CONHECIMENTO E HABILIDADES NECESSÁRIAS AO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM IDOSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marize Amorim
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Farias, Sidney Ferreira, Pires, Patrícia Orofino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/15925
Resumo: resumo   O objetivo do estudo foi identificar o conhecimento e as habilidades necessárias ao profissional de Educação Física para atuar com idosos.  O estudo envolveu seis profissionais de Educação Física que trabalham com idosos há mais de 5 anos. Foi utilizado um questionário com nove perguntas abertas e fechadas, envolvendo o conhecimento na área da gerontologia e da educação física, e as habilidades necessárias do profissional de Educação Física para atuar com idosos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Dos profissionais de Educação Física, 5 desenvolviam atividades de dança e ginástica com os idosos, 4 recreação e jogos, e 3 caminhada. Os conhecimentos gerontológicos necessários no trabalho com idosos que se destacaram foram às alterações psicossociais e consequências no processo de envelhecimento, a epidemiologia do envelhecimento, e o processo de envelhecimento; e os conhecimentos da área de Educação Física, foram as atividades físicas adequadas para os idosos, os conhecimentos gerais sobre envelhecimento, as medidas e avaliação física e mental, os conhecimento das doenças crônico-degenerativas. Entre as  habilidades destacaram-se: saber escutar e ter paciência; conhecimento dos exercícios físicos adequados às doenças; carisma e laços afetivos; comunicação; conhecimento de gerontologia. Todos os profissionais de Educação Física apontaram o conhecimento do processo de envelhecimento e suas consequências como imprescindível para atuar com idoso. O estudo sugere que o profissional de Educação Física, para atuar com idosos, deve ter conhecimentos gerontológicos articulados com os da educação física, os quais fundamentarão e direcionarão a prática educativa, bem como, que suas habilidades devem priorizar a percepção de que o idoso necessita atendimento específico. palavras-chave Envelhecimento. Gerontologia Educacional. Educação Física. Habilidades Profissionais.   abstract   The aim of this study was to identify the skills and knowledge the professionals of Physical Education need to work with elderly. Six professionals of physical education that performed with elderly for more than 5 years were chosen for the study. A form including 9 open and closed questions was used, involving knowledge about gerontology, physical education and the required skills to perform with elderly. Data was analyzed through descriptive statistics. Among the physical education professionals, 5 coordinated dance and gymnastics activities, 4 coordinated recreation and games, and 3 coordinated walking programs. The gerontological knowledge necessary to perform activities with elderly was: psycho-social alterations and consequences on the aging process, aging epidemiology, aging process. Physical Education knowledge put in evidence: adequate physical activities to old people, bio-psychosocial knowledge about aging, measures and physical and mental assessment, knowledge about chronic-degenerative diseases. Skills highlighted: patience and ability to listen, to provide adequate exercises considering each particular disease, charisma and social-affective relation, communication, knowledge about gerontology. All of the coordinators pointed out the knowledge about the aging process and its consequences as essential to work with old people. This study suggests that the Physical Education professional, when treating with elderly, need gerontological and physical education knowledge in order to base and guide the educative practice. The focus on the highlighted skills suggests that elderly need specific treatment.   keywords Aging. Educational Gerontology. Physical Education. Professional Skills.
id UFRGS-4_d30a72b1f1b3aa4a2d1c04217ebf1e34
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/15925
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling CONHECIMENTO E HABILIDADES NECESSÁRIAS AO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM IDOSOSProfissional de Educação Física para atuar com idosoresumo   O objetivo do estudo foi identificar o conhecimento e as habilidades necessárias ao profissional de Educação Física para atuar com idosos.  O estudo envolveu seis profissionais de Educação Física que trabalham com idosos há mais de 5 anos. Foi utilizado um questionário com nove perguntas abertas e fechadas, envolvendo o conhecimento na área da gerontologia e da educação física, e as habilidades necessárias do profissional de Educação Física para atuar com idosos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Dos profissionais de Educação Física, 5 desenvolviam atividades de dança e ginástica com os idosos, 4 recreação e jogos, e 3 caminhada. Os conhecimentos gerontológicos necessários no trabalho com idosos que se destacaram foram às alterações psicossociais e consequências no processo de envelhecimento, a epidemiologia do envelhecimento, e o processo de envelhecimento; e os conhecimentos da área de Educação Física, foram as atividades físicas adequadas para os idosos, os conhecimentos gerais sobre envelhecimento, as medidas e avaliação física e mental, os conhecimento das doenças crônico-degenerativas. Entre as  habilidades destacaram-se: saber escutar e ter paciência; conhecimento dos exercícios físicos adequados às doenças; carisma e laços afetivos; comunicação; conhecimento de gerontologia. Todos os profissionais de Educação Física apontaram o conhecimento do processo de envelhecimento e suas consequências como imprescindível para atuar com idoso. O estudo sugere que o profissional de Educação Física, para atuar com idosos, deve ter conhecimentos gerontológicos articulados com os da educação física, os quais fundamentarão e direcionarão a prática educativa, bem como, que suas habilidades devem priorizar a percepção de que o idoso necessita atendimento específico. palavras-chave Envelhecimento. Gerontologia Educacional. Educação Física. Habilidades Profissionais.   abstract   The aim of this study was to identify the skills and knowledge the professionals of Physical Education need to work with elderly. Six professionals of physical education that performed with elderly for more than 5 years were chosen for the study. A form including 9 open and closed questions was used, involving knowledge about gerontology, physical education and the required skills to perform with elderly. Data was analyzed through descriptive statistics. Among the physical education professionals, 5 coordinated dance and gymnastics activities, 4 coordinated recreation and games, and 3 coordinated walking programs. The gerontological knowledge necessary to perform activities with elderly was: psycho-social alterations and consequences on the aging process, aging epidemiology, aging process. Physical Education knowledge put in evidence: adequate physical activities to old people, bio-psychosocial knowledge about aging, measures and physical and mental assessment, knowledge about chronic-degenerative diseases. Skills highlighted: patience and ability to listen, to provide adequate exercises considering each particular disease, charisma and social-affective relation, communication, knowledge about gerontology. All of the coordinators pointed out the knowledge about the aging process and its consequences as essential to work with old people. This study suggests that the Physical Education professional, when treating with elderly, need gerontological and physical education knowledge in order to base and guide the educative practice. The focus on the highlighted skills suggests that elderly need specific treatment.   