Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lyra,Maria C. D. P.
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Moura,Maria Lucia Seidl de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000200002
Resumo: Este artigo introdutório apresenta uma mensagem unificada, elaborada como aspectos críticos de uma proposta, acerca da pesquisa científica dedicada à compreensão do desenvolvimento psicológico inserido na interação social e no contexto histórico-cultural. Três aspectos são discutidos: 1) a conceituação do fenômeno do desenvolvimento psicológico; 2) o significado da interação social e do contexto histórico-cultural neste desenvolvimento; e, finalmente, 3) a urgência de uma elaboração conceitual que estabeleça os elos necessários entre os aspectos teóricos e os aspectos metodológicos da investigação científica. A diversidade de leituras desta proposta está refletida nos diferentes artigos que compõem este Número Especial, incluindo aqueles que são artigos-comentários. Todos os autores procuraram, entretanto, produzir textos que refletem a busca de um posicionamento acerca desses três aspectos fundamentais, embora diferindo na ênfase dada a cada um deles.
id UFRGS-5_19e9762ad30952f00b3af7062f24171a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722000000200002
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologiaProcesso de desenvolvimentointeração socialcontexto histórico-culturalteoria e metodologiaEste artigo introdutório apresenta uma mensagem unificada, elaborada como aspectos críticos de uma proposta, acerca da pesquisa científica dedicada à compreensão do desenvolvimento psicológico inserido na interação social e no contexto histórico-cultural. Três aspectos são discutidos: 1) a conceituação do fenômeno do desenvolvimento psicológico; 2) o significado da interação social e do contexto histórico-cultural neste desenvolvimento; e, finalmente, 3) a urgência de uma elaboração conceitual que estabeleça os elos necessários entre os aspectos teóricos e os aspectos metodológicos da investigação científica. A diversidade de leituras desta proposta está refletida nos diferentes artigos que compõem este Número Especial, incluindo aqueles que são artigos-comentários. Todos os autores procuraram, entretanto, produzir textos que refletem a busca de um posicionamento acerca desses três aspectos fundamentais, embora diferindo na ênfase dada a cada um deles.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2000-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000200002Psicologia: Reflexão e Crítica v.13 n.2 2000reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722000000200002info:eu-repo/semantics/openAccessLyra,Maria C. D. P.Moura,Maria Lucia Seidl depor2002-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722000000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2002-08-20T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia
title Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia
spellingShingle Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia
Lyra,Maria C. D. P.
Processo de desenvolvimento
interação social
contexto histórico-cultural
teoria e metodologia
title_short Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia
title_full Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia
title_fullStr Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia
title_full_unstemmed Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia
title_sort Desenvolvimento na interação social e no contexto histórico-cultural: adequação entre perspectiva teórica e metodologia
author Lyra,Maria C. D. P.
author_facet Lyra,Maria C. D. P.
Moura,Maria Lucia Seidl de
author_role author
author2 Moura,Maria Lucia Seidl de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lyra,Maria C. D. P.
Moura,Maria Lucia Seidl de
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de desenvolvimento
interação social
contexto histórico-cultural
teoria e metodologia
topic Processo de desenvolvimento
interação social
contexto histórico-cultural
teoria e metodologia
description Este artigo introdutório apresenta uma mensagem unificada, elaborada como aspectos críticos de uma proposta, acerca da pesquisa científica dedicada à compreensão do desenvolvimento psicológico inserido na interação social e no contexto histórico-cultural. Três aspectos são discutidos: 1) a conceituação do fenômeno do desenvolvimento psicológico; 2) o significado da interação social e do contexto histórico-cultural neste desenvolvimento; e, finalmente, 3) a urgência de uma elaboração conceitual que estabeleça os elos necessários entre os aspectos teóricos e os aspectos metodológicos da investigação científica. A diversidade de leituras desta proposta está refletida nos diferentes artigos que compõem este Número Especial, incluindo aqueles que são artigos-comentários. Todos os autores procuraram, entretanto, produzir textos que refletem a busca de um posicionamento acerca desses três aspectos fundamentais, embora diferindo na ênfase dada a cada um deles.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722000000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.13 n.2 2000
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134861834747904