O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O IDOSO OBESO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERALDI, Rosana
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: CONCI, Patrícia D ́Andréa Mangolin, OLIVEIRA, Neli Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7718
Resumo: O presente estudo bibliográfico tem como objetivo, levantar as causas e problemas ocasionados pela obesidade em idosos por ausência de exercício físico provocando diversos malefícios. A obesidade é considerada pela OMS como uma doença e esse excesso de massa adiposa implica em alguns riscos aos idosos. O problema relacionado ao excesso de peso é basicamente o resultado de um desequilíbrio entre calorias ingeridas e gastas. Dentre as causas mais comuns de obesidade encontra-se a vida sedentária, uma ingestão maior de calorias do que se gasta, pouca ingestão água, frutas e verduras, grande ingestão de massas, pães e cereais, grande ingestão de calorias extras, o costume por lambiscos e petiscos. O excesso de peso e obesidade implica alguns riscos ao idoso, como aumento do colesterol, intolerância à glicose, problemas cardiovasculares e respiratórios, tendência ao estado depressivo, dificuldade em mover-se e em deslocar-se, o ideal seria que o idoso mantivesse um equilíbrio entre esses dois fatores, ou seja, uma alimentação balanceada e exercício físico. Contudo concluímos que a obesidade já representa um problema de saúde pública em destaque no Brasil. Além do controle alimentar, deve-se participar de programas de exercícios de resistência, força e flexibilidade, de maneira que o profissional busque fazer um programa que alie exercício aeróbico com trabalho de musculação, na qual os objetivos serão atingidos em longo prazo. Deve-se incentivar os idosos a terem prazer nas atividades programadas para motivá-los a não desistir. O profissional de educação física pode prestar uma assistência impar no combate ao avanço da prevalência da obesidade, mas para isso é necessária uma reformulação de muitos conceitos e uma ação efetiva e integrada com outros setores da saúde.
id UNICESU -1_5c5bf5c2cd8735c3851c548514f4a8f2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7718
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O IDOSO OBESOIdosoObesidadeProfissional de educação físicaO presente estudo bibliográfico tem como objetivo, levantar as causas e problemas ocasionados pela obesidade em idosos por ausência de exercício físico provocando diversos malefícios. A obesidade é considerada pela OMS como uma doença e esse excesso de massa adiposa implica em alguns riscos aos idosos. O problema relacionado ao excesso de peso é basicamente o resultado de um desequilíbrio entre calorias ingeridas e gastas. Dentre as causas mais comuns de obesidade encontra-se a vida sedentária, uma ingestão maior de calorias do que se gasta, pouca ingestão água, frutas e verduras, grande ingestão de massas, pães e cereais, grande ingestão de calorias extras, o costume por lambiscos e petiscos. O excesso de peso e obesidade implica alguns riscos ao idoso, como aumento do colesterol, intolerância à glicose, problemas cardiovasculares e respiratórios, tendência ao estado depressivo, dificuldade em mover-se e em deslocar-se, o ideal seria que o idoso mantivesse um equilíbrio entre esses dois fatores, ou seja, uma alimentação balanceada e exercício físico. Contudo concluímos que a obesidade já representa um problema de saúde pública em destaque no Brasil. Além do controle alimentar, deve-se participar de programas de exercícios de resistência, força e flexibilidade, de maneira que o profissional busque fazer um programa que alie exercício aeróbico com trabalho de musculação, na qual os objetivos serão atingidos em longo prazo. Deve-se incentivar os idosos a terem prazer nas atividades programadas para motivá-los a não desistir. O profissional de educação física pode prestar uma assistência impar no combate ao avanço da prevalência da obesidade, mas para isso é necessária uma reformulação de muitos conceitos e uma ação efetiva e integrada com outros setores da saúde.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-17T16:03:43Z2005-10-192021-02-17T16:03:43Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7718porBERALDI, RosanaCONCI, Patrícia D ́Andréa MangolinOLIVEIRA, Neli Marques deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-18T06:02:36ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O IDOSO OBESO
title O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O IDOSO OBESO
spellingShingle O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O IDOSO OBESO
BERALDI, Rosana
Idoso
Obesidade
Profissional de educação física
title_short O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O IDOSO OBESO
title_full O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O IDOSO OBESO
title_fullStr O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O IDOSO OBESO
title_full_unstemmed O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O IDOSO OBESO
title_sort O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O IDOSO OBESO
author BERALDI, Rosana
author_facet BERALDI, Rosana
CONCI, Patrícia D ́Andréa Mangolin
OLIVEIRA, Neli Marques de
author_role author
author2 CONCI, Patrícia D ́Andréa Mangolin
OLIVEIRA, Neli Marques de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERALDI, Rosana
CONCI, Patrícia D ́Andréa Mangolin
OLIVEIRA, Neli Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Obesidade
Profissional de educação física
topic Idoso
Obesidade
Profissional de educação física
description O presente estudo bibliográfico tem como objetivo, levantar as causas e problemas ocasionados pela obesidade em idosos por ausência de exercício físico provocando diversos malefícios. A obesidade é considerada pela OMS como uma doença e esse excesso de massa adiposa implica em alguns riscos aos idosos. O problema relacionado ao excesso de peso é basicamente o resultado de um desequilíbrio entre calorias ingeridas e gastas. Dentre as causas mais comuns de obesidade encontra-se a vida sedentária, uma ingestão maior de calorias do que se gasta, pouca ingestão água, frutas e verduras, grande ingestão de massas, pães e cereais, grande ingestão de calorias extras, o costume por lambiscos e petiscos. O excesso de peso e obesidade implica alguns riscos ao idoso, como aumento do colesterol, intolerância à glicose, problemas cardiovasculares e respiratórios, tendência ao estado depressivo, dificuldade em mover-se e em deslocar-se, o ideal seria que o idoso mantivesse um equilíbrio entre esses dois fatores, ou seja, uma alimentação balanceada e exercício físico. Contudo concluímos que a obesidade já representa um problema de saúde pública em destaque no Brasil. Além do controle alimentar, deve-se participar de programas de exercícios de resistência, força e flexibilidade, de maneira que o profissional busque fazer um programa que alie exercício aeróbico com trabalho de musculação, na qual os objetivos serão atingidos em longo prazo. Deve-se incentivar os idosos a terem prazer nas atividades programadas para motivá-los a não desistir. O profissional de educação física pode prestar uma assistência impar no combate ao avanço da prevalência da obesidade, mas para isso é necessária uma reformulação de muitos conceitos e uma ação efetiva e integrada com outros setores da saúde.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-17T16:03:43Z
2021-02-17T16:03:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7718
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771964118794240