A contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e a escrita no português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justi,Cláudia Nascimento Guaraldo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Roazzi,Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000300021
Resumo: O presente estudo investigou se as variáveis 'processamento fonológico' (memória de trabalho fonológica e consciência fonológica), 'nomeação seriada rápida' e 'consciência morfológica' contribuem de forma independente umas das outras para a leitura e a escrita no português brasileiro, após o controle da idade e da inteligência não verbal. Participaram da pesquisa 94 crianças matriculadas na 3ª série (quarto ano) do ensino fundamental de três escolas particulares. Os resultados de análises de regressão hierárquica indicaram que o processamento fonológico, a nomeação seriada rápida e a consciência morfológica apresentaram contribuições independentes para a habilidade de escrita. Porém, no que diz respeito à precisão e à fluência de leitura, apenas o processamento fonológico e a nomeação seriada rápida contribuíram para essas habilidades.
id UFRGS-5_4e27734e62e865151f570a560c3780a0
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722012000300021
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling A contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e a escrita no português brasileiroConsciência fonológicamemória de trabalho fonológicanomeação seriada rápidaconsciência morfológicaleitura e escritaO presente estudo investigou se as variáveis 'processamento fonológico' (memória de trabalho fonológica e consciência fonológica), 'nomeação seriada rápida' e 'consciência morfológica' contribuem de forma independente umas das outras para a leitura e a escrita no português brasileiro, após o controle da idade e da inteligência não verbal. Participaram da pesquisa 94 crianças matriculadas na 3ª série (quarto ano) do ensino fundamental de três escolas particulares. Os resultados de análises de regressão hierárquica indicaram que o processamento fonológico, a nomeação seriada rápida e a consciência morfológica apresentaram contribuições independentes para a habilidade de escrita. Porém, no que diz respeito à precisão e à fluência de leitura, apenas o processamento fonológico e a nomeação seriada rápida contribuíram para essas habilidades.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000300021Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.3 2012reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722012000300021info:eu-repo/semantics/openAccessJusti,Cláudia Nascimento GuaraldoRoazzi,Antoniopor2012-10-11T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722012000300021Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2012-10-11T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e a escrita no português brasileiro
title A contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e a escrita no português brasileiro
spellingShingle A contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e a escrita no português brasileiro
Justi,Cláudia Nascimento Guaraldo
Consciência fonológica
memória de trabalho fonológica
nomeação seriada rápida
consciência morfológica
leitura e escrita
title_short A contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e a escrita no português brasileiro
title_full A contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e a escrita no português brasileiro
title_fullStr A contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e a escrita no português brasileiro
title_full_unstemmed A contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e a escrita no português brasileiro
title_sort A contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e a escrita no português brasileiro
author Justi,Cláudia Nascimento Guaraldo
author_facet Justi,Cláudia Nascimento Guaraldo
Roazzi,Antonio
author_role author
author2 Roazzi,Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Justi,Cláudia Nascimento Guaraldo
Roazzi,Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência fonológica
memória de trabalho fonológica
nomeação seriada rápida
consciência morfológica
leitura e escrita
topic Consciência fonológica
memória de trabalho fonológica
nomeação seriada rápida
consciência morfológica
leitura e escrita
description O presente estudo investigou se as variáveis 'processamento fonológico' (memória de trabalho fonológica e consciência fonológica), 'nomeação seriada rápida' e 'consciência morfológica' contribuem de forma independente umas das outras para a leitura e a escrita no português brasileiro, após o controle da idade e da inteligência não verbal. Participaram da pesquisa 94 crianças matriculadas na 3ª série (quarto ano) do ensino fundamental de três escolas particulares. Os resultados de análises de regressão hierárquica indicaram que o processamento fonológico, a nomeação seriada rápida e a consciência morfológica apresentaram contribuições independentes para a habilidade de escrita. Porém, no que diz respeito à precisão e à fluência de leitura, apenas o processamento fonológico e a nomeação seriada rápida contribuíram para essas habilidades.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000300021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000300021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722012000300021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.25 n.3 2012
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864900784128