SOFTWARE: RECURSO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL PARA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DO IDOSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Angela Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira Machado, Lidia Ferreira de, Almeida, Miriam Barrozo de, Pires, Daniel Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/51500
Resumo: Idosos com problemas cognitivos possuem declínio em sua capacidade funcional, tornando-se mais dependentes e com baixa qualidade de vida. O objetivo desse estudo é desenvolver um software baseado nos testes, nas atividades cotidianas descritas na literatura como as mais afetadas nesta população e da experiência do projeto desenvolvido no Instituto Federal do Rio de Janeiro. Essa proposta se justifica por estudos comprovarem que, por meio da estimulação cognitiva, os idosos conseguem realizar melhor suas atividades rotineiras. Visa à prevenção do funcionamento cognitivo, melhoria da qualidade de vida e da segurança nas realizações das atividades cotidianas buscando um desempenho mais competente, maior autonomia e independência. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório, a partir do levantamento da literatura, que demonstraram que o questionário de Pfeiffer, Índice de Katz, Medida Independência Funcional vinculada à funcionalidade das atividades da vida diária e as instrumentais que formam a base das áreas cognitivas mais afetadas. A partir desses dados, dividiu-se o software em dez exercícios, abrangendo as áreas específicas da cognição, pois o mesmo pode ser um recurso terapêutico ocupacional para idosos que necessitem de estímulo e intervenções em seu desempenho ocupacional. As informações foram dispostas em relação ao uso de cores e quantidade de elementos, pois estas facilitam ou dificultam o acesso e compreensão da interface. Concluiu-se que o software é uma proposta positiva por diminuir gasto energético, porque as realizações dos exercícios favorecem a relação independência/dependência, aumentam a eficácia e as habilidades requeridas para praticá-los.
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