teleoperadores inseridos na empresa pesquisada, possuem escolaridade superior ao ensino médio, indicando a submissão desses profissionais ao trabalho menos qualificado e precarizado do call center.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-27T20:49:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-27T20:49:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32727
dc.identifier.other.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA/FACED
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32727/1/MONOGRAFIA%20J%c3%89SSICA%20ALVES%20PINHEIRO.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32727/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32727/3/MONOGRAFIA%20J%c3%89SSICA%20ALVES%20PINHEIRO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 99bff5de9ec4e994d6ac57a9a6ff7acb
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
606c7afb3d6db7b2cc82684fd03af8c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459621029904384