NUTRIÇÃO E DOENÇA DE ALZHEIMER NO IDOSO: UMA REVISÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steffenon Weber, Isabel Thereza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Conte, Francieli Aline, Busnello, Maristela Borin, Bento Franz, Lígia Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/85168
Resumo: Objetivo: verificar se a alimentação e a nutrição podem contribuir para a prevenção ou retardo da progressão da doença de Alzheimer. Métodos: pesquisa de revisão integrativa cujos artigos foram encontrados nas bases de dados: Lilacs, Medline, Periódicos Capes e National Center of Biotechnology Information, entre o período de 2006 e 2016. Resultados: 20 artigos compuseram o produto final da seleção, sendo 14 artigos de revisão, dois estudos transversais, três estudos de corte e um estudo caso-controle. De modo geral, os padrões alimentares associados à prevenção da Doença de Alzheimer são a Dieta Mediterrânea, Dietary Approaches to Stop Hypertension, Dieta Mediterranean/Dietary Approaches to Stop Hypertension. Também há evidências acerca do retardo da progressão do Alzheimer através de vitaminas antioxidantes. Discussão: entre os fatores alimentares de risco para o desenvolvimento da patologia, estão o elevado consumo de ácidos graxos saturados e trans, carnes vermelhas em excesso e álcool. Conclusão: ficou evidente o papel protetor contra o desenvolvimento da DA através de uma dieta saudável. Alguns nutrientes parecem ser promissores na prevenção e redução da progressão da DA, como as vitaminas C e E e selênio, vitaminas B9 e B12, especialmente quando oriundos de fontes dietéticas e parte de um padrão alimentar saudável. 
id UFRGS-4_ca041a926fb7838ef753532acc64be9e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/85168
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling NUTRIÇÃO E DOENÇA DE ALZHEIMER NO IDOSO: UMA REVISÃODoença de Alzheimer. Nutrição do Idoso. Prevenção de doenças.Nutrição e Doença de AlzheimerObjetivo: verificar se a alimentação e a nutrição podem contribuir para a prevenção ou retardo da progressão da doença de Alzheimer. Métodos: pesquisa de revisão integrativa cujos artigos foram encontrados nas bases de dados: Lilacs, Medline, Periódicos Capes e National Center of Biotechnology Information, entre o período de 2006 e 2016. Resultados: 20 artigos compuseram o produto final da seleção, sendo 14 artigos de revisão, dois estudos transversais, três estudos de corte e um estudo caso-controle. De modo geral, os padrões alimentares associados à prevenção da Doença de Alzheimer são a Dieta Mediterrânea, Dietary Approaches to Stop Hypertension, Dieta Mediterranean/Dietary Approaches to Stop Hypertension. Também há evidências acerca do retardo da progressão do Alzheimer através de vitaminas antioxidantes. Discussão: entre os fatores alimentares de risco para o desenvolvimento da patologia, estão o elevado consumo de ácidos graxos saturados e trans, carnes vermelhas em excesso e álcool. Conclusão: ficou evidente o papel protetor contra o desenvolvimento da DA através de uma dieta saudável. Alguns nutrientes parecem ser promissores na prevenção e redução da progressão da DA, como as vitaminas C e E e selênio, vitaminas B9 e B12, especialmente quando oriundos de fontes dietéticas e parte de um padrão alimentar saudável. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/8516810.22456/2316-2171.85168Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 24 n. 3 (2019)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/85168/57061Copyright (c) 2020 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSteffenon Weber, Isabel TherezaConte, Francieli AlineBusnello, Maristela BorinBento Franz, Lígia Beatriz2021-01-06T17:58:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/85168Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:58:44Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv NUTRIÇÃO E DOENÇA DE ALZHEIMER NO IDOSO: UMA REVISÃO
title NUTRIÇÃO E DOENÇA DE ALZHEIMER NO IDOSO: UMA REVISÃO
spellingShingle NUTRIÇÃO E DOENÇA DE ALZHEIMER NO IDOSO: UMA REVISÃO
Steffenon Weber, Isabel Thereza
Doença de Alzheimer. Nutrição do Idoso. Prevenção de doenças.
Nutrição e Doença de Alzheimer
title_short NUTRIÇÃO E DOENÇA DE ALZHEIMER NO IDOSO: UMA REVISÃO
title_full NUTRIÇÃO E DOENÇA DE ALZHEIMER NO IDOSO: UMA REVISÃO
title_fullStr NUTRIÇÃO E DOENÇA DE ALZHEIMER NO IDOSO: UMA REVISÃO
title_full_unstemmed NUTRIÇÃO E DOENÇA DE ALZHEIMER NO IDOSO: UMA REVISÃO
title_sort NUTRIÇÃO E DOENÇA DE ALZHEIMER NO IDOSO: UMA REVISÃO
author Steffenon Weber, Isabel Thereza
author_facet Steffenon Weber, Isabel Thereza
Conte, Francieli Aline
Busnello, Maristela Borin
Bento Franz, Lígia Beatriz
author_role author
author2 Conte, Francieli Aline
Busnello, Maristela Borin
Bento Franz, Lígia Beatriz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steffenon Weber, Isabel Thereza
Conte, Francieli Aline
Busnello, Maristela Borin
Bento Franz, Lígia Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Doença de Alzheimer. Nutrição do Idoso. Prevenção de doenças.
Nutrição e Doença de Alzheimer
topic Doença de Alzheimer. Nutrição do Idoso. Prevenção de doenças.
Nutrição e Doença de Alzheimer
description Objetivo: verificar se a alimentação e a nutrição podem contribuir para a prevenção ou retardo da progressão da doença de Alzheimer. Métodos: pesquisa de revisão integrativa cujos artigos foram encontrados nas bases de dados: Lilacs, Medline, Periódicos Capes e National Center of Biotechnology Information, entre o período de 2006 e 2016. Resultados: 20 artigos compuseram o produto final da seleção, sendo 14 artigos de revisão, dois estudos transversais, três estudos de corte e um estudo caso-controle. De modo geral, os padrões alimentares associados à prevenção da Doença de Alzheimer são a Dieta Mediterrânea, Dietary Approaches to Stop Hypertension, Dieta Mediterranean/Dietary Approaches to Stop Hypertension. Também há evidências acerca do retardo da progressão do Alzheimer através de vitaminas antioxidantes. Discussão: entre os fatores alimentares de risco para o desenvolvimento da patologia, estão o elevado consumo de ácidos graxos saturados e trans, carnes vermelhas em excesso e álcool. Conclusão: ficou evidente o papel protetor contra o desenvolvimento da DA através de uma dieta saudável. Alguns nutrientes parecem ser promissores na prevenção e redução da progressão da DA, como as vitaminas C e E e selênio, vitaminas B9 e B12, especialmente quando oriundos de fontes dietéticas e parte de um padrão alimentar saudável. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/85168
10.22456/2316-2171.85168
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/85168
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.85168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/85168/57061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 24 n. 3 (2019)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766094917926912