keywords Aging. Educational Gerontology. Physical Education. Professional Skills.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresGerontologia; Educação Física; Educaçãoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/1592510.22456/2316-2171.15925Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 17 n. 1 (2012)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/15925/23190Lopes, Marize AmorimFarias, Sidney FerreiraPires, Patrícia Orofinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-11-23T13:04:25Zoai:seer.ufrgs.br:article/15925Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2012-11-23T13:04:25Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONHECIMENTO E HABILIDADES NECESSÁRIAS AO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM IDOSOS
title CONHECIMENTO E HABILIDADES NECESSÁRIAS AO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM IDOSOS
spellingShingle CONHECIMENTO E HABILIDADES NECESSÁRIAS AO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM IDOSOS
Lopes, Marize Amorim
Profissional de Educação Física para atuar com idoso
title_short CONHECIMENTO E HABILIDADES NECESSÁRIAS AO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM IDOSOS
title_full CONHECIMENTO E HABILIDADES NECESSÁRIAS AO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM IDOSOS
title_fullStr CONHECIMENTO E HABILIDADES NECESSÁRIAS AO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM IDOSOS
title_full_unstemmed CONHECIMENTO E HABILIDADES NECESSÁRIAS AO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM IDOSOS
title_sort CONHECIMENTO E HABILIDADES NECESSÁRIAS AO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR COM IDOSOS
author Lopes, Marize Amorim
author_facet Lopes, Marize Amorim
Farias, Sidney Ferreira
Pires, Patrícia Orofino
author_role author
author2 Farias, Sidney Ferreira
Pires, Patrícia Orofino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marize Amorim
Farias, Sidney Ferreira
Pires, Patrícia Orofino
dc.subject.por.fl_str_mv Profissional de Educação Física para atuar com idoso
topic Profissional de Educação Física para atuar com idoso
description resumo   O objetivo do estudo foi identificar o conhecimento e as habilidades necessárias ao profissional de Educação Física para atuar com idosos.  O estudo envolveu seis profissionais de Educação Física que trabalham com idosos há mais de 5 anos. Foi utilizado um questionário com nove perguntas abertas e fechadas, envolvendo o conhecimento na área da gerontologia e da educação física, e as habilidades necessárias do profissional de Educação Física para atuar com idosos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Dos profissionais de Educação Física, 5 desenvolviam atividades de dança e ginástica com os idosos, 4 recreação e jogos, e 3 caminhada. Os conhecimentos gerontológicos necessários no trabalho com idosos que se destacaram foram às alterações psicossociais e consequências no processo de envelhecimento, a epidemiologia do envelhecimento, e o processo de envelhecimento; e os conhecimentos da área de Educação Física, foram as atividades físicas adequadas para os idosos, os conhecimentos gerais sobre envelhecimento, as medidas e avaliação física e mental, os conhecimento das doenças crônico-degenerativas. Entre as  habilidades destacaram-se: saber escutar e ter paciência; conhecimento dos exercícios físicos adequados às doenças; carisma e laços afetivos; comunicação; conhecimento de gerontologia. Todos os profissionais de Educação Física apontaram o conhecimento do processo de envelhecimento e suas consequências como imprescindível para atuar com idoso. O estudo sugere que o profissional de Educação Física, para atuar com idosos, deve ter conhecimentos gerontológicos articulados com os da educação física, os quais fundamentarão e direcionarão a prática educativa, bem como, que suas habilidades devem priorizar a percepção de que o idoso necessita atendimento específico. palavras-chave Envelhecimento. Gerontologia Educacional. Educação Física. Habilidades Profissionais.   abstract   The aim of this study was to identify the skills and knowledge the professionals of Physical Education need to work with elderly. Six professionals of physical education that performed with elderly for more than 5 years were chosen for the study. A form including 9 open and closed questions was used, involving knowledge about gerontology, physical education and the required skills to perform with elderly. Data was analyzed through descriptive statistics. Among the physical education professionals, 5 coordinated dance and gymnastics activities, 4 coordinated recreation and games, and 3 coordinated walking programs. The gerontological knowledge necessary to perform activities with elderly was: psycho-social alterations and consequences on the aging process, aging epidemiology, aging process. Physical Education knowledge put in evidence: adequate physical activities to old people, bio-psychosocial knowledge about aging, measures and physical and mental assessment, knowledge about chronic-degenerative diseases. Skills highlighted: patience and ability to listen, to provide adequate exercises considering each particular disease, charisma and social-affective relation, communication, knowledge about gerontology. All of the coordinators pointed out the knowledge about the aging process and its consequences as essential to work with old people. This study suggests that the Physical Education professional, when treating with elderly, need gerontological and physical education knowledge in order to base and guide the educative practice. The focus on the highlighted skills suggests that elderly need specific treatment.   keywords Aging. Educational Gerontology. Physical Education. Professional Skills.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Gerontologia; Educação Física; Educação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/15925
10.22456/2316-2171.15925
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/15925
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.15925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/15925/23190
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 17 n. 1 (2012)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766092662439936