A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo,Ana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Verissimo,Manuela, Maló-Machado,Paula, Silva,Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300019
Resumo: O objectivo deste estudo foi verificar se a segurança das representações mentais da relação de vinculação das crianças se correlaciona com um maior conhecimento das emoções, na idade do pré-escolar. Participaram 176 crianças do distrito de Lisboa, com idades entre os 3 e 5 anos. Utilizou-se a escala contínua de segurança do Attachment Story Completion Task e a adaptação portuguesa do Affect Knowledge Test. Os resultados sugerem que as crianças com modelos internos seguros apresentam um maior conhecimento das emoções, não havendo influência da capacidade verbal. Este estudo sugere que crianças com modelos internos seguros experienciam relações mais calorosas com os seus cuidadores, nas quais é possível partilharem e discutirem experiências emocionais de forma aberta e suportada permitindo que estas apresentem um maior conhecimento emocional.
id UFRGS-5_9f8fd881729500bca2fbf70a6924fb47
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722013000300019
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolarSegurança da vinculaçãomodelos internos dinâmicosemoçõesconhecimento emocionalidade pré-escolarO objectivo deste estudo foi verificar se a segurança das representações mentais da relação de vinculação das crianças se correlaciona com um maior conhecimento das emoções, na idade do pré-escolar. Participaram 176 crianças do distrito de Lisboa, com idades entre os 3 e 5 anos. Utilizou-se a escala contínua de segurança do Attachment Story Completion Task e a adaptação portuguesa do Affect Knowledge Test. Os resultados sugerem que as crianças com modelos internos seguros apresentam um maior conhecimento das emoções, não havendo influência da capacidade verbal. Este estudo sugere que crianças com modelos internos seguros experienciam relações mais calorosas com os seus cuidadores, nas quais é possível partilharem e discutirem experiências emocionais de forma aberta e suportada permitindo que estas apresentem um maior conhecimento emocional.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300019Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.3 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000300019info:eu-repo/semantics/openAccessRebelo,AnaVerissimo,ManuelaMaló-Machado,PaulaSilva,Filipapor2013-11-18T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000300019Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2013-11-18T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar
title A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar
spellingShingle A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar
Rebelo,Ana
Segurança da vinculação
modelos internos dinâmicos
emoções
conhecimento emocional
idade pré-escolar
title_short A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar
title_full A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar
title_fullStr A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar
title_sort A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de idade pré-escolar
author Rebelo,Ana
author_facet Rebelo,Ana
Verissimo,Manuela
Maló-Machado,Paula
Silva,Filipa
author_role author
author2 Verissimo,Manuela
Maló-Machado,Paula
Silva,Filipa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo,Ana
Verissimo,Manuela
Maló-Machado,Paula
Silva,Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança da vinculação
modelos internos dinâmicos
emoções
conhecimento emocional
idade pré-escolar
topic Segurança da vinculação
modelos internos dinâmicos
emoções
conhecimento emocional
idade pré-escolar
description O objectivo deste estudo foi verificar se a segurança das representações mentais da relação de vinculação das crianças se correlaciona com um maior conhecimento das emoções, na idade do pré-escolar. Participaram 176 crianças do distrito de Lisboa, com idades entre os 3 e 5 anos. Utilizou-se a escala contínua de segurança do Attachment Story Completion Task e a adaptação portuguesa do Affect Knowledge Test. Os resultados sugerem que as crianças com modelos internos seguros apresentam um maior conhecimento das emoções, não havendo influência da capacidade verbal. Este estudo sugere que crianças com modelos internos seguros experienciam relações mais calorosas com os seus cuidadores, nas quais é possível partilharem e discutirem experiências emocionais de forma aberta e suportada permitindo que estas apresentem um maior conhecimento emocional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722013000300019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.3 2013
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865309728768