Intervenções cognitivas para o aprimoramento da memória em idosos com envelhecimento cognitivo normal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16137
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento, 2014.
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spelling Intervenções cognitivas para o aprimoramento da memória em idosos com envelhecimento cognitivo normalIdososMemóriaEnvelhecimentoEstimulação cognitivaTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento, 2014.O envelhecimento humano é um processo de transformação e seus estudiosos têm se dedicado aos estudos dos efeitos de intervenções cognitivas. A principal contribuição desta tese é o aperfeiçoamento de duas técnicas de intervenção cognitiva em memória: uma técnica de estimulação (Stimnllus) e uma técnica de treino, empregada 110 Canadá e em outros países de língua francesa, (MEMO) que foi adaptada para o contexto dessa pesquisa. A pesquisa foi realizada com 44 participantes de ambos os sexos, saudáveis e com mais de 60 anos. Aplicou-se um delineamento experimental, com dois grupos experimentais e um grupo controle, com avaliações pré e pós-intervenção. Foram realizadas comparações a fim de avaliar o efeito do tipo de intervenção e o momento da testagem sobre a memória, com testes diagnósticos e testes de memória. Os resultados demonstraram que a intervenção do tipo MEMO foi mais positiva em ganhos cognitivos, que os participantes do grupo Stimnllus também foram beneficiados, porém em menor escala, e que os participantes do grupo controle apresentaram uma melhora, possivelmente por fazerem parte de uma pesquisa sobre memória. O teste de memória visual e o teste de associação nome-rosto apresentaram diferenças significativas para os grupos, mas os testes de recuperação de palavras e reconhecimento de imagens não foram sensíveis para esse tipo de intervenção. Os testes diagnósticos não apresentaram a estabilidade esperada para os níveis de controle dos grupos podendo estar relacionados ao número pequeno de sujeitos e a heterogeneidade em cada grupo. É importante dar continuidade a esse estudo, verificando se o aprimoramento da memória evidenciada 110 grupo MEMO poderá se manter em função do tempo, assim como nos participantes do grupo StimnIIus e controle que receberam a intervenção do tipo MEMO depois de finalizado o procedimento de pós-teste. Os resultados demonstraram a necessidade de mais investigações nessa área. Sugere-se que futuras pesquisas deverão concentrar esforços 110 aperfeiçoamento das técnicas aqui apresentadas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTHuman aging is a process of transformations and researchers have been devoted to the studies of the effects of cognitive interventions. The main contribution of this thesis is the presentation of two intervention techniques in human memory: a technique for stimulation (Stimulius) and a technique for memory training (MEMO) used in Canada and other French-speaking countries that has been adapted to the context of this research. The research was conducted with 44 participants of both sexes, healthy and 60-year-old or older. An experimental design with two experimental groups and one control group with pre-and post-intervention wad applied. Comparisons were carried out to evaluate the effect of intervention type and time of testing of the memory with diagnostic and memory tests. The results showed that the MEMO intervention group showed more cognitive gains that StimuIIus group. This group also benefited by the procedure, though 011 a smaller scale. Significant differences were found in the visual memory and face-name association tests between groups, but recovery tests of word and image recognition were not sensitive to this type of intervention. The diagnostic tests did not show the expected stability control levels. This result may be related to the small number of subjects and the heterogeneity. It is important to continue this study to investigate further whether the enhancement of memory gained by MEMO group could remain over time, as in StimuIIus groups and control group who received the intervention of type MEMO after finalized the procedure for post-test. The results suggested the need for more research in this area. It is believed that future research should focus 011 the improvement of the techniques presented here.Janczura, Gerson AméricoBelleville, SylvieChariglione, Isabelle Patriciá Freitas2014-08-21T16:03:52Z2014-08-21T16:03:52Z2014-08-212014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCHARIGLIONE. Isabelle Patriciá Freitas. Intervenções cognitivas para o aprimoramento da memória em idosos com envelhecimento cognitivo normal. 2014. 133 f., il. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16137A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:23:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/16137Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:23:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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