A FORMAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: O OLHAR SINGULAR DE UM ACADÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonsêca, Graciela Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lovatto, Lucas Dalmolin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saberes Plurais: Educação na saúde
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97229
Resumo: Visando contemplar as demandas atuais no contexto do trabalho em saúde, dentre outras mudanças, foram elaboradas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para nortear os cursos de graduação em Medicina no Brasil, tendo como uma das orientações a necessidade de inserir o futuro médico no contexto da Atenção Primária em Saúde (APS), no sentido de alcançar uma formação integral e coerente com os anseios e necessidades da sociedade. O objetivo desse trabalho é apresentar a experiência de um graduando em Medicina na sua primeira semana de inserção na APS. Por meio dos Componentes Curriculares Regulares (CCR) de Saúde Coletiva, os estudantes são inseridos na APS e registram esse processo de inserção em portfólios teórico-reflexivos. Assim, ao longo da discussão, é apresentada a vivência do aluno em um período de cinco dias no âmbito da APS, bem como a relação que o estudante conseguiu estabelecer com os temas trabalhados no CCR de Saúde Coletiva I. Baseado no tripé ‘descrição, reflexão e teorização’, o estudante ressignificou, ao longo da redação do portfólio, os conhecimentos construídos, caminhando na direção da aprendizagem significativa. Conclui-se que a experiência foi positiva uma vez que foi possível a integração entre o conhecimento teórico e a experiência vivenciada, além do processo de reflexão dos saberes em contato com a realidade da APS. Mais do que isso, a inserção na APS desperta os futuros médicos para a importância da determinação social do processo saúde-doença e da sua futura responsabilidade como profissional de saúde cidadão.
id UFRGS-32_6dbdc376f502409a304fa832568dfde6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/97229
network_acronym_str UFRGS-32
network_name_str Saberes Plurais: Educação na saúde
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: O OLHAR SINGULAR DE UM ACADÊMICOVisando contemplar as demandas atuais no contexto do trabalho em saúde, dentre outras mudanças, foram elaboradas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para nortear os cursos de graduação em Medicina no Brasil, tendo como uma das orientações a necessidade de inserir o futuro médico no contexto da Atenção Primária em Saúde (APS), no sentido de alcançar uma formação integral e coerente com os anseios e necessidades da sociedade. O objetivo desse trabalho é apresentar a experiência de um graduando em Medicina na sua primeira semana de inserção na APS. Por meio dos Componentes Curriculares Regulares (CCR) de Saúde Coletiva, os estudantes são inseridos na APS e registram esse processo de inserção em portfólios teórico-reflexivos. Assim, ao longo da discussão, é apresentada a vivência do aluno em um período de cinco dias no âmbito da APS, bem como a relação que o estudante conseguiu estabelecer com os temas trabalhados no CCR de Saúde Coletiva I. Baseado no tripé ‘descrição, reflexão e teorização’, o estudante ressignificou, ao longo da redação do portfólio, os conhecimentos construídos, caminhando na direção da aprendizagem significativa. Conclui-se que a experiência foi positiva uma vez que foi possível a integração entre o conhecimento teórico e a experiência vivenciada, além do processo de reflexão dos saberes em contato com a realidade da APS. Mais do que isso, a inserção na APS desperta os futuros médicos para a importância da determinação social do processo saúde-doença e da sua futura responsabilidade como profissional de saúde cidadão.Editora da UFRGS2019-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/9722910.54909/sp.v3i2.97229Saberes Plurais; Vol. 3 No. 2 (2019): Saberes Plur.; 22-35Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Saberes Plur.; 22-35Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 3 n. 2 (2019): Saberes Plur.; 22-352525-507X10.54909/sp.v3i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97229/55457Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonsêca, Graciela SoaresLovatto, Lucas Dalmolin2023-07-26T15:49:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/97229Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:49Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: O OLHAR SINGULAR DE UM ACADÊMICO
title A FORMAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: O OLHAR SINGULAR DE UM ACADÊMICO
spellingShingle A FORMAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: O OLHAR SINGULAR DE UM ACADÊMICO
Fonsêca, Graciela Soares
title_short A FORMAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: O OLHAR SINGULAR DE UM ACADÊMICO
title_full A FORMAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: O OLHAR SINGULAR DE UM ACADÊMICO
title_fullStr A FORMAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: O OLHAR SINGULAR DE UM ACADÊMICO
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: O OLHAR SINGULAR DE UM ACADÊMICO
title_sort A FORMAÇÃO MÉDICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: O OLHAR SINGULAR DE UM ACADÊMICO
author Fonsêca, Graciela Soares
author_facet Fonsêca, Graciela Soares
Lovatto, Lucas Dalmolin
author_role author
author2 Lovatto, Lucas Dalmolin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonsêca, Graciela Soares
Lovatto, Lucas Dalmolin
description Visando contemplar as demandas atuais no contexto do trabalho em saúde, dentre outras mudanças, foram elaboradas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para nortear os cursos de graduação em Medicina no Brasil, tendo como uma das orientações a necessidade de inserir o futuro médico no contexto da Atenção Primária em Saúde (APS), no sentido de alcançar uma formação integral e coerente com os anseios e necessidades da sociedade. O objetivo desse trabalho é apresentar a experiência de um graduando em Medicina na sua primeira semana de inserção na APS. Por meio dos Componentes Curriculares Regulares (CCR) de Saúde Coletiva, os estudantes são inseridos na APS e registram esse processo de inserção em portfólios teórico-reflexivos. Assim, ao longo da discussão, é apresentada a vivência do aluno em um período de cinco dias no âmbito da APS, bem como a relação que o estudante conseguiu estabelecer com os temas trabalhados no CCR de Saúde Coletiva I. Baseado no tripé ‘descrição, reflexão e teorização’, o estudante ressignificou, ao longo da redação do portfólio, os conhecimentos construídos, caminhando na direção da aprendizagem significativa. Conclui-se que a experiência foi positiva uma vez que foi possível a integração entre o conhecimento teórico e a experiência vivenciada, além do processo de reflexão dos saberes em contato com a realidade da APS. Mais do que isso, a inserção na APS desperta os futuros médicos para a importância da determinação social do processo saúde-doença e da sua futura responsabilidade como profissional de saúde cidadão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97229
10.54909/sp.v3i2.97229
url https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97229
identifier_str_mv 10.54909/sp.v3i2.97229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97229/55457
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Saberes Plurais; Vol. 3 No. 2 (2019): Saberes Plur.; 22-35
Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Saberes Plur.; 22-35
Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 3 n. 2 (2019): Saberes Plur.; 22-35
2525-507X
10.54909/sp.v3i2
reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Saberes Plurais: Educação na saúde
collection Saberes Plurais: Educação na saúde
repository.name.fl_str_mv Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv saberesplurais@ufrgs.br
_version_ 1803388521910632448