Habilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giuliani, Janaina Aires
Data de Publicação: 2006
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000006q72
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1914
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2006.
id UFSM_9223223b3bab962c50a8bc3918c654d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1914
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Habilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitivaReading abilities in students from the 2nd and 3rd grades of the fundamental level: cognitive approachLeituraRotas de leituraModelos cognitivos de leituraCriançasAprendizagemMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2006.Reading is the path to a great variety of information. The inability to learn how to read in the first school years keeps the child away from the educational progress in other areas of school curriculum. The knowledge of acquisition and development of reading abilities in children favors the understanding of learning difficulties. This research was done aiming to investigate and compare the elementary school 2nd and 3rd grades children’s performance in reading single words, as well as analyze the strategy used by these children in reading. There were 53 children evaluated, 24 from 2nd grade and 29 from 3rd grade, being 28 male and 25 female with average age between 8 and 10 years old. All children from the sample were submitted to single word reading evaluation proposed by Salles (2001). At the end of the research, the analysis of the obtained results allowed, among other conclusions, the following: the single word reading evaluation permitted to analyze the reading accuracy and the characteristics of the use of reading routes in the evaluated children; in the studied sample, despite the preponderance of using the phonologicic route in the reading task some evidences of using the lexical route were found that’s why both word reading routes were considered functional in the evaluated children and the results found are in agreement with the indications found in the consulted literature and characterize the typical reading development in early grades.A leitura é a via de acesso para uma grande variedade de informações. A incapacidade de aprender a ler nos primeiros anos escolares mantém a criança afastada do progresso educacional em outras áreas do currículo escolar. O conhecimento da aquisição e desenvolvimento das habilidades de leitura em crianças favorece a compreensão das dificuldades do seu aprendizado. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar e comparar o desempenho de crianças de segunda e terceira séries do Ensino Fundamental na leitura de palavras isoladas, assim como analisar a(s) estratégia(s) usada(s) por estas crianças na leitura. Foram avaliadas 53 crianças, 24 cursando a segunda série e 29 cursando a terceira série, sendo 28 crianças do sexo masculino e 25 do sexo feminino, com idades médias entre 8 e 10 anos. Todas as crianças da amostra foram submetidas à avaliação da leitura de palavras isoladas proposta por Salles (2001). Ao final da pesquisa, a análise dos resultados obtidos permitiu, entre outras, as seguintes conclusões: a avaliação da leitura de palavras isoladas permitiu analisar a precisão de leitura e as características de uso das rotas de leitura nas crianças avaliadas; na amostra estudada, apesar do predomínio do uso da rota fonológica na tarefa de leitura foram constatadas evidências do uso da rota lexical, razão pela qual ambas as rotas de leitura de palavras foram consideradas funcionais nas crianças avaliadas. Os resultados encontrados são concordantes com os referenciais encontrados na literatura consultada e caracterizam o desenvolvimento típico da leitura nas séries iniciais.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências da SaúdeCechella, ClaudioGiuliani, Janaina Aires2016-07-19T13:59:36Z2016-07-19T13:59:36Z20062006Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1914ark:/26339/0013000006q72porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:56:43Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1914Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:56:43Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitiva
Reading abilities in students from the 2nd and 3rd grades of the fundamental level: cognitive approach
title Habilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitiva
spellingShingle Habilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitiva
Giuliani, Janaina Aires
Leitura
Rotas de leitura
Modelos cognitivos de leitura
Crianças
Aprendizagem
title_short Habilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitiva
title_full Habilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitiva
title_fullStr Habilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitiva
title_full_unstemmed Habilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitiva
title_sort Habilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitiva
author Giuliani, Janaina Aires
author_facet Giuliani, Janaina Aires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cechella, Claudio
dc.contributor.author.fl_str_mv Giuliani, Janaina Aires
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Rotas de leitura
Modelos cognitivos de leitura
Crianças
Aprendizagem
topic Leitura
Rotas de leitura
Modelos cognitivos de leitura
Crianças
Aprendizagem
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2016-07-19T13:59:36Z
2016-07-19T13:59:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1914
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000006q72
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1914
identifier_str_mv ark:/26339/0013000006q72
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172294308265984