Avaliação da compreensão leitora em crianças do 3.º ano do ensino fundamental: potencialidades do Teste Cloze

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Eliana Gonçalves de Almeida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mendes, Adelma Barros Neves, Gomes, Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58892
Resumo: O desenvolvimento da compreensão leitora constitui-se requisito inerente para o sucesso escolar. Tratando-se de um processo complexo, à detectação precoce nas crianças de possíveis dificuldades na aquisição das habilidades de leitura pelo alfabetizador é fundamental para intervenções pontuais e eficazes. A literatura especializada tem evidenciado que o Teste Cloze constitui um instrumento válido para o diagnóstico destas habilidades. O presente trabalho buscou, no primeiro momento, avaliar o nível de compreensão leitora de 140 crianças do 3.º ano do ensino fundamental da Rede Pública de Macapá, Amapá, Brasil, bem como adaptar textos literários acervo do MEC (“À noite, a caminho de casa” e “O lobo não morde”) no formato do Teste Cloze. Para além desses dois textos, foram ainda utilizados os textos de Santos (2005) “A princesa e o fantasma” e “Uma vingança infeliz”. Os resultados evidenciaram correlações positivas e significativas entre os quatro textos, sugerindo que os dois textos literários adaptados no formato Cloze constituem dois instrumentos válidos para avaliar a compreensão leitora. Ademais, as crianças apresentaram um baixo desempenho encontrando-se maioritariamente no nível de frustração de Bormuth (1968). Atrelado a esse resultado foi conduzido um segundo estudo com objetivo de avaliar a eficácia de uma Oficina de Leitura Literária Deleite na promoção das habilidades de compreensão leitora. Este estudo contou com uma amostra de 61 crianças, divididas em dois grupos: o Grupo de Intervenção (GI), com 27 crianças e o Grupo de Controlo (GC), com 34 crianças. Ambos os grupos foram avaliados no Pré e Pós-teste com respectivamente os textos literários “À noite, a caminho de casa” e “O macaco e o camelo” adaptados no formato do Teste Cloze. Entre as duas avaliações o GI frequentou a oficina de leitura durante quatro sessões. Os resultados evidenciaram efeito significativo da oficina, tendo as crianças do GI melhorado do nível de frustração no Pré-teste para o nível intermediário no Pós-teste, enquanto as do GC não sofreram ganhos da primeira para a segunda avaliação. Tais resultados mostram-se promissores quanto as potencialidades desta oficina no desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora.
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