Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000200002 |
Resumo: | Este artigo introdutório apresenta uma mensagem unificada, elaborada como aspectos críticos de uma proposta, acerca da pesquisa científica dedicada à compreensão do desenvolvimento psicológico inserido na interação social e no contexto histórico-cultural. Três aspectos são discutidos: 1) a conceituação do fenômeno do desenvolvimento psicológico; 2) o significado da interação social e do contexto histórico-cultural neste desenvolvimento; e, finalmente, 3) a urgência de uma elaboração conceitual que estabeleça os elos necessários entre os aspectos teóricos e os aspectos metodológicos da investigação científica. A diversidade de leituras desta proposta está refletida nos diferentes artigos que compõem este Número Especial, incluindo aqueles que são artigos-comentários. Todos os autores procuraram, entretanto, produzir textos que refletem a busca de um posicionamento acerca desses três aspectos fundamentais, embora diferindo na ênfase dada a cada um deles. |
id |
UFRGS-5_19e9762ad30952f00b3af7062f24171a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722000000200002 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologiaProcesso de desenvolvimentointeração socialcontexto histórico-culturalteoria e metodologiaEste artigo introdutório apresenta uma mensagem unificada, elaborada como aspectos críticos de uma proposta, acerca da pesquisa científica dedicada à compreensão do desenvolvimento psicológico inserido na interação social e no contexto histórico-cultural. Três aspectos são discutidos: 1) a conceituação do fenômeno do desenvolvimento psicológico; 2) o significado da interação social e do contexto histórico-cultural neste desenvolvimento; e, finalmente, 3) a urgência de uma elaboração conceitual que estabeleça os elos necessários entre os aspectos teóricos e os aspectos metodológicos da investigação científica. A diversidade de leituras desta proposta está refletida nos diferentes artigos que compõem este Número Especial, incluindo aqueles que são artigos-comentários. Todos os autores procuraram, entretanto, produzir textos que refletem a busca de um posicionamento acerca desses três aspectos fundamentais, embora diferindo na ênfase dada a cada um deles.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000200002Psicologia: Reflexão e Crítica v.13 n.2 2000reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722000000200002info:eu-repo/semantics/openAccessLyra,Maria C. D. P.Moura,Maria Lucia Seidl depor2002-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722000000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2002-08-20T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia |
title |
Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia |
spellingShingle |
Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia Lyra,Maria C. D. P. Processo de desenvolvimento interação social contexto histórico-cultural teoria e metodologia |
title_short |
Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia |
title_full |
Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia |
title_fullStr |
Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia |
title_sort |
Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia |
author |
Lyra,Maria C. D. P. |
author_facet |
Lyra,Maria C. D. P. Moura,Maria Lucia Seidl de |
author_role |
author |
author2 |
Moura,Maria Lucia Seidl de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lyra,Maria C. D. P. Moura,Maria Lucia Seidl de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de desenvolvimento interação social contexto histórico-cultural teoria e metodologia |
topic |
Processo de desenvolvimento interação social contexto histórico-cultural teoria e metodologia |
description |
Este artigo introdutório apresenta uma mensagem unificada, elaborada como aspectos críticos de uma proposta, acerca da pesquisa científica dedicada à compreensão do desenvolvimento psicológico inserido na interação social e no contexto histórico-cultural. Três aspectos são discutidos: 1) a conceituação do fenômeno do desenvolvimento psicológico; 2) o significado da interação social e do contexto histórico-cultural neste desenvolvimento; e, finalmente, 3) a urgência de uma elaboração conceitual que estabeleça os elos necessários entre os aspectos teóricos e os aspectos metodológicos da investigação científica. A diversidade de leituras desta proposta está refletida nos diferentes artigos que compõem este Número Especial, incluindo aqueles que são artigos-comentários. Todos os autores procuraram, entretanto, produzir textos que refletem a busca de um posicionamento acerca desses três aspectos fundamentais, embora diferindo na ênfase dada a cada um deles. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722000000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.13 n.2 2000 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134861834747904 |