Tarefa N-back auditiva: desempenho entre diferentes grupos etários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Nardi,Tatiana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sanvicente-Vieira,Breno, Prando,Mirella, Stein,Lilian Milnitsky, Fonseca,Rochele Paz, Grassi-Oliveira,Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000100016
Resumo: Um dos instrumentos mais utilizados internacionalmente para avaliação da Memória de Trabalho (MT) é a Tarefa N-back Auditiva. Recursos para avaliação desse sistema são escassos no Brasil. O presente estudo objetiva observar o desempenho da Tarefa N-back Auditiva em indivíduos de diferentes faixas etárias: 27 crianças, 22 pré-adolescentes, 26 adultos e 27 idosos. Os resultados mostram que o grupo etário influencia no desempenho da Tarefa N-back Auditiva. A acurácia foi aumentando na transição da infância para a pré-adolescência e seguiu em crescimento até a adultez. Observou-se um declínio no desempenho de idosos. Os dados da Tarefa N-back Auditiva corrobora a trajetória desenvolvimental, sugerindo que essa tarefa possa ser utilizada no contexto experimental. Pesquisas de normatização contribuirão para melhor compreensão dessa tarefa.
id UFRGS-5_92a5755a6efc316f0c725fff24567cb7
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722013000100016
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Tarefa N-back auditiva: desempenho entre diferentes grupos etáriosMemória de Trabalhomemória operacionalTarefa N-Back Auditivadesenvolvimento cognitivoUm dos instrumentos mais utilizados internacionalmente para avaliação da Memória de Trabalho (MT) é a Tarefa N-back Auditiva. Recursos para avaliação desse sistema são escassos no Brasil. O presente estudo objetiva observar o desempenho da Tarefa N-back Auditiva em indivíduos de diferentes faixas etárias: 27 crianças, 22 pré-adolescentes, 26 adultos e 27 idosos. Os resultados mostram que o grupo etário influencia no desempenho da Tarefa N-back Auditiva. A acurácia foi aumentando na transição da infância para a pré-adolescência e seguiu em crescimento até a adultez. Observou-se um declínio no desempenho de idosos. Os dados da Tarefa N-back Auditiva corrobora a trajetória desenvolvimental, sugerindo que essa tarefa possa ser utilizada no contexto experimental. Pesquisas de normatização contribuirão para melhor compreensão dessa tarefa.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000100016Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.1 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000100016info:eu-repo/semantics/openAccessDe Nardi,TatianaSanvicente-Vieira,BrenoPrando,MirellaStein,Lilian MilnitskyFonseca,Rochele PazGrassi-Oliveira,Rodrigopor2013-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000100016Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2013-10-09T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tarefa N-back auditiva: desempenho entre diferentes grupos etários
title Tarefa N-back auditiva: desempenho entre diferentes grupos etários
spellingShingle Tarefa N-back auditiva: desempenho entre diferentes grupos etários
De Nardi,Tatiana
Memória de Trabalho
memória operacional
Tarefa N-Back Auditiva
desenvolvimento cognitivo
title_short Tarefa N-back auditiva: desempenho entre diferentes grupos etários
title_full Tarefa N-back auditiva: desempenho entre diferentes grupos etários
title_fullStr Tarefa N-back auditiva: desempenho entre diferentes grupos etários
title_full_unstemmed Tarefa N-back auditiva: desempenho entre diferentes grupos etários
title_sort Tarefa N-back auditiva: desempenho entre diferentes grupos etários
author De Nardi,Tatiana
author_facet De Nardi,Tatiana
Sanvicente-Vieira,Breno
Prando,Mirella
Stein,Lilian Milnitsky
Fonseca,Rochele Paz
Grassi-Oliveira,Rodrigo
author_role author
author2 Sanvicente-Vieira,Breno
Prando,Mirella
Stein,Lilian Milnitsky
Fonseca,Rochele Paz
Grassi-Oliveira,Rodrigo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Nardi,Tatiana
Sanvicente-Vieira,Breno
Prando,Mirella
Stein,Lilian Milnitsky
Fonseca,Rochele Paz
Grassi-Oliveira,Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Memória de Trabalho
memória operacional
Tarefa N-Back Auditiva
desenvolvimento cognitivo
topic Memória de Trabalho
memória operacional
Tarefa N-Back Auditiva
desenvolvimento cognitivo
description Um dos instrumentos mais utilizados internacionalmente para avaliação da Memória de Trabalho (MT) é a Tarefa N-back Auditiva. Recursos para avaliação desse sistema são escassos no Brasil. O presente estudo objetiva observar o desempenho da Tarefa N-back Auditiva em indivíduos de diferentes faixas etárias: 27 crianças, 22 pré-adolescentes, 26 adultos e 27 idosos. Os resultados mostram que o grupo etário influencia no desempenho da Tarefa N-back Auditiva. A acurácia foi aumentando na transição da infância para a pré-adolescência e seguiu em crescimento até a adultez. Observou-se um declínio no desempenho de idosos. Os dados da Tarefa N-back Auditiva corrobora a trajetória desenvolvimental, sugerindo que essa tarefa possa ser utilizada no contexto experimental. Pesquisas de normatização contribuirão para melhor compreensão dessa tarefa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722013000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.1 2013
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865246814208