Tarefa N-back auditiva: desempenho entre diferentes grupos etários
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000100016 |
Resumo: | Um dos instrumentos mais utilizados internacionalmente para avaliação da Memória de Trabalho (MT) é a Tarefa N-back Auditiva. Recursos para avaliação desse sistema são escassos no Brasil. O presente estudo objetiva observar o desempenho da Tarefa N-back Auditiva em indivíduos de diferentes faixas etárias: 27 crianças, 22 pré-adolescentes, 26 adultos e 27 idosos. Os resultados mostram que o grupo etário influencia no desempenho da Tarefa N-back Auditiva. A acurácia foi aumentando na transição da infância para a pré-adolescência e seguiu em crescimento até a adultez. Observou-se um declínio no desempenho de idosos. Os dados da Tarefa N-back Auditiva corrobora a trajetória desenvolvimental, sugerindo que essa tarefa possa ser utilizada no contexto experimental. Pesquisas de normatização contribuirão para melhor compreensão dessa tarefa. |
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Tarefa N-back auditiva: desempenho entre diferentes grupos etáriosMemória de Trabalhomemória operacionalTarefa N-Back Auditivadesenvolvimento cognitivoUm dos instrumentos mais utilizados internacionalmente para avaliação da Memória de Trabalho (MT) é a Tarefa N-back Auditiva. Recursos para avaliação desse sistema são escassos no Brasil. O presente estudo objetiva observar o desempenho da Tarefa N-back Auditiva em indivíduos de diferentes faixas etárias: 27 crianças, 22 pré-adolescentes, 26 adultos e 27 idosos. Os resultados mostram que o grupo etário influencia no desempenho da Tarefa N-back Auditiva. A acurácia foi aumentando na transição da infância para a pré-adolescência e seguiu em crescimento até a adultez. Observou-se um declínio no desempenho de idosos. Os dados da Tarefa N-back Auditiva corrobora a trajetória desenvolvimental, sugerindo que essa tarefa possa ser utilizada no contexto experimental. Pesquisas de normatização contribuirão para melhor compreensão dessa tarefa.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000100016Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.1 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000100016info:eu-repo/semantics/openAccessDe Nardi,TatianaSanvicente-Vieira,BrenoPrando,MirellaStein,Lilian MilnitskyFonseca,Rochele PazGrassi-Oliveira,Rodrigopor2013-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000100016Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2013-10-09T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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