Revisitando a Crítica de Bruner: O Desvio da Proposta Cognitivista nos Estudos de Solução de Problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300008 |
Resumo: | A crítica feita por Bruner que a Psicologia Cognitiva tornou-se tecnicista e fragmentada é analisada por meio de uma revisão das pesquisas sobre transferência de solução de problemas, focalizando-se nestas os objetivos, metodologia e resultados obtidos. A conclusão é a de que a crítica procede, na medida em que se observa nas pesquisas cognitivistas um maior rigor metodológico do que teórico, revelado na ausência de uma definição precisa de transferência, produzindo resultados fragmentados. Observa-se ainda, uma visão tecnicista do processo, investigado, geralmente, como desempenho de estudantes universitários, resultado de manipulação de estímulos e avaliado em uma única sessão experimental. |
id |
UFRGS-5_17cdd1b9f4af43d4061fb15c16330a63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722001000300008 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisitando a Crítica de Bruner: O Desvio da Proposta Cognitivista nos Estudos de Solução de ProblemasPsicologia Cognitivatransferência de solução de problemasraciocínio analógicoA crítica feita por Bruner que a Psicologia Cognitiva tornou-se tecnicista e fragmentada é analisada por meio de uma revisão das pesquisas sobre transferência de solução de problemas, focalizando-se nestas os objetivos, metodologia e resultados obtidos. A conclusão é a de que a crítica procede, na medida em que se observa nas pesquisas cognitivistas um maior rigor metodológico do que teórico, revelado na ausência de uma definição precisa de transferência, produzindo resultados fragmentados. Observa-se ainda, uma visão tecnicista do processo, investigado, geralmente, como desempenho de estudantes universitários, resultado de manipulação de estímulos e avaliado em uma única sessão experimental.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300008Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.3 2001reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722001000300008info:eu-repo/semantics/openAccessLeme,Maria Isabel da Silvapor2002-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722001000300008Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2002-05-03T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisitando a Crítica de Bruner: O Desvio da Proposta Cognitivista nos Estudos de Solução de Problemas |
title |
Revisitando a Crítica de Bruner: O Desvio da Proposta Cognitivista nos Estudos de Solução de Problemas |
spellingShingle |
Revisitando a Crítica de Bruner: O Desvio da Proposta Cognitivista nos Estudos de Solução de Problemas Leme,Maria Isabel da Silva Psicologia Cognitiva transferência de solução de problemas raciocínio analógico |
title_short |
Revisitando a Crítica de Bruner: O Desvio da Proposta Cognitivista nos Estudos de Solução de Problemas |
title_full |
Revisitando a Crítica de Bruner: O Desvio da Proposta Cognitivista nos Estudos de Solução de Problemas |
title_fullStr |
Revisitando a Crítica de Bruner: O Desvio da Proposta Cognitivista nos Estudos de Solução de Problemas |
title_full_unstemmed |
Revisitando a Crítica de Bruner: O Desvio da Proposta Cognitivista nos Estudos de Solução de Problemas |
title_sort |
Revisitando a Crítica de Bruner: O Desvio da Proposta Cognitivista nos Estudos de Solução de Problemas |
author |
Leme,Maria Isabel da Silva |
author_facet |
Leme,Maria Isabel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme,Maria Isabel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Cognitiva transferência de solução de problemas raciocínio analógico |
topic |
Psicologia Cognitiva transferência de solução de problemas raciocínio analógico |
description |
A crítica feita por Bruner que a Psicologia Cognitiva tornou-se tecnicista e fragmentada é analisada por meio de uma revisão das pesquisas sobre transferência de solução de problemas, focalizando-se nestas os objetivos, metodologia e resultados obtidos. A conclusão é a de que a crítica procede, na medida em que se observa nas pesquisas cognitivistas um maior rigor metodológico do que teórico, revelado na ausência de uma definição precisa de transferência, produzindo resultados fragmentados. Observa-se ainda, uma visão tecnicista do processo, investigado, geralmente, como desempenho de estudantes universitários, resultado de manipulação de estímulos e avaliado em uma única sessão experimental. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722001000300008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.14 n.3 2001 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134861925974016 |