COMPORTAMENTO ALIMENTAR E IDOSOS: UM ESTUDO SOBRE A ESTÉTICA E A GASTRONOMIA

Bibliographic Details
Main Author: Lacerda, Jennifer
Publication Date: 2018
Other Authors: Gomes, Angélica Bezerra, Soares Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas, De Melo, Gislane Ferreira, Chiarello, Marileusa Dosolina
Format: Article
Language: por
Source: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Download full: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/83360
Summary: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção de diferentes preparações gastronômicas entre idosos. Participaram desta pesquisa 38 idosos (idade = 67,65, DP = ± 6,15), que degustaram uma preparação montada de duas formas, uma mais e outra menos estética. Esses idosos responderam a um questionário semiestruturado para os dados sociodemográficos, além de medidas hedônicas relacionadas às preparações e medidas psicológicas para avaliação dos estados de humor. Para análise dos dados, foram utilizados os testes Shapiro-Wilks, Wilcoxon, Mann Whitney e Kruskal-Wallis. Além disso, optou-se por trabalhar com o delta da diferença com três grupos, de acordo com a sua preferência de prato, utilizando o teste Qui-Quadrado (Monte Carlo). Os resultados demonstraram que o prato mais estético foi melhor avaliado por todos os idosos (p = 0,000), que o prato mais estético foi percebido como maior quantidade de sal quando dividido por faixa etária (p = 0,020), não havendo diferença entre idosos e idosas (p ≥ 0,05). Também não foram encontradas diferenças quanto às percepções pelo fato de o idoso cozinhar ou não, tampouco pela presença de ansiedade e depressão, visto que o grupo tinha baixos escores dessas. Assim, a utilização de pratos mais estéticos na gastronomia pode vir a favorecer a melhora do comportamento alimentar neste grupo, assim como melhorar a percepção de gostos, especialmente do salgado, que é diminuído no processo de envelhecer.
id UFRGS-4_a8d6c32421fad6f5d38bdb0771223e6c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/83360
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling COMPORTAMENTO ALIMENTAR E IDOSOS: UM ESTUDO SOBRE A ESTÉTICA E A GASTRONOMIAGastronomiaEstéticaIdosoPercepção visualGastronomia e envelhecimentoO objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção de diferentes preparações gastronômicas entre idosos. Participaram desta pesquisa 38 idosos (idade = 67,65, DP = ± 6,15), que degustaram uma preparação montada de duas formas, uma mais e outra menos estética. Esses idosos responderam a um questionário semiestruturado para os dados sociodemográficos, além de medidas hedônicas relacionadas às preparações e medidas psicológicas para avaliação dos estados de humor. Para análise dos dados, foram utilizados os testes Shapiro-Wilks, Wilcoxon, Mann Whitney e Kruskal-Wallis. Além disso, optou-se por trabalhar com o delta da diferença com três grupos, de acordo com a sua preferência de prato, utilizando o teste Qui-Quadrado (Monte Carlo). Os resultados demonstraram que o prato mais estético foi melhor avaliado por todos os idosos (p = 0,000), que o prato mais estético foi percebido como maior quantidade de sal quando dividido por faixa etária (p = 0,020), não havendo diferença entre idosos e idosas (p ≥ 0,05). Também não foram encontradas diferenças quanto às percepções pelo fato de o idoso cozinhar ou não, tampouco pela presença de ansiedade e depressão, visto que o grupo tinha baixos escores dessas. Assim, a utilização de pratos mais estéticos na gastronomia pode vir a favorecer a melhora do comportamento alimentar neste grupo, assim como melhorar a percepção de gostos, especialmente do salgado, que é diminuído no processo de envelhecer.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresquantitativo; quasi-experimental; transversal.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/8336010.22456/2316-2171.83360Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 23 n. 3 (2018)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/83360/52831Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, JenniferGomes, Angélica BezerraSoares Chariglione, Isabelle Patriciá FreitasDe Melo, Gislane FerreiraChiarello, Marileusa Dosolina2021-01-06T17:57:39Zoai:seer.ufrgs.br:article/83360Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:57:39Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPORTAMENTO ALIMENTAR E IDOSOS: UM ESTUDO SOBRE A ESTÉTICA E A GASTRONOMIA
