Motivação de alunos do ensino fundamental: estudo de duas realidades culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300601 |
Resumo: | Resumo A motivação no contexto escolar é um tema muito discutido na contemporaneidade da educação em diferentes espaços e culturas. O presente estudo tratou do constructo motivação à luz da Teoria da Autodeterminação e buscou avaliar a motivação para aprender de crianças dos primeiros anos do ensino fundamental de duas realidades culturais distintas: Brasil e Chile. Participaram da pesquisa 528 crianças, sendo 268 brasileiras e 260 chilenas que responderam a dois questionários sobre motivação. O método utilizado foi para análise dos dados foi do tipo descritivo com delineamentos de levantamento e correlacional. Os resultados evidenciaram que a maioria das crianças, dos dois contextos investigados, se revelou motivada para aprender. A discussão dos resultados considerou as implicações educacionais das duas realidades culturais. |
id |
ABRAPEE-1_7a063400ff860685dfbed91487f156c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572017000300601 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação de alunos do ensino fundamental: estudo de duas realidades culturaisMotivação íntrinsecamotivação extrínsecaensino fundamentalResumo A motivação no contexto escolar é um tema muito discutido na contemporaneidade da educação em diferentes espaços e culturas. O presente estudo tratou do constructo motivação à luz da Teoria da Autodeterminação e buscou avaliar a motivação para aprender de crianças dos primeiros anos do ensino fundamental de duas realidades culturais distintas: Brasil e Chile. Participaram da pesquisa 528 crianças, sendo 268 brasileiras e 260 chilenas que responderam a dois questionários sobre motivação. O método utilizado foi para análise dos dados foi do tipo descritivo com delineamentos de levantamento e correlacional. Os resultados evidenciaram que a maioria das crianças, dos dois contextos investigados, se revelou motivada para aprender. A discussão dos resultados considerou as implicações educacionais das duas realidades culturais.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300601Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.3 2017reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-353920170213111129info:eu-repo/semantics/openAccessMaieski,SandraOliveira,Katya Luciane deBeluce,Andrea CarvalhoRufini,Sueli Édipor2017-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572017000300601Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2017-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação de alunos do ensino fundamental: estudo de duas realidades culturais |
title |
Motivação de alunos do ensino fundamental: estudo de duas realidades culturais |
spellingShingle |
Motivação de alunos do ensino fundamental: estudo de duas realidades culturais Maieski,Sandra Motivação íntrinseca motivação extrínseca ensino fundamental |
title_short |
Motivação de alunos do ensino fundamental: estudo de duas realidades culturais |
title_full |
Motivação de alunos do ensino fundamental: estudo de duas realidades culturais |
title_fullStr |
Motivação de alunos do ensino fundamental: estudo de duas realidades culturais |
title_full_unstemmed |
Motivação de alunos do ensino fundamental: estudo de duas realidades culturais |
title_sort |
Motivação de alunos do ensino fundamental: estudo de duas realidades culturais |
author |
Maieski,Sandra |
author_facet |
Maieski,Sandra Oliveira,Katya Luciane de Beluce,Andrea Carvalho Rufini,Sueli Édi |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Katya Luciane de Beluce,Andrea Carvalho Rufini,Sueli Édi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maieski,Sandra Oliveira,Katya Luciane de Beluce,Andrea Carvalho Rufini,Sueli Édi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação íntrinseca motivação extrínseca ensino fundamental |
topic |
Motivação íntrinseca motivação extrínseca ensino fundamental |
description |
Resumo A motivação no contexto escolar é um tema muito discutido na contemporaneidade da educação em diferentes espaços e culturas. O presente estudo tratou do constructo motivação à luz da Teoria da Autodeterminação e buscou avaliar a motivação para aprender de crianças dos primeiros anos do ensino fundamental de duas realidades culturais distintas: Brasil e Chile. Participaram da pesquisa 528 crianças, sendo 268 brasileiras e 260 chilenas que responderam a dois questionários sobre motivação. O método utilizado foi para análise dos dados foi do tipo descritivo com delineamentos de levantamento e correlacional. Os resultados evidenciaram que a maioria das crianças, dos dois contextos investigados, se revelou motivada para aprender. A discussão dos resultados considerou as implicações educacionais das duas realidades culturais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300601 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2175-353920170213111129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.3 2017 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212606842765312 |