Efeitos do treinamento auditivo em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila,Renata Rezende de Almeida
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Murphy,Cristina Ferraz Borges, Schochat,Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300547
Resumo: INTRODUÇÃO: Pesquisas demonstram a existência do Transtorno do Processamento Auditivo em indivíduos com Comprometimento Cognitivo Leve.OBJETIVO: Verificar os efeitos de um treinamento auditivo, em indivíduos com comprometimento cognitivo leve.MÉTODOS: Participaram 25 indivíduos, com idades entre 69 e 91 anos e diagnóstico de Comprometimento Cognitivo Leve, sendo que, 10 receberam treinamento auditivo (grupo estudo), 10 receberam treinamento visual (grupo alternativo) e cinco não receberam intervenção (grupo controle). Testes cognitivos e de processamento auditivo foram aplicados antes e após os treinamentos.RESULTADOS: Apenas o grupo estudo apresentou melhora significante para todas as habilidades auditivas testadas, mas com piora do desempenho para as habilidades cognitivas.CONCLUSÃO: O treinamento auditivo foi efetivo em relação às habilidades auditivas, mas não em relação às habilidades cognitivas.
id UFRGS-5_012e9f3cfd6ba5519864aa546ad4b243
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722014000300547
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Efeitos do treinamento auditivo em idosos com Comprometimento Cognitivo LeveReabilitaçãopercepção auditivacogniçãodemênciaINTRODUÇÃO: Pesquisas demonstram a existência do Transtorno do Processamento Auditivo em indivíduos com Comprometimento Cognitivo Leve.OBJETIVO: Verificar os efeitos de um treinamento auditivo, em indivíduos com comprometimento cognitivo leve.MÉTODOS: Participaram 25 indivíduos, com idades entre 69 e 91 anos e diagnóstico de Comprometimento Cognitivo Leve, sendo que, 10 receberam treinamento auditivo (grupo estudo), 10 receberam treinamento visual (grupo alternativo) e cinco não receberam intervenção (grupo controle). Testes cognitivos e de processamento auditivo foram aplicados antes e após os treinamentos.RESULTADOS: Apenas o grupo estudo apresentou melhora significante para todas as habilidades auditivas testadas, mas com piora do desempenho para as habilidades cognitivas.CONCLUSÃO: O treinamento auditivo foi efetivo em relação às habilidades auditivas, mas não em relação às habilidades cognitivas.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300547Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.3 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201427316info:eu-repo/semantics/openAccessÁvila,Renata Rezende de AlmeidaMurphy,Cristina Ferraz BorgesSchochat,Elianepor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000300547Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do treinamento auditivo em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve
title Efeitos do treinamento auditivo em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve
spellingShingle Efeitos do treinamento auditivo em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve
Ávila,Renata Rezende de Almeida
Reabilitação
percepção auditiva
cognição
demência
title_short Efeitos do treinamento auditivo em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve
title_full Efeitos do treinamento auditivo em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve
title_fullStr Efeitos do treinamento auditivo em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve
title_full_unstemmed Efeitos do treinamento auditivo em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve
title_sort Efeitos do treinamento auditivo em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve
author Ávila,Renata Rezende de Almeida
author_facet Ávila,Renata Rezende de Almeida
Murphy,Cristina Ferraz Borges
Schochat,Eliane
author_role author
author2 Murphy,Cristina Ferraz Borges
Schochat,Eliane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila,Renata Rezende de Almeida
Murphy,Cristina Ferraz Borges
Schochat,Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Reabilitação
percepção auditiva
cognição
demência
topic Reabilitação
percepção auditiva
cognição
demência
description INTRODUÇÃO: Pesquisas demonstram a existência do Transtorno do Processamento Auditivo em indivíduos com Comprometimento Cognitivo Leve.OBJETIVO: Verificar os efeitos de um treinamento auditivo, em indivíduos com comprometimento cognitivo leve.MÉTODOS: Participaram 25 indivíduos, com idades entre 69 e 91 anos e diagnóstico de Comprometimento Cognitivo Leve, sendo que, 10 receberam treinamento auditivo (grupo estudo), 10 receberam treinamento visual (grupo alternativo) e cinco não receberam intervenção (grupo controle). Testes cognitivos e de processamento auditivo foram aplicados antes e após os treinamentos.RESULTADOS: Apenas o grupo estudo apresentou melhora significante para todas as habilidades auditivas testadas, mas com piora do desempenho para as habilidades cognitivas.CONCLUSÃO: O treinamento auditivo foi efetivo em relação às habilidades auditivas, mas não em relação às habilidades cognitivas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300547
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201427316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.3 2014
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865715527680