A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: SERVIÇOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saberes Plurais: Educação na saúde |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97941 |
Resumo: | Este número apresenta informações sobre “A Integração Ensino-Serviço na Rede de Atenção Primária da Gerência Glória/Cruzeiro/Cristal: Serviços de Atenção Secundária em Saúde no município de Porto Alegre/RS”, que se originaram do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 13 profissionais de saúde coordenadores de serviços: 2 nutricionistas; 5 enfermeiros; 1 pedagoga; 1 psicologia; 1 cirurgião-dentista; 1 fisioterapeuta; 2 técnicos de enfermagem; 2 estudantes da residência multiprofissional. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino. |
id |
UFRGS-32_9c502735a89b3ff4da31d21fe27993ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/97941 |
network_acronym_str |
UFRGS-32 |
network_name_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: SERVIÇOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDEEste número apresenta informações sobre “A Integração Ensino-Serviço na Rede de Atenção Primária da Gerência Glória/Cruzeiro/Cristal: Serviços de Atenção Secundária em Saúde no município de Porto Alegre/RS”, que se originaram do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 13 profissionais de saúde coordenadores de serviços: 2 nutricionistas; 5 enfermeiros; 1 pedagoga; 1 psicologia; 1 cirurgião-dentista; 1 fisioterapeuta; 2 técnicos de enfermagem; 2 estudantes da residência multiprofissional. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.Editora da UFRGS2019-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/9794110.54909/sp.v3i2.97941Saberes Plurais; Vol. 3 No. 2 (2019): Saberes Plur.; 111-116Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Saberes Plur.; 111-116Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 3 n. 2 (2019): Saberes Plur.; 111-1162525-507X10.54909/sp.v3i2reponame:Saberes Plurais: Educação na saúdeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97941/55440Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartino, Vanessa NogueiraPires, Fabiana SchneiderWarmling, Cristine Maria2023-07-26T15:49:00Zoai:seer.ufrgs.br:article/97941Revistahttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/PUBhttps://seer.ufrgs.br/saberesplurais/oaisaberesplurais@ufrgs.br2525-507X2525-507Xopendoar:2023-07-26T15:49Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: SERVIÇOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE |
title |
A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: SERVIÇOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE |
spellingShingle |
A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: SERVIÇOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE Martino, Vanessa Nogueira |
title_short |
A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: SERVIÇOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE |
title_full |
A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: SERVIÇOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE |
title_fullStr |
A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: SERVIÇOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE |
title_full_unstemmed |
A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: SERVIÇOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE |
title_sort |
A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: SERVIÇOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM SAÚDE |
author |
Martino, Vanessa Nogueira |
author_facet |
Martino, Vanessa Nogueira Pires, Fabiana Schneider Warmling, Cristine Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Fabiana Schneider Warmling, Cristine Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martino, Vanessa Nogueira Pires, Fabiana Schneider Warmling, Cristine Maria |
description |
Este número apresenta informações sobre “A Integração Ensino-Serviço na Rede de Atenção Primária da Gerência Glória/Cruzeiro/Cristal: Serviços de Atenção Secundária em Saúde no município de Porto Alegre/RS”, que se originaram do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão n° 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 13 profissionais de saúde coordenadores de serviços: 2 nutricionistas; 5 enfermeiros; 1 pedagoga; 1 psicologia; 1 cirurgião-dentista; 1 fisioterapeuta; 2 técnicos de enfermagem; 2 estudantes da residência multiprofissional. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97941 10.54909/sp.v3i2.97941 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97941 |
identifier_str_mv |
10.54909/sp.v3i2.97941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97941/55440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Saberes Plurais: Educação na Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saberes Plurais; Vol. 3 No. 2 (2019): Saberes Plur.; 111-116 Saberes Plurais Educação na Saúde; Vol. 3 Núm. 2 (2019): Saberes Plur.; 111-116 Saberes Plurais Educação na Saúde; v. 3 n. 2 (2019): Saberes Plur.; 111-116 2525-507X 10.54909/sp.v3i2 reponame:Saberes Plurais: Educação na saúde instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
collection |
Saberes Plurais: Educação na saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Saberes Plurais: Educação na saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
saberesplurais@ufrgs.br |
_version_ |
1803388521916923904 |