title COMPORTAMENTO ALIMENTAR E IDOSOS: UM ESTUDO SOBRE A ESTÉTICA E A GASTRONOMIA
spellingShingle COMPORTAMENTO ALIMENTAR E IDOSOS: UM ESTUDO SOBRE A ESTÉTICA E A GASTRONOMIA
Lacerda, Jennifer
Gastronomia
Estética
Idoso
Percepção visual
Gastronomia e envelhecimento
title_short COMPORTAMENTO ALIMENTAR E IDOSOS: UM ESTUDO SOBRE A ESTÉTICA E A GASTRONOMIA
title_full COMPORTAMENTO ALIMENTAR E IDOSOS: UM ESTUDO SOBRE A ESTÉTICA E A GASTRONOMIA
title_fullStr COMPORTAMENTO ALIMENTAR E IDOSOS: UM ESTUDO SOBRE A ESTÉTICA E A GASTRONOMIA
title_full_unstemmed COMPORTAMENTO ALIMENTAR E IDOSOS: UM ESTUDO SOBRE A ESTÉTICA E A GASTRONOMIA
title_sort COMPORTAMENTO ALIMENTAR E IDOSOS: UM ESTUDO SOBRE A ESTÉTICA E A GASTRONOMIA
author Lacerda, Jennifer
author_facet Lacerda, Jennifer
Gomes, Angélica Bezerra
Soares Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas
De Melo, Gislane Ferreira
Chiarello, Marileusa Dosolina
author_role author
author2 Gomes, Angélica Bezerra
Soares Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas
De Melo, Gislane Ferreira
Chiarello, Marileusa Dosolina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Jennifer
Gomes, Angélica Bezerra
Soares Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas
De Melo, Gislane Ferreira
Chiarello, Marileusa Dosolina
dc.subject.por.fl_str_mv Gastronomia
Estética
Idoso
Percepção visual
Gastronomia e envelhecimento
topic Gastronomia
Estética
Idoso
Percepção visual
Gastronomia e envelhecimento
description O objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção de diferentes preparações gastronômicas entre idosos. Participaram desta pesquisa 38 idosos (idade = 67,65, DP = ± 6,15), que degustaram uma preparação montada de duas formas, uma mais e outra menos estética. Esses idosos responderam a um questionário semiestruturado para os dados sociodemográficos, além de medidas hedônicas relacionadas às preparações e medidas psicológicas para avaliação dos estados de humor. Para análise dos dados, foram utilizados os testes Shapiro-Wilks, Wilcoxon, Mann Whitney e Kruskal-Wallis. Além disso, optou-se por trabalhar com o delta da diferença com três grupos, de acordo com a sua preferência de prato, utilizando o teste Qui-Quadrado (Monte Carlo). Os resultados demonstraram que o prato mais estético foi melhor avaliado por todos os idosos (p = 0,000), que o prato mais estético foi percebido como maior quantidade de sal quando dividido por faixa etária (p = 0,020), não havendo diferença entre idosos e idosas (p ≥ 0,05). Também não foram encontradas diferenças quanto às percepções pelo fato de o idoso cozinhar ou não, tampouco pela presença de ansiedade e depressão, visto que o grupo tinha baixos escores dessas. Assim, a utilização de pratos mais estéticos na gastronomia pode vir a favorecer a melhora do comportamento alimentar neste grupo, assim como melhorar a percepção de gostos, especialmente do salgado, que é diminuído no processo de envelhecer.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
quantitativo; quasi-experimental; transversal.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/83360
10.22456/2316-2171.83360
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/83360
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.83360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/83360/52831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 23 n. 3 (2018)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766094899052544