Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles,Jerusa Fumagalli de
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Parente,Maria Alice de Mattos Pimenta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000200010
Resumo: A leitura é composta por múltiplos processos interdependentes. Este estudo analisou o uso preferencial de uma das rotas de leitura (Modelo Cognitivo de Dupla-Rota) e as possíveis relações com compreensão e tempo de leitura em 76 crianças de segunda e terceira séries do Ensino Fundamental de escola particular. Avaliou-se a leitura de palavras isoladas e a compreensão e tempo de leitura textual. Identificou-se quatro grupos segundo as habilidades de leitura de palavras: bons leitores por ambas as rotas; maus leitores por ambas as rotas; leitores preferencialmente lexicais e leitores preferencialmente fonológicos. Os primeiros foram os mais rápidos na leitura textual. Os grupos não diferiram significativamente em compreensão textual, exceto na 3ª série. Concluiu-se que ambas as rotas de leitura são funcionais na amostra, porém a rota fonológica parece estar melhor desenvolvida do que a rota lexical, que está em expansão, sugerindo um processo de desenvolvimento das habilidades de leitura.
id UFRGS-5_5b257b15f074a3ea6d43789a5c889758
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722002000200010
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leituraLeiturarotas de leituracompreensão de leituramodelos cognitivosA leitura é composta por múltiplos processos interdependentes. Este estudo analisou o uso preferencial de uma das rotas de leitura (Modelo Cognitivo de Dupla-Rota) e as possíveis relações com compreensão e tempo de leitura em 76 crianças de segunda e terceira séries do Ensino Fundamental de escola particular. Avaliou-se a leitura de palavras isoladas e a compreensão e tempo de leitura textual. Identificou-se quatro grupos segundo as habilidades de leitura de palavras: bons leitores por ambas as rotas; maus leitores por ambas as rotas; leitores preferencialmente lexicais e leitores preferencialmente fonológicos. Os primeiros foram os mais rápidos na leitura textual. Os grupos não diferiram significativamente em compreensão textual, exceto na 3ª série. Concluiu-se que ambas as rotas de leitura são funcionais na amostra, porém a rota fonológica parece estar melhor desenvolvida do que a rota lexical, que está em expansão, sugerindo um processo de desenvolvimento das habilidades de leitura.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000200010Psicologia: Reflexão e Crítica v.15 n.2 2002reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722002000200010info:eu-repo/semantics/openAccessSalles,Jerusa Fumagalli deParente,Maria Alice de Mattos Pimentapor2003-03-07T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722002000200010Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2003-03-07T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura
title Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura
spellingShingle Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura
Salles,Jerusa Fumagalli de
Leitura
rotas de leitura
compreensão de leitura
modelos cognitivos
title_short Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura
title_full Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura
title_fullStr Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura
title_full_unstemmed Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura
title_sort Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura
author Salles,Jerusa Fumagalli de
author_facet Salles,Jerusa Fumagalli de
Parente,Maria Alice de Mattos Pimenta
author_role author
author2 Parente,Maria Alice de Mattos Pimenta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles,Jerusa Fumagalli de
Parente,Maria Alice de Mattos Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
rotas de leitura
compreensão de leitura
modelos cognitivos
topic Leitura
rotas de leitura
compreensão de leitura
modelos cognitivos
description A leitura é composta por múltiplos processos interdependentes. Este estudo analisou o uso preferencial de uma das rotas de leitura (Modelo Cognitivo de Dupla-Rota) e as possíveis relações com compreensão e tempo de leitura em 76 crianças de segunda e terceira séries do Ensino Fundamental de escola particular. Avaliou-se a leitura de palavras isoladas e a compreensão e tempo de leitura textual. Identificou-se quatro grupos segundo as habilidades de leitura de palavras: bons leitores por ambas as rotas; maus leitores por ambas as rotas; leitores preferencialmente lexicais e leitores preferencialmente fonológicos. Os primeiros foram os mais rápidos na leitura textual. Os grupos não diferiram significativamente em compreensão textual, exceto na 3ª série. Concluiu-se que ambas as rotas de leitura são funcionais na amostra, porém a rota fonológica parece estar melhor desenvolvida do que a rota lexical, que está em expansão, sugerindo um processo de desenvolvimento das habilidades de leitura.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722002000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.15 n.2 2002
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862272004096