Estratégias Discursivo-Interacionais de reformulação em contextos de trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/506 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13368 |
Resumo: | Baseando-nos em perspectivas teóricas de Fala-em-Interação Institucional e em metodologias da Análise da Conversa, estamos analisando a atividade discursiva e interacional de reformular em dois ambientes de trabalho: a sala de aula e o juizado especial de relações de consumo. Reformulações são entendidas como definição, explicação, resumo, sumário que um dos participantes da interação provê a partir da própria fala ou da fala do outro. Observamos em duas audiências e em duas aulas gravadas em áudio que o uso linguístico-discursivo de reformular está relacionado com a execução de mandatos intitucionais conectados a tarefas desses dois ambientes de trabalho: “fazer acordos” em audiências de conciliação e “fazer aprender” em sala de aula. |
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Estratégias Discursivo-Interacionais de reformulação em contextos de trabalhoInteraçãoContexto de trabalhoReformulaçãoBaseando-nos em perspectivas teóricas de Fala-em-Interação Institucional e em metodologias da Análise da Conversa, estamos analisando a atividade discursiva e interacional de reformular em dois ambientes de trabalho: a sala de aula e o juizado especial de relações de consumo. Reformulações são entendidas como definição, explicação, resumo, sumário que um dos participantes da interação provê a partir da própria fala ou da fala do outro. Observamos em duas audiências e em duas aulas gravadas em áudio que o uso linguístico-discursivo de reformular está relacionado com a execução de mandatos intitucionais conectados a tarefas desses dois ambientes de trabalho: “fazer acordos” em audiências de conciliação e “fazer aprender” em sala de aula.Based on theoretical perspectives of Talk-in-Interaction in institutional contexts and on methods of Conversation Analysis, we are analyzing the discursive and interactional activity of reformulating in two workplaces: the classroom and the special court for consumer ́s matters. Reformulations are understood as definition, explanation, summary or abstract that one of the participants of an interaction provides from their own speech or from the other ́s speech. We observed two hearings and two classroom interaction taped in audio that the performance of the linguistic-discursive use of reformulations is related to the implementation of institutional mandates connected to these workplace ́s tasks: "doing agreement" in conciliation hearings and "doing learning" in the classroom.Gláuks - Revista de Letras e Artes2017-11-21T09:46:12Z2017-11-21T09:46:12Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2318-7131http://www.brazilianstudies.com/ojs/index.php/glauks/article/view/506http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13368porv. 14, n. 01, jul. 2014Ladeira, Wania Terezinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T08:38:14Zoai:locus.ufv.br:123456789/13368Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T08:38:14LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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Baseando-nos em perspectivas teóricas de Fala-em-Interação Institucional e em metodologias da Análise da Conversa, estamos analisando a atividade discursiva e interacional de reformular em dois ambientes de trabalho: a sala de aula e o juizado especial de relações de consumo. Reformulações são entendidas como definição, explicação, resumo, sumário que um dos participantes da interação provê a partir da própria fala ou da fala do outro. Observamos em duas audiências e em duas aulas gravadas em áudio que o uso linguístico-discursivo de reformular está relacionado com a execução de mandatos intitucionais conectados a tarefas desses dois ambientes de trabalho: “fazer acordos” em audiências de conciliação e “fazer aprender” em sala de aula. |
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